MODELO DE RELATÓRIO INDIVIDUAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

14/06/2013

MODELO DE RELATÓRIO INDIVIDUAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Créditos: Imagem de Free-Photos por Pixabay 


ESCOLA: 
PROFESSORA: 
NOME DO ALUNO: 
TURMA:          PERÍODO:         ANO: 
DATA: _____/_____/______


ASPECTO SÓCIO-EMOCIONAL:

 1. Como foi a adaptação ao ambiente da escola?
(  ) Apresentou período inicial  de choro e birra;
(   ) Adaptou-se com facilidade;
(   ) Apresentou ansiedade quanto a espera pela saída da escola, mas depois acomodou-se.
OBSERVAÇÕES: (caso queira registrar mais alguma coisa a respeito da adaptação da criança).


2. Como relaciona-se com os colegas, professora nas diversas situações do dia-a-dia?
(   )  Tem facilidade de relacionamento com colegas;
(   )  Busca apoio da Professora, quando necessário;
(   ) Coopera com os colegas e professora;
(   )  Compartilha seus brinquedos com os colegas;
(   )  Reage ao ser contrariado;
(   ) É  muito quieto (a), retraído (a);
(   )  É uma criança agitada e ativa;
(   ) Demonstra dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos;
(   ) É uma criança com variações de humor;
(   )  Aprecia momentos de privacidade e quietude;
(   )  Tem hábito de colocar apelidos nos colegas;
(   ) É vítima de algum apelido colocado pelos colegas;


3. Como participa nas brincadeiras propostas?
(  ) Participa das brincadeiras de maneira amistosa;
( ) Precisa de intervenções em alguns momentos, pois tem dificuldade em dividir os brinquedos;
(   ) Respeita combinados do grupo;
(   ) Tem dificuldade em respeitar os combinados do grupo;
(   ) Na solução de conflitos demonstra insegurança;
(   ) Na solução de conflitos demonstra autonomia.


 4. No ambiente escolar, como é a participação  e realização das atividades pela criança?
(  ) Demonstra ser uma criança segura no ambiente escolar;
(   ) Demonstra estar feliz e muito à vontade;
(   ) Demonstra insegurança, mas participa das atividades propostas;
(   )  Realiza as atividades com capricho e criatividade;
(   ) Concentra-se na atividade que realiza;
(   )  Sente-se orgulhoso do que consegue fazer;
(   )  Utiliza regularmente objetos transacionais, como chupetas;
(   ) Não gosta de participar das atividades;
(  ) Participação tímida durante as atividades em sala, embora tenha um bom relacionamento com todos os colegas.


ASPECTO COGNITIVO:

1. Apresenta vocabulário adequado à faixa etária? (   )  SIM       (   ) NÃO
OBSERVAÇÕES:  ( No caso de existir algum problema, relatar aqui neste espaço)


2. Apresenta alguma dificuldade na linguagem falada? (   )  SIM       (   ) NÃO
OBSERVAÇÕES:  (No caso de existir alguma dificuldade, relatar aqui neste espaço)


3. Assiduidade:
(   ) É uma criança assídua;
(   ) É uma criança faltosa;
(   ) Faltou por longos períodos de dias.
OBSERVAÇÕES: 


4. Com relação ao  desenvolvimento da linguagem oral e escrita, raciocínio lógico matemático e capacidade para resolução de situações-problemas do cotidiano pela criança:

A) LINGUAGEM:
(   ) Aprecia ouvir histórias;
(   ) Reconta histórias ao seu modo;
(   ) Compreende instruções recebidas;
(   ) Manifesta suas preferências, seus desejos e desagrados;
(   ) Participa da roda da conversa;
(   ) Identifica  o seu nome;
(   ) Conhece os amigos  pelos nomes;
(   ) Expressa-se através de frases completas;
(   ) Expressa suas ideias  com clareza;
(   ) Expressa seus desejos e necessidades através de choro;
(   ) Usa a linguagem que expressa suas vivências;
(   ) Mostra uma atitude positiva para as atividades e brincadeiras propostas e na divisão dos brinquedos.

