Volta às Aulas

QUE ATIVIDADES TRABALHAR NOS PRIMEIROS DIAS DE AULA?

Créditos da imagem:  Pixabay / Katrina_S Os primeiros dias de aula são bastante agitados nas escolas de Educação Infantil. Crianças c...



ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

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FICHA DE ANAMNESE

em 8 de fevereiro de 2014

A anamnese é um documento que contém o histórico do aluno. É uma ficha desenvolvida com o objetivo de conhecer e entender melhor a criança,  permitindo ao professor e  à equipe pedagógica da escola investigar e fazer da melhor forma as intervenções necessárias, no caso de alguma dificuldade apresentada e que esta venha a ser superada pela criança no decorrer do ano letivo.

As informações colhidas através da anamnese, são fornecidas pelos pais crianças ou responsáveis, e, tornam-se um importante e valioso instrumento para se  ter um maior conhecimento das necessidades, dificuldades e avanços dos alunos, permitindo um ajuste na metodologia, avaliação e conteúdos a serem trabalhados em sala de aula.


É importante lembrar que, todos os dados registrados na anamnese, são considerados CONFIDENCIAIS, cujo objetivo destina-se tão somente à intervenção pedagógica por parte do professor e da equipe escolar.

* Cada professor pode fazer as adaptações que achar melhor, tá bom? O que está descrito aqui é só para se ter uma ideia do que se pode colocar na ficha a ser respondida pelos pais!


FICHA DE ANAMNESE

QUEREMOS CONHECER MELHOR SEU (SUA) FILHO (A)!

QUERIDOS PAIS! ESTA FICHA É UMA OPORTUNIDADE DE CONHECER MELHOR SEU (SUA) FILHO (A)! AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SERÃO IMPORTANTES E DE GRANDE VALOR PARA QUE JUNTOS, FAMÍLIA E ESCOLA, POSSAMOS DESENVOLVER UM BOM TRABALHO NO DECORRER DO ANO LETIVO. O HISTÓRICO DO DESENVOLVIMENTO DE SEU (SUA) FILHO (A), SERÃO INFORMAÇÕES VALIOSAS PARA O NOSSO TRABALHO ESCOLAR, PARA FAZÊ-LO (LA) AVANÇAR SIGNIFICATIVAMENTE NA AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS! CERTO DE SUA COLABORAÇÃO, AGRADECEMOS DESDE JÁ!


1- IDENTIFICAÇÃO
Nome da criança:
Data de nascimento:   
Naturalidade:                                 
Sexo:   (  ) Fem.             (  ) Masc.     
Endereço:

2- DADOS FAMILIARES
Nome da mãe:
Data de nascimento:                                                      
Profissão:                               
Telefone para contato:
E-mail:

Nome do pai:
Data de nascimento:                                                     
Profissão:                    
Telefone para contato:
E-mail:

Quem são os responsáveis pela criança? (indicar aqui)
Os pais vivem juntos?  (  ) sim      (  ) não
Os pais são:
(  ) Casados         
(  ) Separados      
(  ) Separados com formação de uma nova família.

Na família:
Filho: (  ) Biológico         (  ) Adotivo
No caso de adoção, a  criança é ciente disto?  (  ) Sim               (  ) Não
Qual é a reação da criança a respeito desta situação:
Nº de irmãos / sexo / idades:
Em caso de separação, a criança vive com quem?
Quem toma as decisões a respeito da criança?
Quem costuma trazê-la e buscá-la a escola?
A quem devemos recorrer, caso haja necessidade da presença do responsável?

3- HISTÓRICO DA CRIANÇA:
A criança está sob cuidados médicos?   
(    ) sim         (    ) não   
Por quê?

A criança apresenta alergia?   
(     ) Sim     (     ) Não                    
Quais:

Usa medicação de forma contínua?
(   ) sim    (   )  não
Qual:

A criança pode participar das aulas de Educação Física?   
(    ) Sim       (     ) Não   (trazer comprovante médico)

A criança já sofreu algum acidente ou cirurgia? 
(    ) Sim    (     ) Não
Há quanto tempo?
Caso tenha sofrido algum acidente ou cirurgia, especifique aqui:


A criança tem ou já teve convulsões?   
(    ) Sim    (     ) Não    
Quando?

Apresenta problemas neurológicos?   
(   ) sim         (   ) não             
Citar:

4- DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Qual seria a idade aproximada em que a criança:
Sentou:
Engatinhou:           
Andou:  
Falou:
Toma mamadeira?                                
Chupa chupeta?
Em casa a criança alimenta-se sozinha?    
Usa fraldas?
(  ) durante todo o dia
(  ) em alguns períodos do dia
(  ) somente a noite
(  ) não usa
Controla a urina?                              
Vai ao banheiro sozinha?
Em casa, a criança veste-se sozinha?
Em casa, a criança toma banho sozinha?
Cuida de sua própria higiene (escovar os dentes, pentear o cabelo, etc)?
A criança apresenta dificuldades ao locomover-se, ao caminhar ou correr? 
(   ) Sim      (   ) Não
Qual:

Apresenta alguma dificuldade na fala?
(   ) sim           (   ) não      
Qual?

