PROJETO OLIMPÍADAS - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

30/03/2016

PROJETO OLIMPÍADAS

Imagem: http://pixabay.com/

PÚBLICO ALVO: Todos os alunos da escola. Este projeto é destinado a Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I, podendo ser estendido também para o Ensino Fundamental II, fazendo as adaptações necessárias para que se encaixe na faixa etária em questão.

DURAÇÃO: Início de agosto.

INTRODUÇÃO:
O esporte de um modo geral sempre fez parte do dia a dia das pessoas e esteve muito presente na nossa cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores e modificando atitudes.
A realização das Olimpíadas no Brasil é uma oportunidade não só para a promoção dos esportes que delas fazem parte, mas também para o esporte de modo geral e para a divulgação da nossa diversidade cultural e queremos que os alunos, reconheçam a importância do esporte como um momento de união entre todos os povos, onde são superadas diferenças culturais, sociais, raciais, religiosas, políticas e também as guerras.
A educação e o esporte não podem se separar, nesse sentido, é fundamental ampliar as oportunidades para a prática esportiva nas escolas. Além das questões ligadas ao corpo, a prática esportiva e as experiências vivenciadas através dela, contribuem significativamente para a formação integral dos alunos, pois possibilitam e favorecem uma maior sociabilidade, solidariedade, cooperação trabalho de equipe e integração entre os alunos dentro das escolas.

JUSTIFICATIVA
Por ser um evento esportivo histórico, pois promove a união de todos os países e reunião de atletas de várias modalidades esportivas num só lugar, surge a necessidade do tema ser trabalhado em sala de aula e dentro da escola.
Além disso, é sabido que, a prática esportiva é uma ótima forma de  terapia. Por isso, cabe a escola e nós professores, estimular em nossos alunos a prática desportiva, favorecendo assim, a melhoria da qualidade de vida.

OBJETIVOS GERAIS
Envolver os alunos em atividades saudáveis;
Resgatar valores, autoestima, integração escolar e social, respeito mútuo;
Reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade cultural;
Desenvolver espírito esportivo e gosto pelo esporte;
Incentivar o espírito esportivo e o trabalho coletivo;
Estimular a prática de atividades físicas, visando à saúde e o bem estar;
Estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social nos alunos;
Estimular a cooperação e a socialização;
Estimular a competição saudável, valorizando as conquistas para superar os desafios, adquirindo o senso crítico para a aceitação dos resultados (ganhar ou perder), respeitando as regras de uma competição;
Desenvolver e estimular a curiosidade e o interesse por outras culturas.
Mostrar a importância do esporte como fonte de saúde física e mental;
Perceber e aceitar as regras como forma de organização e disciplina da própria vida.
Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las;
Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo;
Enfocar a pluralidade cultural;
Abordar a união dos povos pelo esporte;
Reforçar o espírito patriótico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer as variadas modalidades esportivas;
Conhecer a história e a origem das Olimpíadas, os jogos, as modalidades da época e os trajes usados nas competições antigamente;
Relacionar as modalidades esportivas;
Identificar as diversas modalidades esportivas;
Caracterizar cada uma das modalidades esportivas apresentadas;
Conhecer as regas que compõe cada modalidade.
Conhecer, respeitar e valorizar  a cultura de cada País envolvido no evento;  
Reconhecer a importância  da história de nosso País em olimpíadas anteriores;
Compreender e respeitar  a necessidade  do trabalho coletivo;
Identificar os países que se classificaram para as Olimpíadas – Rio 2016;
Conhecer as contradições de nosso país;
Conhecer as características econômicas e políticas de cada país participante das Olimpíadas,
Divulgar, valorizar e conhecer as culturas existentes nas diversas regiões do Brasil;
Identificar por meio de pesquisas as danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país;
Identificar os países através da bandeira e cores;
Identificar as contribuições que os países participantes das Olimpíadas – Rio 2016 trarão ao Brasil.
Valorizar o respeito à diversidade cultural e social.

