Volta às Aulas

QUE ATIVIDADES TRABALHAR NOS PRIMEIROS DIAS DE AULA?

Créditos da imagem:  Pixabay / Katrina_S Os primeiros dias de aula são bastante agitados nas escolas de Educação Infantil. Crianças c...



ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

PROJETO OLIMPÍADAS

em 30 de março de 2016

Imagem: http://pixabay.com/

PÚBLICO ALVO: Todos os alunos da escola. Este projeto é destinado a Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I, podendo ser estendido também para o Ensino Fundamental II, fazendo as adaptações necessárias para que se encaixe na faixa etária em questão.

DURAÇÃO: Início de agosto.

INTRODUÇÃO:
O esporte de um modo geral sempre fez parte do dia a dia das pessoas e esteve muito presente na nossa cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores e modificando atitudes.
A realização das Olimpíadas no Brasil é uma oportunidade não só para a promoção dos esportes que delas fazem parte, mas também para o esporte de modo geral e para a divulgação da nossa diversidade cultural e queremos que os alunos, reconheçam a importância do esporte como um momento de união entre todos os povos, onde são superadas diferenças culturais, sociais, raciais, religiosas, políticas e também as guerras.
A educação e o esporte não podem se separar, nesse sentido, é fundamental ampliar as oportunidades para a prática esportiva nas escolas. Além das questões ligadas ao corpo, a prática esportiva e as experiências vivenciadas através dela, contribuem significativamente para a formação integral dos alunos, pois possibilitam e favorecem uma maior sociabilidade, solidariedade, cooperação trabalho de equipe e integração entre os alunos dentro das escolas.

JUSTIFICATIVA
Por ser um evento esportivo histórico, pois promove a união de todos os países e reunião de atletas de várias modalidades esportivas num só lugar, surge a necessidade do tema ser trabalhado em sala de aula e dentro da escola.
Além disso, é sabido que, a prática esportiva é uma ótima forma de  terapia. Por isso, cabe a escola e nós professores, estimular em nossos alunos a prática desportiva, favorecendo assim, a melhoria da qualidade de vida.

OBJETIVOS GERAIS
Envolver os alunos em atividades saudáveis;
Resgatar valores, autoestima, integração escolar e social, respeito mútuo;
Reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade cultural;
Desenvolver espírito esportivo e gosto pelo esporte;
Incentivar o espírito esportivo e o trabalho coletivo;
Estimular a prática de atividades físicas, visando à saúde e o bem estar;
Estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social nos alunos;
Estimular a cooperação e a socialização;
Estimular a competição saudável, valorizando as conquistas para superar os desafios, adquirindo o senso crítico para a aceitação dos resultados (ganhar ou perder), respeitando as regras de uma competição;
Desenvolver e estimular a curiosidade e o interesse por outras culturas.
Mostrar a importância do esporte como fonte de saúde física e mental;
Perceber e aceitar as regras como forma de organização e disciplina da própria vida.
Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las;
Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo;
Enfocar a pluralidade cultural;
Abordar a união dos povos pelo esporte;
Reforçar o espírito patriótico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer as variadas modalidades esportivas;
Conhecer a história e a origem das Olimpíadas, os jogos, as modalidades da época e os trajes usados nas competições antigamente;
Relacionar as modalidades esportivas;
Identificar as diversas modalidades esportivas;
Caracterizar cada uma das modalidades esportivas apresentadas;
Conhecer as regas que compõe cada modalidade.
Conhecer, respeitar e valorizar  a cultura de cada País envolvido no evento;  
Reconhecer a importância  da história de nosso País em olimpíadas anteriores;
Compreender e respeitar  a necessidade  do trabalho coletivo;
Identificar os países que se classificaram para as Olimpíadas – Rio 2016;
Conhecer as contradições de nosso país;
Conhecer as características econômicas e políticas de cada país participante das Olimpíadas,
Divulgar, valorizar e conhecer as culturas existentes nas diversas regiões do Brasil;
Identificar por meio de pesquisas as danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país;
Identificar os países através da bandeira e cores;
Identificar as contribuições que os países participantes das Olimpíadas – Rio 2016 trarão ao Brasil.
Valorizar o respeito à diversidade cultural e social.

