ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA AJUDAR O SEU ALUNO A LARGAR A CHUPETA

em 10 de agosto de 2020

Créditos da imagem: Public Domain Pictures.net 
Quem é professor de Educação Infantil, sabe que muitas vezes é difícil fazer com que as crianças guardem as chupetas ou não façam uso delas durante a realização de atividades, sejam elas em folhas, livros ou ao ar livre.

Já falamos aqui no blog que o uso da chupeta pode ajudar na adaptação escolar, pois ela é um objeto que acalma a criança quando o vínculo com o professor e colegas ainda não foi totalmente estabelecido.

Todavia, ele é um objeto transicional, ou seja, é o mediador entre o mundo externo e interno da criança,  auxiliando-a  a experimentar situações novas, dando segurança a ela, pois a faz lembrar de algo que tem apego afetivo, no caso a sua casa, seus pais, fazendo-a aceitar a realidade externa, no nosso caso, a permanência na escola e a ausência da mãe ou responsável por um determinado tempo.

Quando os vínculos afetivos já foram estabelecidos, a tendência é a criança abandonar paulatinamente o seu uso e adquirir outros interesses. Mas há casos em que a persistência é maior e a resistência também.

É fato que o uso constante da chupeta pode causar alterações no desenvolvimento dos ossos do rosto da criança, como a deformação de dentes e boca, pode causar atraso na evolução da fala e prejudicar a respiração, além de criar um hábito de difícil remoção. Por isso, o uso da chupeta deve ser tolerado, mas não incentivado.  
Créditos da imagem: Pixabay / Gadini


Com a minha última turma de Maternal, percebi  uma certa resistência por parte dos meus alunos em  guardar a chupeta na hora de realizar as atividades  e durante a roda da conversa (muitos falavam com a chupeta na boca),  o que dificultava a compreensão da fala ou o que desejavam expressar.

Crianças dessa faixa etária (2 – 3 anos),  gostam muito de histórias com príncipes e princesas e foi pensando nisso, que resolvi realizar esta atividade.  Eu sempre disse para os meus alunos que,  as meninas eram minhas princesas e os meninos  meus príncipes.  Por isso, foi fácil fazer a associação de que princesas e príncipes  não chupavam chupeta nas histórias em que apareciam.

Funcionou muito bem com a minha turma! Por isso estou compartilhando esta experiência com vocês, quem sabe ela não pode ajudá-los também!


ATIVIDADE
💗 TEMA: CHUPETA

💗 DESENVOLVIMENTO: RODA DA CONVERSA

💗 OBJETIVOS:

👶  Incentivar a autonomia e independência das crianças;
👶 Consolidar o vínculo afetivo  entre professor e a turma;
👶 Estimular o abandono paulatino da chupeta na sala de aula.

💗 ENCAMINHAMENTO DA ATIVIDADE:

✔ Com  os alunos em círculo, inicie a aula conversando sobre o chupar chupeta na classe. De maneira lúdica, fale sobre o que o uso prolongado da chupeta pode causar: dificuldade para respirar, problemas faciais e de dentição, além de dificultar a comunicação.

✔ Traga para a classe diversos livros de histórias, pode ser livros repetidos, mas que contenham histórias com princesas e príncipes. Deixe as crianças manusearem a vontade vários livros de histórias.

✔ Leve-as a observação e questionamento a respeito do tema, perguntando se a  Branca de Neve, a Cinderela, a Bela Adormecida, e outras princesas e também o príncipe, nas histórias  em que apareciam não chupavam chupeta.

✔ Ao final da atividade,  confeccione  coroas (príncipes e princesas)  e varinhas mágicas (para fazer a mágica de guardar a chupeta),  para que as crianças que chupam  chupeta na classe sejam  motivadas a deixá-la dentro da bolsa e até mesmo em casa.


🔔 Para obter os moldes das coroas clique 👉 aqui!


💗 QUER SABER MAIS?





👉 BRASIL ESCOLA - CANAL DO EDUCADOR: CHUPETA: AJUDE SEU FILHO A DEIXÁ-LA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!