LEV VYGOSTSKY - A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SE DÁ POR MEIO DA INTERAÇÃO E DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS - CANTINHO EDUCATIVO
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12/04/2024

LEV VYGOSTSKY - A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SE DÁ POR MEIO DA INTERAÇÃO E DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS

 




Lev Semenovich Vygotsky, nasceu em Orsha, em 17 de novembro de 1896, na  Bielorrússia.  Morreu jovem, com apenas 37 anos de idade, em 11 de junho de 1934, em  Moscou, devido a tuberculose, doença que já o acompanhava por quatorze anos.


Vygostsky e Piaget viveram na mesma época, mas nunca se encontraram, não chegaram a se conhecer, devido basicamente às questões políticas da época, principalmente por causa de Vygostky, que vivia na Rússia e passava pela Revolução Russa. Os conflitos políticos foram também os responsáveis pela obra de Vygotsky não ser conhecida naquele período e só ser descoberta e valorizada muitos anos após a sua morte, nos fins anos 70 e 80.


Apesar de morrer precocemente, Vygotsky concebeu uma obra vasta e mesmo 86 anos após sua morte, essa obra ainda está em pleno processo de descoberta e continua a ser influente hoje em dia nos meios educacionais. É impressionante o que ele produziu em uma vida tão curta e como nos dias atuais as suas ideias fomentam debates ao redor do mundo sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças  e aprendizagem.


Vygotsky foi o pioneiro na elaboração do conceito de teoria sociointeracionista do conhecimento, que define a aprendizagem como um processo social decorrente das interações sociais com outros indivíduos e com o ambiente. A sua teoria de aprendizagem dá ênfase ao papel das relações sociais no desenvolvimento cognitivo da criança, ou seja, o desenvolvimento intelectual das crianças é resultado  das interações sociais que elas estabelecem e condições de vida.


Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação e da troca de experiências com outras crianças, pois é nessa troca que o conhecimento e funções sociais são assimilados. De acordo com ele, é importante apostar no potencial de cada aluno e respeitar o ritmo que cada criança tem para aprender, valorizando suas habilidades individuais, por isso, na avaliação o foco não centrar-se somente em determinar o que um aluno já aprendeu, mas no observar as dificuldades de cada criança e de como ela pode avançar na construção do seu conhecimento.


O aluno, de acordo com Vygotsky, não é apenas o sujeito da aprendizagem, ou seja, um sujeito ativo, mas também interativo, aquele que aprende com o outro e com o seu grupo social tudo o que a sociedade produz.


Para Vygotsky, aprendizagem e desenvolvimento são aspectos muito importantes e neste processo, o professor tem papel essencial, fornecendo ferramentas adequadas para que que os alunos avancem em seu conhecimentos, utilizando estratégias e técnicas que facilitam a aprendizagem e  que levem os alunos á autonomia e independência, estimulando o trabalho em grupo,  motivando-os a aprender sempre mais, criando assim o que ele chamava de zonas de desenvolvimento proximal e real, são estes os espaços de intervenção do professor.


Zona de desenvolvimento proximal (ZDP): são habilidades  que a criança ainda não domina, mas está próximo de aprender a dominar.


Zona de desenvolvimento potencial: são habilidades que a criança ainda não domina sozinha, ou seja, ela consegue realizar tarefas e atividades desde que seja ajudada por alguém, que pode ser o professor ou outro aluno.


Zona de desenvolvimento real: é o conhecimento que a criança já domina, já sabe, ou seja, são atividades e habilidades que ela domina sozinha.


De acordo com Vygotsky,  a  aprendizagem é uma experiência social, que depende de quatro fatores:


Mediação: a criança aprende através da interação com o meio e com outras crianças e pela troca de experiências.


Linguagem: é no meio em que a criança está inserida, que ela estabelece suas primeiras relações com a linguagem e com o outro, através da oralidade ela expressa seus desejos, gostos, necessidades, etc e assim organiza seu pensamento.


Cultura: determina a maneira de pensar, são as conexões da criança  com o mundo a sua volta, permitindo a ela construir a interpretação do mundo real.


Processo de  internalização: cada criança tem um ritmo para aprender e também uma maneira própria de assimilar e organizar mentalmente aquilo que aprendeu. O desenvolvimento intelectual da criança se dá de fora para dentro, através das influências sociais, por meio da interação com o outro e com o meio a sua volta. É nas relações sociais que a criança constrói e por meio delas que ela internaliza os elementos da cultura.


Para Vygotsky é na escola que a criança estabelece as primeiras conexões com o mundo, interagindo com o ambiente e com outras crianças. E por isso, o professor deve ser o mediador desse processo, planejando suas intervenções e criando um ambiente de participação e colaboração dentro da sala de aula. Deve estar atento para permitir que os alunos construam seus conhecimentos com participação ativa e interação com os colegas e também na atividades em grupo com cooperação de todos.


O ambiente escolar, segundo Vygotsky deve ser estimulador e favorável para que a interação e troca de experiências aconteçam. Deve possibilitar a criação de ambientes de participação, colaboração, cooperação e constantes desafios.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky - aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. Ed. Scipione, São Paulo, 1997.


REGO, Teresa Cristina. Vygotsky - Uma Perspectiva Histórico-Cultural da Educação. Ed. Vozes, Petrópolis, Rio de Janeiro, 1995.


Vygotsky, L. S. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1991.


____________ Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo. Martins Fontes, 1991.



👉 https://novaescola.org.br/conteudo/382/lev-vygotsky-o-teorico-do-ensino-como-processo-social





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