CONTEÚDOS PROPOSTOS:
Pesquisas;
Atividades orais e escritas;
Roda da Conversa;
Roda da Novidade;
Dramatizações;
Danças;
Coreografias; 
Brincadeiras rítmicas;
Ginástica;
Ginástica cantada;
Esquema corporal;
Atividades de expressão corporal;
Textos espontâneos;
Teatro;
Vídeos;
Histórias;
Palestras;
Músicas;
Brincadeiras;
Produção de textos;
Painéis;
Murais;
Cruzadinhas;
Bingos;
Dominós;
Caça-palavras;
Quebra-cabeças;
Jogos da memória;
Atividades em folha;
Atividades individuais e coletivas;
Exposição de trabalhos;
Exposição de cartazes;
Esportes.

ESTRATÉGIAS:
Pesquisas sobre as modalidades esportivas;
Pesquisas sobre a origem das Olimpíadas;
Pesquisas sobre o Mascote das Olimpíadas: como e porque foi escolhido;
Pesquisas sobre os países que participarão das Olimpíadas 2016;
Pesquisas sobre o país e cidade sede das olimpíadas, pesquisando sobre a sua cultura e curiosidades;
Pesquisa sobre as Bandeiras dos países que participarão das Olimpíadas 2016;
Regras de cada esporte;
Produção de texto coletivo;
Interpretação de textos;
Produção de textos individuais e coletivos;
Leitura informativa: impressa ou virtual;
Pesquisas em jornais, livros, revistas ou Internet;
Exposição de  textos em murais;
Exposição de cartazes;
Música oficial das Olimpíadas 2016;
Decoração da escola e da sala de aula;
Pesquisa sobre curiosidades olímpicas;
História das Olimpíadas;
Mural de notícias: com recorte e colagem de noticiários diários;
Textos jornalísticos;
Pesquisa sobre a alimentação de um atleta;
Pesquisa sobre a importância da prática de esportes;
Dicas saudáveis para cuidar do corpo e da mente e de alimentos que fazem bem para o nosso corpo.

RECURSOS:

HUMANOS
Equipe escolar;
Professores;
Pais de alunos;
Alunos.

MATERIAIS:
Textos;
Materiais esportivos;
Rádio e CDs;
TV;
Vídeo;
Lousa;
Quadra esportiva;
Papel sulfite;
Pinceis;
Lápis de cor;
Cola;
Tesoura;
Fita métrica;
Bandeiras;
Xerox;
Computador;
Impressora;
Réguas;
Painéis para mural.
Livro de História;
Livros;
Mapas;
Globo terrestre;
Revistas;
Textos diversos;
Filmes;
Internet;
Lápis;
Cadernos;
Cartazes;
Sucatas;
Papel;
Blocão;
Pintura a dedo;
Gibi;
Filmes;
Fotografias;
CD ROOM.

PRODUTO FINAL
Mini olimpíadas na escola;
Exposição de trabalhos realizados pelos alunos;
Exposição de painéis e murais confeccionados pelos alunos.

AVALIAÇÃO
A avaliação será no decorrer do projeto, simultânea e permanente, através da observação e registro do professor, mediante a participação dos alunos.
A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade, onde será possível verificar se houve êxito nos objetivos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Projeto sujeito à flexibilidade, portanto poderá ser mudado ou acrescentado, de acordo com as expectativas da classe.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

10 comentários:

  1. Parabéns!!! Excelente esse projeto... Amei!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Suely! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo!
    Que bom que gostou do projeto! Abraço e volte sempre! :)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! excelente material, vou adapta-lo para minhas turmas de maternal II.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Telma! Bem vinda! Que bom que gostou da publicação! Sucesso para vc! Abraço!

      Excluir
  4. Parabéns à equipe do blog!!! excelente projeto !

    ResponderExcluir
  5. Olá Silvia! Bem vinda! Que bom que gostou! :)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns à equipe Cantinho Educativo! Estou muito feliz por ter encontrado esse cantinho, pois tem me ajudado a enriquecer meus conhecimentos. Um beijo a todos! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marilza! Seja muito bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Que bom que vc gostou deste espaço e que ele tem te ajudado! Use e abuse dele, pois ele também é seu! Volte sempre que quiser e precisar de algo! Um grande abraço e obrigada pelas palavras! :)

      Excluir
  7. Respostas
    1. Juliana, bem vinda!!! Que bom que gostou! Volte sempre!!! Beijos!

      Excluir