CAIXA SENSORIAL - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

19/10/2017

CAIXA SENSORIAL

Caixa confeccionada pela
colega Cidinha.
Assim como o pote da calma, a caixa sensorial também é um brinquedo inspirado no método montessoriano de ensino. Ela é indicada para bebês e crianças. Seu objetivo  é o desenvolvimento infantil através da exploração dos sentidos. Como ferramenta pedagógica, ela funciona como forma de estimulação precoce, principalmente para crianças de creche e maternal.

Alguns a chamam de caixa surpresa.

Por meio da caixa sensorial, de maneira lúdica, as crianças podem aprender e experimentar diferentes sensações, sons, texturas, cheiros,  etc.

Através deste  brincar, as crianças desenvolvem  a imaginação,  a atenção,  o equilíbrio,  a observação e a percepção  do mundo a sua volta.

Estas experiências muito contribuirão no processo de aquisição da leitura e escrita e no aprendizado da matemática, pois atividades como a caixa sensorial têm como foco o desenvolvimento da psicomotricidade, coordenação motora, criatividade  e memória.

Crianças são exploradoras por natureza e utilizam seus sentidos, principalmente  o tato, para descobrir o mundo e interpretar  tudo o que existe ao seu redor. Neste sentido, a caixa sensorial é um ótimo recurso para esta aprendizagem.

Você pode trabalhar de várias formas com ela. Vou deixar aqui dois tipos de atividades para trabalhar com os pequenos:

✔ Para crianças do Maternal:
Coloque dentro da  caixa vários objetos de diferentes tamanhos, pesos, cores, formas, texturas, cheiros e sons.  Peça para que cada criança coloque a mão dentro da caixa e  tente adivinhar que objeto ela pegou, mas sem visualizá-lo. Faça várias perguntas como:  O que você acha que é? É grande? É pesado? E por aí vai... Até que a criança adivinhe qual é o objeto.

Aqui o ideal é fazer apenas um tipo de abertura na caixa,  pode ser no centro ou nas laterais, de preferência abertura circular.

✔ Para crianças de Creche:
Para crianças desta faixa etária, pode-se trabalhar com encaixe. Deixe à disposição das crianças vários objetos de diferentes tamanhos, então, elas terão que colocar os brinquedos dentro da caixa, tentando encaixar o objeto de acordo com a abertura feita na caixa.

Faça várias aberturas na caixa, de diferentes tamanhos (façam do tamanho que dê para os pequenos colocarem a mão sem se machucarem), como na foto ao lado.

💡Importante:  Deixem a caixa bem colorida, de forma que chamem a atenção das crianças e as deixe encantadas pela brincadeira!

Nenhum comentário

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!