MODELO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL - PDI - CANTINHO EDUCATIVO
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15/04/2024

MODELO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL - PDI

Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay


PARTE I – INFORMAÇÕES E AVALIAÇÃO GERAL DO ALUNO COM (ESPECIFICAR O TRANSTORNO OU DEFICIÊNCIA)

 

1- IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO:

NOME COMPLETO:

DATA DE  NASCIMENTO:

ENDEREÇO:                                                                                                 BAIRRO:

CIDADE:

 

2- DADOS FAMILIARES:

NOME DO PAI:

NOME DA MÃE:

PROFISSÃO, ESCOLARIDADE E IDADE DO PAI:

PROFISSÃO, ESCOLARIDADE E IDADE DA MÃE:

NÚMERO DE IRMÃOS:

MORA COM:

 

3- INFORMAÇÃO ESCOLAR:

Nome da escola:

Endereço da escola:

Ano de escolaridade atual (classe regular):

Idade com que entrou na escola:

História escolar (comum) e antecedentes relevantes:

História escolar (especial) e antecedentes relevantes:

Motivo do encaminhamento para o atendimento educacional especializado (dificuldades apresentadas pelo aluno):

 

4- AVALIAÇÃO GERAL

ÂMBITO FAMILIAR

Apontar de forma descritiva as condições familiares do aluno:

1- Características do ambiente familiar (condições da moradia e atitudes):

2- Convívio familiar (relações afetivas, qualidade de comunicações, expectativas):

3- Condições do ambiente familiar para a aprendizagem escolar:

 

ÂMBITO ESCOLAR:     

Apontar de forma descritiva as condições da escola para atender às Necessidades Educacionais do aluno:

1- Em relação à cultura e filosofia da escola:

2- Em relação à organização da escola (acessibilidade física, organização das turmas; mobiliários adequados, critérios de matrícula, número de alunos nas salas, interação com as famílias, orientação/apoio aos professores, procedimentos de avaliação, formação continuada de professores, desenvolvimento de projetos, atividades propostas para a comunidade escolar, grupos de estudo etc.):

3- Em relação aos recursos humanos (professor auxiliar de sala, instrutor de LIBRAS, tutor na sala de aula, parceria com profissionais da saúde etc):

4- Em relação às atitudes frente ao aluno (alunos, funcionários, professores, gestores, pais etc.)

5- Em relação ao professor da sala de aula regular (formação inicial e continuada, motivação pra trabalhar, reação frente às dificuldades do aluno, aspecto físico da sala de aula, recursos de ensino-aprendizagem, estratégias metodológicas, estratégias avaliativas, apoio de especialistas etc.):

 

5- AVALIAÇÃO DO ALUNO:

5.1- CONDIÇÕES DE SAÚDE GERAL:

Caso o aluno apresente alguma deficiência, problemas de comportamento e/ou problemas de saúde, descreva:

1- Tem diagnóstico da área da saúde que indica surdez, deficiência visual, deficiência física, deficiência intelectual ou transtorno global de desenvolvimento? Se sim, qual a data e resultado do diagnóstico? Se não, qual é a situação do aluno quanto ao diagnóstico?

2- Tem outros problemas de saúde? Se sim, quais?

3- Faz uso de medicamentos controlados?  Se sim, quais? O medicamento interfere no processo de aprendizagem? Explique.

4- Existem recomendações da área da saúde? Se sim, quais?

 

5.2- NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO:

Caso o aluno apresente alguma necessidade educacional especial, descreva:

1-  Deficiência(s) ou suspeita de deficiência(s) específica(s) apresentada(s):

2- Sistema linguístico utilizado pelo aluno, na sua comunicação:

3- Tipo de recurso e/ou equipamento já utilizado pelo aluno:

4- Tipo de recurso e/ou equipamento que precisa ser providenciado para o aluno:

5- Implicações da NEE do aluno para a acessibilidade curricular:

6- Outras informações relevantes:

 

5.3- DESENVOLVIMENTO DO ALUNO:

FUNÇÃO COGNITIVA:

PERCEPÇÃO (considerar as potencialidades e dificuldades):

Ao avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: percepção visual, auditiva, tátil, sinestésica, espacial e temporal.

Observações:

 

ATENÇÃO (considerar as potencialidades e dificuldades):

Ao avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: seleção e manutenção de foco, concentração, compreensão de ordens, identificação de personagens.

Observações:

 

MEMÓRIA (considerar as potencialidades e dificuldades):

Ao avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: memória auditiva, visual, verbal e numérica.

Observações:

 

LINGUAGEM (considerar as potencialidades e dificuldades):

Ao avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos compreensão da língua oral, expressão oral, leitura,  escrita, uso de outros sistemas linguísticos (LIBRAS, comunicação alternativa etc.)

