25/01/2018
O QUE FAZER PARA TORNAR A ADAPTAÇÃO ESCOLAR MAIS TRANQUILA?
![]() |
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay |
Todo início de ano letivo em
creches e escolas de educação infantil é uma loucura! Os dias não são
fáceis. Crianças chorando ao verem
adultos indo embora. País nervosos, chorosos, sentindo culpados pela separação, perguntando-se o tempo todo se tomaram a
decisão correta de matricular os filhos na Educação Infantil. Aqui no blog já falamos sobre a entrada na pré-escola e a importância do período de adaptação para as crianças.
A entrada na pré-escola, é sempre
um período difícil para pais e crianças. Há crianças que se adaptam com
facilidade, que em pouco tempo já estão
totalmente integradas ao ambiente escolar. Há outras crianças, porém, que a
adaptação é um pouco mais demorada, muitas levam um tempo maior para superar a
insegurança, aceitar a separação dos pais e construir vínculos. Por isso,
paciência, carinho e amor por parte da equipe escolar e dos pais é de
fundamental importância.
Nesta hora é importante estreitar
e fortalecer os laços de confiança e amizade entre pais-escola e escola-alunos.
No caso dos pais, para que sintam tranquilidade e segurança no trabalho
desenvolvido pela escola e percebam que ela pode ser um lugar prazeroso, legal, alegre e aconchegante que muito contribuirá
para o desenvolvimento dos seus filhos, fazendo toda diferença na vida deles.
Para as crianças, é fundamental mostrar a elas que a escola é a extensão do
lar.
Para amenizar o sofrimento das
famílias e fazer com que as crianças fiquem bem na escola, é interessante ter
na escola e mais especificamente na sala de aula objetos que as crianças se
identificam e reconheçam que pertençam a elas (ursinhos, bonecas, cobertor,
fraldinha, travesseiros, etc.).
Lembrem-se que os pequenos se
sentem à vontade e felizes, quando a escola acolhe de forma afetiva as famílias
e os objetos pessoais que os fazem lembrar de suas casas e daqueles que mais
gostam!
Aqui vão algumas dicas para
tornar a adaptação escolar de seus alunos e/ou filhos menos traumática e sem
estresse para todos os envolvidos neste processo. É importante ressaltar que o envolvimento de
todos da equipe escolar - isto inclui a
participação da direção até funcionários da escola - e famílias é fundamental
para o sucesso desse momento passageiro, mas turbulento.
Estas dicas valem para os primeiros
dias e também para os primeiros meses. Não se esqueçam: cada criança tem o seu
tempo para se adequar a estas mudanças!
✔ Faça da sua sala de aula um
ambiente aconchegante e alegre, com tapetes, almofadas e brinquedos com nomes
das crianças (peça aos pais para trazer
para a escola os brinquedos preferidos das crianças);
✔ Proponha atividades em que os
pais também possam participar juntamente com as crianças, pois isto favorece a
interação entre todos e visa fortalecer o vínculo entre pais, professor e
alunos;
✔ Peça aos pais fotos das crianças
com eles, avós, tios e outros parentes, animais de estimação;
✔ Coloque estas
fotos em um mural ou painel numa altura acessível ao grupo. Coloque legenda nas
fotos e conte à turma o que elas
significam na roda da conversa;
✔ Tire cópias coloridas destas fotos e
posteriormente, faça álbuns individuais para cada aluno e deixe ao alcance das
crianças, para que possam manuseá-las quando sentirem vontade ou saudade.
Assim, estarão conhecendo as famílias e os objetos dos demais colegas,
contribuindo assim, para a socialização e a construção de laços afetivos;
✔ Quando as crianças já estiverem
tranquilas, tire fotos de diferentes
situações dentro da escola e também na sala de aula e mostre para os pais nas
reuniões. Inclua estas fotos nos álbuns individuais e no final do ano letivo,
todas as crianças poderão levar para casa seus álbuns e assim, os pais verão a
evolução deles e o quanto cresceram e se desenvolveram.
Mas volto a frisar: cada criança tem o seu
tempo! Algumas podem levar mais tempo
para se adaptar à rotina escolar, e por isso, necessitam de um período maior
para esta adaptação, principalmente as
mais tímidas e com idades menores. Há ainda aquelas crianças que se adaptam com
mais facilidade, e, nestes casos, não há necessidade da presença dos pais ou
responsáveis junto com a criança na escola.
Lembre-se de manter sempre uma
porta aberta para o diálogo e priorizar o bem estar da criança! A parceria
ESCOLA e FAMÍLIA é o que garante o sucesso do processo ensino-aprendizagem!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REVISTA NOVA ESCOLA. Edição 207, Nov 2007.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REVISTA NOVA ESCOLA. Edição 207, Nov 2007.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8b6IN9_XhUgRonkRSLUKRhSlrrwqWDDH35eKlnDXSZQVibTe7mauwLk7qMcNB11ejcfW0xJnQHs5NnR0OH0FA00gzHPFVCKRgKOpVmAJwz0aXWm5qxNFaeyu9D4YvRRLBVKin07v0TgGBYSsEORs55XuNfvX97iAXBoCIEYciHzL1tY2UAX2PSjiF/s320/ASSINATURA%20DO%20BLOG.gif)
Nenhum comentário
Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.
Volte sempre! Este espaço é seu!!!