B) MATEMÁTICA:
(   ) Diferencia o tamanho dos objetos: grande e pequeno;
(   ) Diferencia quantidade: muito e pouco;
(   ) Continua séries lógicas de dois elementos;
(   ) Identifica as cores primarias;
(   ) Realiza um quebra cabeça de dois elementos;
(   ) Identifica semelhanças e diferenças entre objetos e figuras;
(   ) Compara objetos e figuras de acordo com o tamanho;
(   ) Identifica os números;
(   ) Separa objetos de acordo com o numeral em destaque;
(   ) Identifica algumas formas geométricas, como círculo, triângulo e quadrado;
(   ) Interpreta o sentido dos termos:  dentro/fora;
(   ) Consegue  montar quebra-cabeças: (   ) pequenos    (   ) grandes;
(  ) Não consegue ainda montar quebra-cabeças;
(   ) Reconhece o zero como o numeral que corresponde ao conjunto vazio;
(   ) Memoriza e discrimina sequências, respeitando a ordem de sua apresentação;
( ) Discrimina semelhanças e diferenças em detalhes, destacando as figuras que formam pares;
(   )  Consegue acompanhar a passagem do tempo utilizando o calendário;
(   )  Está construindo gradativamente os conceitos matemáticos;
(   )  Tem noção de quantidade;
(   )  Tem compreensão de referências espaciais e temporais;
(   )   Realiza cálculo mental simples.


ASPECTO PSICOMOTOR:

1. Demonstra firmeza, equilíbrio e facilidade ao:
(   ) caminhar, andar bem sozinho(a).
(   ) correr.
(   ) Pular de diversas maneiras.
(   ) Andar coordenadamente em atividades variadas.
(   ) Acompanhar ritmos.
(   ) Rasgar e amassar folha de papel facilmente.
(   ) Identificar o local onde deve guardar seu material: mochila e lancheira.
(   ) Jogar bolas de papel em um cesto colocado a uma certa distância.
(   ) Andar numa linha sem cair.


2. Nas atividades que envolvem movimentos, a criança:
(  ) Está desenvolvendo uma motricidade saudável;
(  )  Participa de ambientes desafiadores  que envolvem movimentos e situações de interações;
(  ) Usa convenientemente gestos e ritmos corporais diversos;
(  )  Desloca-se no espaço com destreza, sem ajuda;
(  ) Participa de jogos e brincadeiras que envolvem habilidades motoras diversas.


3. Nas atividades físicas e brincadeiras propostas, a criança:
(  ) Participa com alegria das atividades que envolvem movimento com o corpo, ampliando a confiança em sua capacidade motora.
(  ) Movimenta-se bem durante as brincadeiras ao ar livre: corre, pula, arrasta-se, pendura-se, etc, ampliando gradualmente o controle sobre o próprio corpo.
(  ) Valoriza suas conquistas corporais.
(  ) Demonstra confiança em suas possibilidades de ação e movimento.
(  ) Mantém o equilíbrio ao transportar objetos com as mãos.
(  ) É capaz de coordenar a sua ação com a dos colegas quando o jogo requer.


ASPECTO PEDAGÓGICO:

1.    Em relação as atividades abaixo, quando propostas em sala de aula, quais demonstra interesse em realizar?
(   ) Modelagem
(   ) Colagem 
(   ) Recorte     
(   ) Pintura         
(   ) Sucata          
(   ) Desenho   
(   ) Roda da conversa
(   ) Roda da história    
(   ) Chamadinha 


2. Demonstra cuidado com:
(   ) Material escolar: mantém o material limpo e organizado;
(   ) Apresenta cuidado com seus objetos pessoais e de seus colegas;
(   ) Objeto de uso pessoal: arruma-os, guarda-os em locais a eles destinados;
(   ) Não demonstra cuidado com os objetos de uso pessoal;
(   ) Próprio corpo;
(   ) Brinquedos: organiza os brinquedos, ajuda a arrumá-los;
(   ) Ajudam a guardar os brinquedos nos lugares apropriados;
(   )  Ajudam a manter a sala organizada e arrumada;
(   ) Não demonstra cuidado com os objetos pessoais e  de seus colegas;
(   ) Não demonstra interesse em ajudar a organizar os brinquedos e organizar a sala;
(   )  Não gosta de cooperar com os colegas na arrumação da classe.


