ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

PROJETO OLIMPÍADAS - ENSINO FUNDAMENTAL I

em 5 de março de 2020


Público alvo: Todos os alunos do Ensino Fundamental I.

Duração: 5 meses (Início em abril e término em agosto).

INTRODUÇÃO:
O esporte de um modo geral sempre fez parte do dia a dia das pessoas e esteve muito presente na nossa cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores e modificando atitudes.
A realização das Olimpíadas é uma oportunidade não só para a promoção dos esportes que delas fazem parte, mas também para o esporte de modo geral e para a divulgação da nossa diversidade cultural e queremos que os alunos, reconheçam a importância do esporte como um momento de união entre todos os povos, onde são superadas diferenças culturais, sociais, raciais, religiosas, políticas e também as guerras.
A educação e o esporte não podem se separar, nesse sentido, é fundamental ampliar as oportunidades para a prática esportiva nas escolas. Além das questões ligadas ao corpo, a prática esportiva e as experiências vivenciadas através dela, contribuem significativamente para a formação integral dos alunos, pois possibilitam e favorece uma maior sociabilidade, solidariedade, cooperação trabalha de equipe e integração entre os alunos dentro das escolas.

JUSTIFICATIVA
Por ser um evento esportivo histórico, pois promove a união de todos os países e reunião de atletas de várias modalidades esportivas num só lugar, surge a necessidade do tema ser trabalhado em sala de aula e dentro da escola.
Além disso, é sabido que, a prática esportiva é uma ótima forma de  terapia. Por isso, cabe a escola e nós professores, estimular em nossos alunos a prática desportiva, favorecendo assim, a melhoria da qualidade de vida.

OBJETIVOS GERAIS
  • Envolver os alunos em atividades saudáveis;
  • Resgatar valores, autoestima, integração escolar e social, respeito mútuo;
  • Reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade cultural;
  • Desenvolver espírito esportivo e gosto pelo esporte;
  • Incentivar o espírito esportivo e o trabalho coletivo;
  • Estimular a prática de atividades físicas, visando à saúde e o bem estar;
  • Estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social nos alunos;
  • Estimular a cooperação e a socialização;
  • Estimular a competição saudável, valorizando as conquistas para superar os desafios, adquirindo o senso crítico para a aceitação dos resultados (ganhar ou perder), respeitando as regras de uma competição;
  • Desenvolver e estimular a curiosidade e o interesse por outras culturas.
  • Mostrar a importância do esporte como fonte de saúde física e mental;
  • Perceber e aceitar as regras;
  • Reforçar o espírito patriótico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Conhecer as variadas modalidades esportivas;
  • Conhecer a história e a origem das Olimpíadas, os jogos, as modalidades da época e os trajes usados nas competições antigamente;  
  • Identificar as diversas modalidades esportivas;
  • Caracterizar cada uma das modalidades esportivas apresentadas;
  • Conhecer as regas que compõe cada modalidade;
  • Conhecer, respeitar e valorizar  a cultura de cada País envolvido no evento;  
  • Compreender e respeitar  a necessidade  do trabalho coletivo;
  • Identificar os países que se classificaram para as Olimpíadas 2020;
  • Identificar por meio de pesquisas as danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país;
  • Identificar os países através da bandeira e cores;
  • Valorizar o respeito à diversidade cultural e social.

CONTEÚDOS PROPOSTOS:                               
  •  Pesquisas;
  • Atividades orais e escritas;
  • Roda da Conversa;
  • Brincadeiras rítmicas;
  • Ginástica;
  • Danças;
  • Coreografias
  • Textos espontâneos;
  • Teatro;
  • Vídeos;
  • Histórias;
  • Palestras;
  • Músicas;
  • Brincadeiras;
  • Produção de textos;
  • Painéis;
  • Murais;
  • Cruzadinhas;
  • Bingos;
  • Dominós;
  • Caça-palavras;
  • Quebra-cabeças;
  • Jogos da memória;
  • Atividades em folha;
  • Atividades individuais e coletivas;
  • Exposição de trabalhos;
  • Exposição de cartazes;
  • Esportes.

ESTRATÉGIAS:
  • Pesquisas sobre as modalidades esportivas;
  • Pesquisas sobre a origem das Olimpíadas;
  • Pesquisas sobre o Mascote das Olimpíadas: como e porque foi escolhido;
  • Pesquisas sobre os países que participarão das Olimpíadas 2020;
  • Pesquisas sobre o país e cidade sede das olimpíadas, pesquisando sobre a sua cultura e curiosidades;
  • Pesquisa sobre as Bandeiras dos países que participarão das Olimpíadas 2020;
  • Regras de cada esporte;
  • Produção de texto coletivo;
  • Interpretação de textos;
  • Produção de textos individuais e coletivos;
  • Leitura informativa: impressa ou virtual;
  • Pesquisas em jornais, livros, revistas ou Internet;
  • Exposição de  textos em murais; 
  • Exposição de cartazes;
  • Música oficial das Olimpíadas 2020;
  • Decoração da escola e da sala de aula;
  • Pesquisa sobre curiosidades sobre as Olimpíadas;
  • História das Olimpíadas;
  • Mural de notícias: com recorte e colagem de noticiários diários;
  • Textos jornalísticos;
  • Pesquisa sobre a importância da prática de esportes.

RECURSOS:

HUMANOS
  • Equipe escolar;
  • Professores;
  • Pais de alunos;
  • Alunos.

MATERIAIS:
  • Textos; 
  • Materiais esportivos;
  • Rádio e CDs;  
  • TV;
  • Vídeo;
  • Lousa;
  • Quadra esportiva; 
  • Papel sulfite;
  • Pinceis; 
  • Lápis de cor;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • Fita métrica;
  • Bandeiras;
  • Xerox;
  • Computador;
  • Impressora;
  • Réguas;
  • Painéis para mural.
  • Livro de História;
  • Livros;
  • Mapas;
  • Globo terrestre;
  • Revistas;
  • Textos diversos;
  • Filmes;
  • Internet;
  • Lápis;
  • Cadernos;
  • Cartazes;
  • Sucatas;
  • Papel;
  • Blocão;
  • Pintura a dedo;
  • Gibi;
  • Filmes;
  • Fotografias;
  • CD ROOM.

PRODUTO FINAL
  • Mini olimpíadas na escola;
  • Exposição de trabalhos realizados pelos alunos;
  • Exposição de painéis e murais confeccionados pelos alunos.

AVALIAÇÃO
A avaliação será no decorrer do projeto, simultânea e permanente, através da observação e registro do professor, mediante a participação dos alunos.
A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade, onde será possível verificar se houve êxito nos objetivos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Projeto sujeito à flexibilidade, portanto poderá ser mudado ou acrescentado, de acordo com as expectativas da classe.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!