Público alvo: Todos os alunos do Ensino Fundamental I.
Duração: 5 meses (Início em
abril e término em agosto).
INTRODUÇÃO:
O esporte de um modo geral sempre fez parte do dia a dia das
pessoas e esteve muito presente na nossa cultura, influenciando o
comportamento, transmitindo valores e modificando atitudes.
A realização das Olimpíadas é uma oportunidade não só
para a promoção dos esportes que delas fazem parte, mas também para o esporte
de modo geral e para a divulgação da nossa diversidade cultural e queremos que
os alunos, reconheçam a importância do esporte como um momento de união entre
todos os povos, onde são superadas diferenças culturais, sociais, raciais,
religiosas, políticas e também as guerras.
A educação e o esporte não podem se separar, nesse sentido, é
fundamental ampliar as oportunidades para a prática esportiva nas escolas. Além
das questões ligadas ao corpo, a prática esportiva e as experiências
vivenciadas através dela, contribuem significativamente para a formação
integral dos alunos, pois possibilitam e favorece uma maior sociabilidade,
solidariedade, cooperação trabalha de equipe e integração entre os alunos
dentro das escolas.
JUSTIFICATIVA
Por ser um evento esportivo histórico, pois promove a união de
todos os países e reunião de atletas de várias modalidades esportivas num só
lugar, surge a necessidade do tema ser trabalhado em sala de aula e dentro da
escola.
Além disso, é sabido que, a prática esportiva é uma ótima forma
de terapia. Por isso, cabe a escola e
nós professores, estimular em nossos alunos a prática desportiva, favorecendo
assim, a melhoria da qualidade de vida.
OBJETIVOS GERAIS
- Envolver os alunos em atividades saudáveis;
- Resgatar valores, autoestima, integração escolar e social, respeito mútuo;
- Reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade cultural;
- Desenvolver espírito esportivo e gosto pelo esporte;
- Incentivar o espírito esportivo e o trabalho coletivo;
- Estimular a prática de atividades físicas, visando à saúde e o bem estar;
- Estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social nos alunos;
- Estimular a cooperação e a socialização;
- Estimular a competição saudável, valorizando as conquistas para superar os desafios, adquirindo o senso crítico para a aceitação dos resultados (ganhar ou perder), respeitando as regras de uma competição;
- Desenvolver e estimular a curiosidade e o interesse por outras culturas.
- Mostrar a importância do esporte como fonte de saúde física e mental;
- Perceber e aceitar as regras;
- Reforçar o espírito patriótico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer as variadas modalidades esportivas;
- Conhecer a história e a origem das Olimpíadas, os jogos, as modalidades da época e os trajes usados nas competições antigamente;
- Identificar as diversas modalidades esportivas;
- Caracterizar cada uma das modalidades esportivas apresentadas;
- Conhecer as regas que compõe cada modalidade;
- Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada País envolvido no evento;
- Compreender e respeitar a necessidade do trabalho coletivo;
- Identificar os países que se classificaram para as Olimpíadas 2020;
- Identificar por meio de pesquisas as danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país;
- Identificar os países através da bandeira e cores;
- Valorizar o respeito à diversidade cultural e social.
CONTEÚDOS PROPOSTOS:
- Pesquisas;
- Atividades orais e escritas;
- Roda da Conversa;
- Brincadeiras rítmicas;
- Ginástica;
- Danças;
- Coreografias
- Textos espontâneos;
- Teatro;
- Vídeos;
- Histórias;
- Palestras;
- Músicas;
- Brincadeiras;
- Produção de textos;
- Painéis;
- Murais;
- Cruzadinhas;
- Bingos;
- Dominós;
- Caça-palavras;
- Quebra-cabeças;
- Jogos da memória;
- Atividades em folha;
- Atividades individuais e coletivas;
- Exposição de trabalhos;
- Exposição de cartazes;
- Esportes.
ESTRATÉGIAS:
- Pesquisas sobre as modalidades esportivas;
- Pesquisas sobre a origem das Olimpíadas;
- Pesquisas sobre o Mascote das Olimpíadas: como e porque foi escolhido;
- Pesquisas sobre os países que participarão das Olimpíadas 2020;
- Pesquisas sobre o país e cidade sede das olimpíadas, pesquisando sobre a sua cultura e curiosidades;
- Pesquisa sobre as Bandeiras dos países que participarão das
Olimpíadas 2020;
- Regras de cada esporte;
- Produção de texto coletivo;
- Interpretação de textos;
- Produção de textos individuais e coletivos;
- Leitura informativa: impressa ou virtual;
- Pesquisas em jornais, livros, revistas ou Internet;
- Exposição de textos em murais;
- Exposição de cartazes;
- Música oficial das Olimpíadas 2020;
- Decoração da escola e da sala de aula;
- Pesquisa sobre curiosidades sobre as Olimpíadas;
- História das Olimpíadas;
- Mural de notícias: com recorte e colagem de noticiários diários;
- Textos jornalísticos;
- Pesquisa sobre a importância da prática de esportes.
RECURSOS:
HUMANOS
- Equipe escolar;
- Professores;
- Pais de alunos;
- Alunos.
MATERIAIS:
- Textos;
- Materiais esportivos;
- Rádio e CDs;
- TV;
- Vídeo;
- Lousa;
- Quadra esportiva;
- Papel sulfite;
- Pinceis;
- Lápis de cor;
- Cola;
- Tesoura;
- Fita métrica;
- Bandeiras;
- Xerox;
- Computador;
- Impressora;
- Réguas;
- Painéis para mural.
- Livro de História;
- Livros;
- Mapas;
- Globo terrestre;
- Revistas;
- Textos diversos;
- Filmes;
- Internet;
- Lápis;
- Cadernos;
- Cartazes;
- Sucatas;
- Papel;
- Blocão;
- Pintura a dedo;
- Gibi;
- Filmes;
- Fotografias;
- CD ROOM.
PRODUTO FINAL
- Mini olimpíadas na escola;
- Exposição de trabalhos realizados pelos alunos;
- Exposição de painéis e murais confeccionados pelos alunos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será no decorrer do projeto,
simultânea e permanente, através da observação e registro do professor,
mediante a participação dos alunos.
A avaliação também está no próprio resultado
do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o
aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade, onde será
possível verificar se houve êxito nos objetivos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Projeto sujeito à flexibilidade, portanto
poderá ser mudado ou acrescentado, de acordo com as expectativas da classe.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998.
______. Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a
educação infantil: conhecimento de mundo. Ministério da Educação e do Desporto,
Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
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