Volta às Aulas

QUE ATIVIDADES TRABALHAR NOS PRIMEIROS DIAS DE AULA?

Créditos da imagem:  Pixabay / Katrina_S Os primeiros dias de aula são bastante agitados nas escolas de Educação Infantil. Crianças c...



ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

CAIXA SENSORIAL

em 19 de outubro de 2017

Caixa confeccionada pela
colega Cidinha.
Assim como o pote da calma, a caixa sensorial também é um brinquedo inspirado no método montessoriano de ensino. Ela é indicada para bebês e crianças. Seu objetivo  é o desenvolvimento infantil através da exploração dos sentidos. Como ferramenta pedagógica, ela funciona como forma de estimulação precoce, principalmente para crianças de creche e maternal.

Alguns a chamam de caixa surpresa.

Por meio da caixa sensorial, de maneira lúdica, as crianças podem aprender e experimentar diferentes sensações, sons, texturas, cheiros,  etc.

Através deste  brincar, as crianças desenvolvem  a imaginação,  a atenção,  o equilíbrio,  a observação e a percepção  do mundo a sua volta.

Estas experiências muito contribuirão no processo de aquisição da leitura e escrita e no aprendizado da matemática, pois atividades como a caixa sensorial têm como foco o desenvolvimento da psicomotricidade, coordenação motora, criatividade  e memória.

Crianças são exploradoras por natureza e utilizam seus sentidos, principalmente  o tato, para descobrir o mundo e interpretar  tudo o que existe ao seu redor. Neste sentido, a caixa sensorial é um ótimo recurso para esta aprendizagem.

Você pode trabalhar de várias formas com ela. Vou deixar aqui dois tipos de atividades para trabalhar com os pequenos:

✔ Para crianças do Maternal:
Coloque dentro da  caixa vários objetos de diferentes tamanhos, pesos, cores, formas, texturas, cheiros e sons.  Peça para que cada criança coloque a mão dentro da caixa e  tente adivinhar que objeto ela pegou, mas sem visualizá-lo. Faça várias perguntas como:  O que você acha que é? É grande? É pesado? E por aí vai... Até que a criança adivinhe qual é o objeto.

Aqui o ideal é fazer apenas um tipo de abertura na caixa,  pode ser no centro ou nas laterais, de preferência abertura circular.

✔ Para crianças de Creche:
Para crianças desta faixa etária, pode-se trabalhar com encaixe. Deixe à disposição das crianças vários objetos de diferentes tamanhos, então, elas terão que colocar os brinquedos dentro da caixa, tentando encaixar o objeto de acordo com a abertura feita na caixa.

Faça várias aberturas na caixa, de diferentes tamanhos (façam do tamanho que dê para os pequenos colocarem a mão sem se machucarem), como na foto ao lado.

💡Importante:  Deixem a caixa bem colorida, de forma que chamem a atenção das crianças e as deixe encantadas pela brincadeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!