Volta às Aulas

QUE ATIVIDADES TRABALHAR NOS PRIMEIROS DIAS DE AULA?

Créditos da imagem:  Pixabay / Katrina_S Os primeiros dias de aula são bastante agitados nas escolas de Educação Infantil. Crianças c...



ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

O QUE FAZER PARA TORNAR A ADAPTAÇÃO ESCOLAR MAIS TRANQUILA?

em 25 de janeiro de 2018

Créditos da imagem:
Pixabay / Public Dominian Pictures
Todo início de ano letivo em creches e escolas de educação infantil é uma loucura! Os dias não são fáceis.  Crianças chorando ao verem adultos indo embora. País nervosos, chorosos, sentindo culpados pela separação,  perguntando-se o tempo todo se tomaram a decisão correta de matricular os filhos na Educação Infantil.  Aqui no blog já falamos sobre a entrada na pré-escola e a importância do período de adaptação para as crianças.

A entrada na pré-escola, é sempre um período difícil para pais e crianças. Há crianças que se adaptam com facilidade  que em pouco tempo já estão totalmente integradas ao ambiente escolar. Há outras crianças, porém, que a adaptação é um pouco mais demorada, muitas levam um tempo maior para superar a insegurança, aceitar a separação dos pais e construir vínculos. Por isso, paciência, carinho e amor por parte da equipe escolar e dos pais é de fundamental importância.

Nesta hora é importante estreitar e fortalecer os laços de confiança e amizade entre pais-escola e escola-alunos. No caso dos pais, para que sintam tranquilidade e segurança no trabalho desenvolvido pela escola e percebam que ela pode ser um lugar prazeroso,  legal, alegre e aconchegante que muito contribuirá para o desenvolvimento dos seus filhos, fazendo toda diferença na vida deles. Para as crianças, é fundamental mostrar a elas que a escola é a extensão do lar.

Para amenizar o sofrimento das famílias e fazer com que as crianças fiquem bem na escola, é interessante ter na escola e mais especificamente na sala de aula objetos que as crianças se identificam e reconheçam que pertençam a elas (ursinhos, bonecas, cobertor, fraldinha,  travesseiros,  etc.).

Lembrem-se que os pequenos se sentem à vontade e felizes, quando a escola acolhe de forma afetiva as famílias e os objetos pessoais que os fazem lembrar de suas casas e daqueles que mais gostam!
Crédito da Imagem: Pixabay / Denise_is_here

Aqui vão algumas dicas para tornar a adaptação escolar de seus alunos e/ou filhos menos traumática e sem estresse para todos os envolvidos neste processo.  É importante ressaltar que o envolvimento de todos da equipe escolar - isto inclui  a participação da direção até funcionários da escola - e famílias é fundamental para o sucesso desse momento passageiro, mas turbulento.

Estas dicas valem para os primeiros dias e também para os primeiros meses. Não se esqueçam: cada criança tem o seu tempo para se adequar  a estas mudanças!

✔ Faça da sua sala de aula um ambiente aconchegante e alegre, com tapetes, almofadas e brinquedos com nomes das crianças  (peça aos pais para trazer para a escola os brinquedos preferidos das crianças);

✔ Proponha atividades em que os pais também possam participar juntamente com as crianças, pois isto favorece a interação entre todos e visa fortalecer o vínculo entre pais, professor e alunos;

✔ Peça aos pais fotos das crianças com eles, avós, tios e outros parentes, animais de estimação;

✔ Coloque estas fotos em um mural ou painel numa altura acessível ao grupo. Coloque legenda nas fotos e conte à turma o que elas  significam na roda da conversa;

✔ Tire cópias coloridas destas fotos e posteriormente, faça álbuns individuais para cada aluno e deixe ao alcance das crianças, para que possam manuseá-las quando sentirem vontade ou saudade. Assim, estarão conhecendo as famílias e os objetos dos demais colegas, contribuindo assim, para a socialização e a construção de laços afetivos;

✔ Quando as crianças já estiverem tranquilas,  tire fotos de diferentes situações dentro da escola e também na sala de aula e mostre para os pais nas reuniões. Inclua estas fotos nos álbuns individuais e no final do ano letivo, todas as crianças poderão levar para casa seus álbuns e assim, os pais verão a evolução deles e o quanto cresceram e se desenvolveram.

Créditos da Imagem: StockSnap.io
Mas volto a frisar:  cada criança tem  o  seu tempo! Algumas  podem levar mais tempo para se adaptar à rotina escolar, e por isso, necessitam de um período maior para esta  adaptação, principalmente as mais tímidas e com idades menores. Há ainda aquelas crianças que se adaptam com mais facilidade, e, nestes casos, não há necessidade da presença dos pais ou responsáveis junto com a criança na escola.

Lembre-se de manter sempre uma porta aberta para o diálogo e priorizar o bem estar da criança! A parceria ESCOLA e FAMÍLIA é o que garante o sucesso do processo ensino-aprendizagem! 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

REVISTA NOVA ESCOLA. Edição 207, Nov 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!