POTE DA CALMA - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

12/10/2017

POTE DA CALMA


Você conhece ou já ouviu falar do pote da calma?

Ele é um instrumento pedagógico, utilizado para acalmar as crianças em momentos de choro e birra, mas funciona muito bem no trabalho de estimulação precoce de bebês e crianças da educação infantil.

O pote da calma tem inspiração no método montessoriano de ensino. Ele é utilizado para acalmar as crianças em situações de estresse, irritação  e agitação, quando precisam de alguns minutos para se acalmarem para poder explicar o motivo que as levaram a tal situação. Pode ser usado também em momentos de desconcentração.

Quando pequenas, principalmente quando estão no maternal, é muito difícil para as crianças desta fase, expressarem suas tristezas, raiva, frustrações e necessidades. Nestes casos, o pote da calma é um ótimo recurso, pois atraídas pelo brilho, as crianças voltam-se para o momento presente, retomam o foco e organizam seus pensamentos de forma mais clara, e desta forma, conseguem pensar e conversar com o adulto e expor de maneira mais eficiente seus sentimentos.

Trata-se de um pote de vidro ou garrafa com glíter,  que ao ser agitado, o movimento do líquido com o glíter tem efeito tranquilzador, e em outros momentos, chamam a atenção das crianças, fazendo-as recuperar a concentração e diminuir a agitação para poder ouvir o que o professor ou os pais têm a dizer, além de facilitar a reflexão das atitudes e atos por parte delas.

O objetivo é fazer a criança se acalmar, desacelerar os batimentos cardíacos e controlar a respiração.

Além de glíter, estes potes podem ter outros pequenos objetos como lantejoulas de várias cores e tamanhos, estrelinhas coloridas e purpurinas.
Quando os pequenos já estão habituados e adaptados ao contato com artefatos coloridos e com movimentos, o pote da calma também auxilia no desenvolvimento e estímulo da criatividade.

Vale ressaltar que o objeto não é milagroso. Ele funciona para qualquer idade, mas é ideal para crianças menores de dois anos. O ponto fundamental dele é estabelecer o foco, a atenção nos pequenos, que é possível devido a sua constituição: tem movimento, tem cor e é manuseável.  Estas três características podem também ser encontradas em um mobile, por exemplo, e em outros brinquedos pedagógicos.

Há  muitas variações para a preparação do pote da calma. Para fazer o meu utilizei cola glíter, glíter, purpurinas, lantejoulas de várias cores e tamanhos e água, mas tudo é bem simples e fácil de encontrar!  Para  fazer o seu, você precisará de:

✔01 garrafa plástica e transparente ou pote de vidro com tampa e que não vaze
✔02 colheres (sopa) de cola  glíter (escolha cores alegres e vivas)
✔03 colheres (chá ) de purpurina(nas cores de sua preferência ou que seus alunos ou filhos mais gostam)
✔01 gota de corante alimentar (o suficiente para colorir a água)
✔Água quente (o suficiente para encher o vidro ou garrafa 

MODO DE FAZER:
✏ Despejar no vidro a água quente e a cola glíter. Mexa bem, até a cola glíter se desmanchar na água. Em seguida, adicione a purpurina e mexa novamente. Por último, adicione o corante de alimentos. Feche o vidro ou garrafa e misture de novo. Têm pessoas que também adicionam 01 colher de xampu, para evidenciar ainda mais o brilho dentro do pote, mas isso, fica como opção de cada um.

✏ Lembre  de deixar um espaço livre dentro do vidro ou garrafa para que o líquido possa ser agitado.

✏ Feito isto, basta só agitar para que a mágica aconteça!


Nenhum comentário

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!