QUE ATIVIDADES TRABALHAR NOS PRIMEIROS DIAS DE AULA? - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

28/01/2019

QUE ATIVIDADES TRABALHAR NOS PRIMEIROS DIAS DE AULA?

Créditos da imagem: Pixabay / Katrina_S

Os primeiros dias de aula são bastante agitados nas escolas de Educação Infantil. Crianças chorando, pais preocupados e ansiosos, professores e toda escola desdobrando-se para tornar tudo menos traumático possível.

Já falamos aqui no blog sobre a entrada na pré-escola, como tornar a adaptação escolar mais tranquila e como organizar a primeira reunião de pais, para tornar este momento uma oportunidade de diálogo, onde o professor possa explicar a rotina da escola e também da sala de aula, a sua proposta de trabalho, a filosofia da escola,  a postura diante de indisciplina e os procedimentos adotados pela escola em caso de eventuais ocorrências.

O início das aulas, é um momento que merece atenção, organização e planejamento, para que o professor  possa acolher de maneira eficiente e tranquila seus alunos, e desta maneira, minimizar a ansiedade gerada nos pais, pela expectativa quanto à adaptação dos filhos e a preocupação em ficar longe deles, mesmo que seja por poucas horas, estreitando assim, os laços de confiança e segurança destes pais com a escola.

Neste momento,  é importante o acolhimento e o estabelecimento de vínculos afetivos, organizando atividades que  favoreçam a socialização e a construção progressiva de laços afetivos entre professor/aluno, aluno/aluno, pais/professor e família/escola, que façam com que os pais vivenciem a rotina da sala de aula e  participem ativamente deste momento tão importante juntamente com seus filhos.

Atividades como construção de mosaicos, atividades e quebra-cabeças com o nome próprio, com colagem, com pintura, construção com sucata,  confecção de painéis de figuras e mural de fotos das crianças, brincadeiras de roda, roda da conversa com exposição de fotos da família, das crianças e de animais de estimação, onde as crianças com a ajuda dos pais possam contar um pouco da sua história, são ótimas oportunidades para a construção de laços afetivos e fortalecimento da confiança dos pais na escola e no professor.

Além de acolher com carinho e muito amor nossos alunos, devemos também acolher como o mesmo afeto os pais, eles também necessitam deste aconchego, para que os laços de confiança e amizade sejam estreitados e fortalecidos entre eles e a escola! Mensagens de boas-vindas para estes pais, que estão pela primeira vez se separando dos seus filhos, nem que seja por um período de tempo curto, é de grande importância, para que estes, sintam  segurança e tranquilidade, e, percebam que a escola é um lugar prazeroso, aconchegante, que fará toda a diferença na vida e educação dos seus filhos! 

Em outras postagens já frisei isso, mas não custa mencionar novamente: o mais importante é sempre manter  uma porta aberta para o diálogo e priorizar o bem estar da criança! Esteja sempre pronta para sanar possíveis dúvidas  que os pais possam ter, exponha a sua proposta de trabalho. Evidencie que a  parceria ESCOLA e FAMÍLIA é o que garante o sucesso do processo ensino-aprendizagem das crianças!

Para auxiliar, você professor, deixo aqui abaixo algumas sugestões de atividades para você trabalhar nos primeiros dias de aula, que podem favorecer a formação de vínculos afetivos. Espero que gostem!


Nenhum comentário

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!