3. Alimentação:
(   ) Precisa de ajuda.                          
(   ) Alimenta-se sozinho.                     
(   ) Experimenta novos alimentos.
(   ) Demonstra prazer ao se alimenta.


4. Nas produções artísticas, quem envolvem artes e músicas:

A) ARTES:
(   ) Apresenta iniciativa e originalidade em suas produções;
(   ) Gosta de desenhar;
(   ) Respeita as produções próprias e a de seus colegas;
(   ) Interessa-se por diversos recursos artísticos;
(   ) Manuseia a massa de modelar com interesse;
(   ) Participa de jogos dramáticos assumindo diferentes papéis.
(   ) Aprecia brincadeiras de "faz de conta" com fantoches/fantasias.

B) MÚSICAS:
(   ) Gosta de ouvir musica, cantar e dançar;
(   ) Demonstra desenvolvimento vocal ;
(   )  Demonstra desenvolvimento rítmico e motor;
(   ) Capacidade de imitação, de criação e de memorização musical;
(   )  Ouve com atenção;
(   ) Participa com desenvoltura de brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações;
(   ) Expressa-se por meio da voz, do corpo, com diversos materiais sonoros; (quais?)
(   )  Interpreta, improvisa e compões, utilizando-se da voz, do corpo e instrumentos musicais e objetos sonoros;
(   )  Interessa-se pela escuta de diferentes gêneros e estilos musicais;
(   )  Aprecia confeccionar materiais sonoros;


5. Com relação  à formação da identidade e desenvolvimento da independência e autonomia, a criança:
(   ) A criança demonstra uma imagem positiva de si;
(   ) A criança demonstra uma imagem negativa de si;
OBSERVAÇÕES: (caso exista algum problema quanto à imagem que a criança tem de si mesma, registre aqui).
(   ) É independente;
(   ) Realiza suas atividades com confiança;
(   ) Tem percepção de suas limitações;
(   )  Estabeleceu vínculos afetivos com os colegas e com os adultos da escola;
(   )  Desenvolveu atitudes de ajuda e colaboração;
(   ) Observa e explora o ambiente, a natureza com atitude de curiosidade;
(  ) Demonstra atitudes de interesse, respeito e participação pelas manifestações culturais apresentadas na escola;
(   ) Demonstra desejo de independência no que se refere às ações cotidianas;
(   ) A criança valoriza suas características físicas;
(   ) A família acompanhou o seu desenvolvimento escolar durante todo o ano letivo, com interesse e participação.


6. Com relação ao desenvolvimento e ampliação das capacidades de comunicação e de expressão:
(   )  Expressa-se com inteira autonomia;
(   ) Expressa-se com gradativa autonomia;
(  ) Tem ainda insegurança em expressar seus desejos, anseios e necessidades nas variadas situações do dia-a-dia;
(   )  Houve desenvolvimento no processo de interação com as pessoas;
(   ) Ainda há dificuldade na interação com as pessoas e amigos;
(   )  Conversa naturalmente, interagindo verbalmente;
(   )  Ouve atentamente histórias contadas e lidas pelo professor;
(   )  Manifesta interesse em manusear livros , revistas e materiais escritos diversos;
(   )  Utilizam gestos, expressões fisionômicas e palavras para comunicar-se com o outro;
(   )  Utiliza um repertório de palavras e expressões verbais para fazer perguntas e pedidos;
(   )  A criança se interessa e se envolve em situações que o professor realiza atos de escrita;
(   )  Participa de conversa, utilizando-se de diferentes recursos para o diálogo;
(   )  Gosta de manusear materiais escritos diversos;
(   )   Demonstra interesse em ler e ouvir leitura de histórias;
(   )   Interessa-se por realizar atividades de escrita;
(   )  Elabora perguntas e resposta;
(   )  Presta atenção para ouvir colocações do outro;
(   )   Incorporou novas expressões;
(   )   Busca oportunidade de leitura.