Observações:

 

RACIOCÍNIO LÓGICO (considerar as potencialidades e dificuldades):

Ao avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: compreensão de relações de igualdade e diferença, reconhecimento de absurdos e capacidade de conclusões lógicas; compreensão de enunciados; resolução de problemas cotidianos; resolução de situações-problema, compreensão do mundo que o cerca, compreensão de ordens e de enunciados, causalidade, sequência lógica etc.

Observações:

 

FUNÇÃO MOTORA :          

DESENVOLVIMENTO E CAPACIDADE MOTORA (considerar as potencialidades e dificuldades):

Ao avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: postura, locomoção, manipulação de objetos e combinação de movimentos, lateralidade, equilíbrio, orientação espaço-temporal, coordenação motora.

Observações:

 

FUNÇÃO PESSOAL -SOCIAL:    

ÁREA EMOCIONAL – AFETIVA – SOCIAL (considerar as potencialidades e dificuldades):

Ao avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: estado emocional, reação à frustração, isolamento, medos; interação grupal, cooperação, afetividade.

Observações:

 

Com base nas dificuldades e nas potencialidades apresentadas pelo aluno, indicar quais são as suas necessidades educacionais especiais que constituirão os objetivos no planejamento pedagógico no AEE:

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

PARTE II: PLANO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO

NOME DO ALUNO:                                                          

SÉRIE:

ANO:

DATA DE NASCIMENTO:                                                                       

PERÍODO DA EXECUÇÃO DO PLANO:          

PROFESSORA DO AEE:                         

PROFESSORA DA CLASSE REGULAR:                                                        

 

1- AÇÕES NECESSÁRIAS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO:

ÂMBITOS:    

ESCOLA      

Ações necessárias:

Ações já existentes:           

Ações que precisam ser desenvolvidas: Responsáveis         

                       

SALA DE AULA      

Ações necessárias:

Ações já existentes:           

Ações que precisam ser desenvolvidas: Responsáveis         

                       

FAMÍLIA

Ações necessárias:

Ações já existentes:           

Ações que precisam ser desenvolvidas: Responsáveis         

 

SAÚDE

Ações necessárias:

Ações já existentes:           

Ações que precisam ser desenvolvidas: Responsáveis         

 

2- ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:

Tipo de AEE:           

(  ) sala de recursos multifuncionais

(  ) intérprete na sala regular

(  ) professor de LIBRAS

(  ) tutor em sala de aula regular

(   ) domiciliar

(   ) hospitalar

(  ) outro? Qual?

 

Frequência semanal:        

(   ) 2 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais

(   ) 3 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais

(   ) 4 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais

(   ) 5 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais

(   ) todo o período de aula, na própria sala de aula

(   ) outra? Qual?

 

Tempo de atendimento:

(   ) 50 minutos por atendimento

(   ) durante todas as aulas, na própria sala de aula

(   ) outro? Qual?

 

Composição do atendimento:      

(   ) atendimento individual

(   ) atendimento grupal

(   ) atendimento na própria sala de aula com todos os alunos

 

Outros profissionais envolvidos:

(   ) Fonoaudiologia

(   )  Psicologia

(   )  Assistência Social

(   )  área médica. Qual a especialidade? _______________

(   ) outro? Qual?

 

Orientações a serem realizadas pelo professor de AEE:

(   ) orientação ao professor de sala de aula. Quais?

(   ) orientação ao professor de Educação Física. Quais?

(   ) orientação aos colegas de turma. Quais?

(   ) orientação ao diretor da escola. Quais?

(   ) orientação ao coordenador pedagógico. Quais?

(   ) orientação à família do aluno. Quais?

(   ) orientação aos funcionários da escola. Quais?

(   ) outras orientações. Quais?

 

3- SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:

ÁREAS A SEREM TRABALHADAS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:   

Apontar as áreas e o que será desenvolvido com o aluno, em cada uma delas, no AEE:

Área Cognitiva

Área Motora

Área Social

 

OBJETIVOS:

Descrever os objetivos que pretende alcançar com o aluno, em cada área, no AEE:

 

ATIVIDADES DIFERENCIADAS:

Descrever as atividades que pretende desenvolver no AEE com o aluno:

(   ) comunicação alternativa

(   ) informática acessível

(   ) LIBRAS

(   ) adequação de material

(   ) outra? Qual?

 

METODOLOGIA DE TRABALHO:

Descrever o plano de ação metodológica utilizado com o aluno, no AEE:

 

RECURSOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS:

Descrever os recursos/equipamentos que serão produzidos e utilizados para o aluno, no AEE:

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:      

Descrever o período e pontuar os critérios que serão utilizados para avaliar o desempenho do aluno, no AEE:

 

AVALIAÇÃO DO PERÍODO:

No final do período, descrever as conquistas do aluno e quais objetivos foram alcançados, no AEE. Registrar de que forma as ações do AEE repercutiram no desempenho escolar do aluno.

 

DATA:

NOME DA PROFESSORA DO AEE:

ASSINATURA DO PROFESSOR DO AEE:

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Curso AEE - UNESP Marília

Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/af-livro_9_poker_v7.pdf.



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