CONTEÚDOS PROPOSTOS:
Pesquisas;
Atividades orais e escritas;
Roda da Conversa;
Roda da Novidade;
Dramatizações;
Danças;
Coreografias; 
Brincadeiras rítmicas;
Ginástica;
Ginástica cantada;
Esquema corporal;
Atividades de expressão corporal;
Textos espontâneos;
Teatro;
Vídeos;
Histórias;
Palestras;
Músicas;
Brincadeiras;
Produção de textos;
Painéis;
Murais;
Cruzadinhas;
Bingos;
Dominós;
Caça-palavras;
Quebra-cabeças;
Jogos da memória;
Atividades em folha;
Atividades individuais e coletivas;
Exposição de trabalhos;
Exposição de cartazes;
Esportes.

ESTRATÉGIAS:
Pesquisas sobre as modalidades esportivas;
Pesquisas sobre a origem das Olimpíadas;
Pesquisas sobre o Mascote das Olimpíadas: como e porque foi escolhido;
Pesquisas sobre os países que participarão das Olimpíadas 2016;
Pesquisas sobre o país e cidade sede das olimpíadas, pesquisando sobre a sua cultura e curiosidades;
Pesquisa sobre as Bandeiras dos países que participarão das Olimpíadas 2016;
Regras de cada esporte;
Produção de texto coletivo;
Interpretação de textos;
Produção de textos individuais e coletivos;
Leitura informativa: impressa ou virtual;
Pesquisas em jornais, livros, revistas ou Internet;
Exposição de  textos em murais;
Exposição de cartazes;
Música oficial das Olimpíadas 2016;
Decoração da escola e da sala de aula;
Pesquisa sobre curiosidades olímpicas;
História das Olimpíadas;
Mural de notícias: com recorte e colagem de noticiários diários;
Textos jornalísticos;
Pesquisa sobre a alimentação de um atleta;
Pesquisa sobre a importância da prática de esportes;
Dicas saudáveis para cuidar do corpo e da mente e de alimentos que fazem bem para o nosso corpo.

RECURSOS:

HUMANOS
Equipe escolar;
Professores;
Pais de alunos;
Alunos.

MATERIAIS:
Textos;
Materiais esportivos;
Rádio e CDs;
TV;
Vídeo;
Lousa;
Quadra esportiva;
Papel sulfite;
Pinceis;
Lápis de cor;
Cola;
Tesoura;
Fita métrica;
Bandeiras;
Xerox;
Computador;
Impressora;
Réguas;
Painéis para mural.
Livro de História;
Livros;
Mapas;
Globo terrestre;
Revistas;
Textos diversos;
Filmes;
Internet;
Lápis;
Cadernos;
Cartazes;
Sucatas;
Papel;
Blocão;
Pintura a dedo;
Gibi;
Filmes;
Fotografias;
CD ROM.

PRODUTO FINAL
Mini olimpíadas na escola;
Exposição de trabalhos realizados pelos alunos;
Exposição de painéis e murais confeccionados pelos alunos.

AVALIAÇÃO
A avaliação será no decorrer do projeto, simultânea e permanente, através da observação e registro do professor, mediante a participação dos alunos.
A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade, onde será possível verificar se houve êxito nos objetivos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Projeto sujeito à flexibilidade, portanto poderá ser mudado ou acrescentado, de acordo com as expectativas da classe.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

10 comentários

  1. Parabéns!!! Excelente esse projeto... Amei!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Suely! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo!
    Que bom que gostou do projeto! Abraço e volte sempre! :)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! excelente material, vou adapta-lo para minhas turmas de maternal II.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Telma! Bem vinda! Que bom que gostou da publicação! Sucesso para vc! Abraço!

      Excluir
  4. Parabéns à equipe do blog!!! excelente projeto !

    ResponderExcluir
  5. Olá Silvia! Bem vinda! Que bom que gostou! :)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns à equipe Cantinho Educativo! Estou muito feliz por ter encontrado esse cantinho, pois tem me ajudado a enriquecer meus conhecimentos. Um beijo a todos! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marilza! Seja muito bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Que bom que vc gostou deste espaço e que ele tem te ajudado! Use e abuse dele, pois ele também é seu! Volte sempre que quiser e precisar de algo! Um grande abraço e obrigada pelas palavras! :)

      Excluir
  7. Respostas
    1. Juliana, bem vinda!!! Que bom que gostou! Volte sempre!!! Beijos!

      Excluir