Apresenta alguma dificuldade para enxergar?
 (  )Sim   (  )Não
Especificar:

Aparenta ter dificuldade para ouvir?
(  )Sim       (  )Não
Especificar:

É desatento? (  ) Sim         (  ) Não  
Especificar:

É agitado?    (  ) Sim           (  ) Não 
Especificar:

5- PREFERÊNCIAS DA CRIANÇA
O que mais gosta de comer:
Do que gosta de brincar?
Prefere brincar sozinha ou acompanhada?
Gosta de ouvir música ou cantar?    
Gosta de desenhar?
Gosta de ouvir histórias?
Gosta de contar e recontar histórias, depois de ouví-las?
Assiste programas de televisão?           
Quais?
Dorme em seu próprio quarto?
Dorme junto com os pais?
Dorme no quarto com outros irmãos?
Que horas costuma dormir à noite?
E acordar?
Como é o sono da criança?
(  ) tranquilo     
(  ) agitado        
(  ) usa objetos para dormir / Quais:
(  ) precisa ter iluminação
(  ) tem insônia     
(  ) tem pesadelos     
(  ) apresenta excesso de sono   
(  ) tem período de sono normal
Demonstra medo de algo?
Citar:

6- PERSONALIDADE DA CRIANÇA
Quando contrariada, como a criança reage?
Chora por qualquer motivo?
Qual a atitude dos pais nesta situação?
Os pais cedem a todos os gostos da criança?
Quais são as medidas disciplinares empregadas pelos pais:
Fica de maneira tranquila, sob os cuidados de outras pessoas, que não sejam os pais?
A criança é apegada à alguém do seu convívio social?
Em casa, a criança costuma guardar seus brinquedos e arrumar suas coisas?
No seu ponto de vista, a criança é:
(  ) Obediente
(  ) Desobediente 
(  ) Calma
(  ) Nervosa                               
(  ) Ciumenta
(  ) Atenciosa                                 
(  ) Distraída                                   
(  ) Mimada
(  ) Queixosa
(  ) Tem dificuldade para acatar regras e pedidos                        
(  ) Independente                                          
(  ) Sorridente
(  ) Tímida                                  
(  ) Possessiva                                       
(  ) Possui espírito de liderança                             
(  ) Ansiosa                                         
(  ) Segura     
(  ) Alegre
(  ) Comunicativa      
(  ) Agressiva       
(  ) Cooperadora       
Escreva aqui como é a rotina da criança, desde que acorda até a hora de dormir:

7- INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO
É a primeira vez que frequenta a escola?
(   ) Sim     (   ) Não                  

Já frequentou outras escolas?
(   ) Sim     (   ) Não                  
Quais?

Como era seu relacionamento com professores e colegas?

Observou-se alguma dificuldade na aprendizagem?
(   ) Sim         (   ) Não
Especificar:

Recebe apoio pedagógico em casa?
(   ) Sim        (   ) Não       
De quem?

A criança já foi avaliada, por algum profissional?
(  ) Sim     (  ) Não
Qual?                                                     

A criança faz acompanhamento com algum profissional específico (psicólogo, psicopedagogo, etc)?
(  ) Sim     (  ) Não
Qual?

A criança já repetiu alguma série?
(  ) Sim     (  ) Não
Qual?

A criança necessita de apoio educacional especial?   
(  ) Sim       (  ) Não.
Caso a resposta seja positiva, justifique aqui.

 8- COM RELAÇÃO À SOCIABILIDADE
 Faz amigos com facilidade?    
(  ) Sim     (  ) Não

A criança tem muitos amigos?
(  ) Sim     (  ) Não

Prefere fazer trabalho sozinho ou em grupo?  
 (  ) Sozinho     (  ) Grupo

Apresenta intolerância diante da frustração?     
 (  ) Sim        (  ) Não

Mostra-se prestativo, auxiliando os colegas quando necessário?    
(  ) Sim         (  ) Não

Adapta-se com facilidade a novos grupos de trabalho?
 (  ) Sim         (  ) Não

Adapta-se com facilidade a mudanças de posição dentro da sala de aula (troca de mesinha ou carteira)?
(  ) Sim         (  ) Não

Mantém contato com os colegas de sala fora da escola?     
(  ) Sim         (  ) Não

Faz uso da internet e de redes sociais?   
(  ) Sim         (  ) Não
Especificar:

Caso a resposta seja positiva, os pais estão atentos a esta questão e orientam a criança quanto ao uso da internet e das redes sociais, sempre observando quais os sites acessados e quem são as pessoas que a criança mantém contato virtual?
(  ) Sim         (  ) Não
Especificar:

9- OUTRAS CONSIDERAÇÕES:
Quais as expectativas em relação à escola?
Que outras informações, você considera importante a respeito da criança, que não foi especificado acima?
Quem está autorizado a buscar a criança na escola?

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Assinatura do responsável:


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