Público alvo: Todos os alunos da Educação Infantil.
Duração: 5 meses (Início em abril e término em agosto).
INTRODUÇÃO:
O esporte de um modo geral sempre fez parte do dia a dia
das pessoas e esteve muito presente na nossa cultura, influenciando o
comportamento, transmitindo valores e modificando atitudes.
A realização das Olimpíadas é uma oportunidade não só para
a promoção dos esportes que delas fazem parte, mas também para o esporte de
modo geral. Como educadores, queremos que os
alunos, reconheçam a importância do esporte como um momento de união entre
todos os povos, onde são superadas diferenças culturais, sociais, raciais,
religiosas, políticas e também as guerras.
A educação e o esporte não podem se separar, nesse sentido,
é fundamental ampliar as oportunidades para a prática esportiva nas escolas.
Além das questões ligadas ao corpo, a prática esportiva e as experiências
vivenciadas através dela, contribuem significativamente para a formação
integral dos alunos, e vêm de encontro com o que é proposto pelo RCNEI,
em seu eixo Movimento, cujo objetivo é
favorecer, através de práticas educativas, uma maior
sociabilidade, solidariedade, cooperação trabalha de equipe e integração entre
os alunos dentro das escolas.
JUSTIFICATIVA
Por ser um evento esportivo histórico, pois promove a união
de todos os países e reunião de atletas de várias modalidades esportivas num só
lugar, surge a necessidade do tema ser trabalhado em sala de aula e dentro da
escola.
Além disso, é sabido que, a prática esportiva é uma ótima
forma de terapia. Por isso, cabe a
escola e nós professores, estimular em nossos alunos a prática desportiva,
favorecendo assim, a melhoria da qualidade de vida.
OBJETIVOS GERAIS
- Envolver os alunos em atividades saudáveis;
- Resgatar valores, autoestima, integração escolar e social, respeito mútuo;
- Desenvolver espírito esportivo e gosto pelo esporte;
- Incentivar o espírito esportivo e o trabalho coletivo;
- Estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social nos alunos;
- Estimular a cooperação e a socialização;
- Estimular a competição saudável, valorizando as conquistas para superar os desafios;
- Mostrar a importância do esporte como fonte de saúde física e mental;
- Perceber e aceitar as regras;
- Reforçar o espírito patriótico.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Conhecer as variadas modalidades esportivas;
- Conhecer a história e a origem das Olimpíadas;
- Identificar as diversas modalidades esportivas;
- Compreender e respeitar a necessidade do trabalho coletivo;
- Identificar os países que se classificaram para as Olimpíadas 2020;
- Identificar os países através da bandeira e cores;
- Valorizar o respeito à diversidade cultural e social.
CONTEÚDOS
PROPOSTOS:
- Pesquisas;
- Roda da Conversa;
- Roda da Novidade;
- Dramatizações;
- Brincadeiras rítmicas;
- Ginástica;
- Ginástica cantada;
- Esquema corporal;
- Atividades de expressão corporal;
- Danças;
- Teatro;
- Vídeos;
- Histórias;
- Músicas;
- Brincadeiras;
- Painéis;
- Murais;
- Cruzadinhas;
- Dominós;
- Caça-palavras;
- Quebra-cabeças;
- Jogos da memória;
- Atividades em folha;
- Exposição de trabalhos;
- Esportes.
ESTRATÉGIAS:
- Pesquisas sobre as modalidades esportivas;
- Pesquisas sobre a origem das Olimpíadas;
- Pesquisas sobre o Mascote das Olimpíadas;
- Pesquisas sobre os países que participarão das Olimpíadas 2020;
- Pesquisa sobre as Bandeiras dos países que participarão das Olimpíadas 2020;
- Leitura informativa;
- Exposição de cartazes;
- Música oficial das Olimpíadas 2020;
- Decoração da escola e da sala de aula;
- História das Olimpíadas;
- Mural de notícias: com recorte e colagem de noticiários diários.
RECURSOS:
HUMANOS
- Equipe escolar;
- Professores;
- Pais de alunos;
- Alunos.
MATERIAIS:
- Textos;
- Materiais esportivos;
- Rádio e CDs;
- TV;
- Vídeo;
- Lousa;
- Quadra esportiva;
- Papel sulfite;
- Pinceis;
- Lápis de cor;
- Cola;
- Tesoura;
- Fita métrica;
- Bandeiras;
- Xerox;
- Computador;
- Impressora;
- Réguas;
- Painéis para mural.
- Livro de História;
- Livros;
- Mapas;
- Globo terrestre;
- Revistas;
- Textos diversos;
- Filmes;
- Internet;
- Lápis;
- Cadernos;
- Cartazes;
- Sucatas;
- Papel;
- Blocão;
- Pintura a dedo;
- Gibi;
- Filmes;
- Fotografias;
- CD ROOM.
PRODUTO FINAL
- Mini olimpíadas na escola;
- Exposição de trabalhos realizados pelos alunos;
- Exposição de painéis e murais confeccionados pelos alunos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será no decorrer do
projeto, simultânea e permanente, através da observação e registro do
professor, mediante a participação dos alunos.
A avaliação também está no próprio
resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o
aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade, onde será
possível verificar se houve êxito nos objetivos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Projeto sujeito à flexibilidade,
portanto poderá ser mudado ou acrescentado, de acordo com as expectativas da
classe.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Secretaria de
Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998.
______. Ministério da Educação e do
Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional
para a educação infantil: conhecimento de mundo. Ministério da Educação e do
Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Parabéns pela riqueza de projeto.
ResponderExcluirOlá!!! Muito obrigada! Que bom que gostou!
ExcluirParabéns a todos os envolvidos
ResponderExcluirObrigada! Que bom que gostou!😊
ExcluirParabéns muito obrigada vou me inspirar no seu projeto😘😘
ResponderExcluirOlá! Bem vinda! Muito obrigada! Ah... que legal! Que bom que gostou! Fico feliz que o que foi postado aqui servirá de inspiração para vc elaborar o seu projeto!
ExcluirVolte sempre!