7. Com relação ao desenvolvimento e ampliação dos  conhecimentos sobre o meio social e natural:
(   )  Realiza tentativa para compreender as coisas e os acontecimentos à sua volta;
(  )  Demonstra interesse em aprender coisas novas sobre seu bairro, sua cidade, seu país, o mundo, a cultura e a natureza;
(   )  Reconhece partes do corpo e percebe características e funções;
(   )   Identifica os elementos que constituem sua família;
(   )   Demonstra interesse e respeito pelo meio ambiente;
(   )  Demonstra capacidade para perceber os diferentes modos de ser, viver e trabalhar das pessoas;
(   )   Descreve os elementos que compõe a paisagem local;
(   )  Demonstra ter incorporado hábitos de higiene e atitudes de prevenção de acidentes;
(   )  Gosta de observar os animais, as plantas, a chuva, o vento e a natureza em geral;
(   )  Demonstra interesse  pelas plantas e demais seres vivos e têm conhecimento de suas características.


8. OBSERVAÇÕES FINAIS:  (Aqui você fazer uma pequena explanação de como foi o desenvolvimento do aluno, ou deixar registrado algo mais importante, que não pode ser enquadrado nos itens acima).

_____________________, _____ DE____________DE ________

_________________________________
(ASSINATURA DA PROFESSORA)



32 comentários

  1. Ótimo! O blog está de parabéns! Vou passar para minha coordenadora o modelo pois trabalho num CEIM.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! o Blog esta ótimo projetos maravilhosos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! O blog está maravilhoso e tanto o modelo de relatório de grupo e individual, me ajudaram muuuuuito, mesmo porque esta é minha primeira experiência com berçário.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! Gostei muito do seu relatório, sou coordenadora de Educação Infantil, gostaria muito de usar seu relatório com as minhas professoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosiane! Bem vinda!! Que bom que gostou do relatório! Fico feliz em saber disto! Vc pode usar o relatório com suas professoras! Abraço!

      Excluir
    2. Boa noite! Gostei Muito do relatório vou passa para minha coordenadora, sou professora do ensino infantil.

      Excluir
    3. Olá tia Edileuza! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Fico feliz que tenha gostado do relatório! Volte sempre que quiser! Um abraço para vc!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Olá Anete!!! Fico imensamente feliz que este relatório tenha te ajudado!!! O objetivo é este!!! Volta sempre!!!! Um abração para vc!!!

      Excluir
  6. gostei do relatorio esta completo ,vou utilizar tambem.obrigada beijus pedagoga JU

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Olá Tia Paula! Bem vinda! Que bom que gostou do relatório! Beijinhos!

      Excluir
  8. De todos os que vi na internet esse é o que mais gostei... Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neila! Ah... que bom ler isso!!! Fico imensamente feliz! Agradeço as palavras de carinho! Seja bem vinda a este espaço! Beijinhos!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Bem vinda Giselma! Que bom que vc gostou! Fico feliz de saber que este modelo de relatório te ajudou! Volte sempre! Beijinhos!

      Excluir
  10. O melhor relatório que já vi na internet . Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nara!!! Que bom que gostou! Fico feliz em saber! 😍😘

      Excluir
  11. Adorei seu relatório, quero utilizar, como faço para copiar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cacau! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Desculpa a demora na resposta, o tempo anda curto demais! Que bom que gostou do relatório! Infelizmente não tem como copiar diretamente do blog, pois há uma proteção anti plágio no HTML do blog, mas me informe o seu e-mail, que eu faço o envio do arquivo para vc! Fico no aguardo! Abraço!

      Excluir
  12. Ola! Sou professora do ensino infantil e adorei seu relatório, ele é muito completo. Gostaria de poder usa-lo com meus alunos.

    Ficarei grata.

    ResponderExcluir
  13. Olá Ana Célia! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Desculpa a demora na resposta, tudo
    anda muito corrido ultimamente! Que bom que gostou do relatório! Vc pode usá-lo na avaliação dos seus alunos! Bom início de ano letivo para vc! Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Ana. Você está de Parabéns. Amei seu blog. Boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Ah... que bom que vc gostou do blog! Fiquei feliz de saber! Obrigada pelo incentivo! Volte sempre! Beijinhos!

      Excluir
  15. Adorei seu relatório, como faço pra consegui uma cópia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samantha! Tudo bem? Que bom que gostou da postagem!
      Informe o seu e-mail!
      Beijinhos! Volte sempre!

      Excluir

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!