PROJETO COPA DO MUNDO - ENSINO INFANTIL - CANTINHO EDUCATIVO


ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

segunda-feira, 2 de abril de 2018

PROJETO COPA DO MUNDO - ENSINO INFANTIL

Créditos da Imagem: Pixabay / Mote Oo

PÚBLICO ALVO: Alunos da  Educação Infantil.
DURAÇÃO: 4 meses - de abril a julho de 2018.

INTRODUÇÃO:
A Copa do Mundo é um momento oportuno não só para a promoção do futebol, mas também para a divulgação da  diversidade cultural  dos países que dela  participam. Por isso, o trabalho com mapas  e globo  terrestre é muito importante.  Atividades assim, fazem com que os pequenos conheçam as diferentes culturas existentes nas diversas partes do mundo.

JUSTIFICATIVA:
Eventos como a Copa do Mundo  são excelentes oportunidades para  se desenvolver e estimular o conhecimento e as competências curriculares. O projeto a ser desenvolvido visa um trabalho interdisciplinar, envolve várias competências curriculares, habilidades e atividades dentro da escola, visando o desenvolvimento psicomotor, a expressão corporal, a expressão artística, a identidade e autonomia e  a ampliação do conhecimento de mundo.

OBJETIVOS GERAIS:
·      Conhecer, respeitar e valorizar  a cultura de cada País envolvido no evento;
·      Desenvolver o respeito ao próximo;
·      Desenvolver a socialização;
·    Evidenciar o repúdio à discriminação de qualquer forma, baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo;
·      Compreender e respeitar  a necessidade  do trabalho coletivo;
·      Reforçar o espírito patriótico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·      Conhecer a história das Copas;
·      Identificar os países participantes da Copa do Mundo 2018;
·      Identificar os países através da bandeira e cores;
·      Valorizar o respeito à diversidade cultural e social;
·      Evidenciar que todos os países têm o seu Hino Nacional.

ESTRATÉGIAS
·      Pesquisas em jornais, livros, revistas ou Internet;
·      Exposição de  textos em murais; 
·      Exposição de cartazes;
·      Hino Nacional Brasileiro;
·      Bandeira do Brasil;
·      Bandeira dos adversários do Brasil;
·      Bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo;
·      Confecção de Bandeirinhas dos países participantes da copa do mundo;
·      Música da Copa;
·      Cruzadinhas;
·      Caça-palavras;
·      ecoração da escola e da sala de aula;
·      Pesquisa sobre a Copa do Mundo;
·      Mural de notícias: com recorte e colagem de noticiários diários;
·      Álbuns de figurinhas;
·      Agenda da copa: quando e onde serão os jogos do Brasil de outros países;
·      Análise do placar dos jogos do Brasil e dos demais países;
·      Utilização do mapa para localizar a sede da copa e as sedes do Brasil e  de outros países.

RECURSOS UTILIZADOS:
·      Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado);
·      Palitos de churrasco, de sorvete, etc;
·      Tesoura com ponta arredondada;
·      Cola branca e colorida;
·      Lápis de cor;
·      Giz de cera;
·      Giz de lousa;
·      Massa de modelar;
·      Tinta guache;
·      Régua;
·      Gliter de diversas cores;
·      T.N.T;
·      Livros;
·      Mapas;
·      Globo terrestre;
·      Revistas;
·      Textos diversos;
·      Aparelho de TV e DVD;
·      Computador;
·      Projetor data show;
·      Rádio;
·      CDs;
·      Vídeos;
·      Lápis;
·      Cadernos;
·      Cartazes;
·      Sucatas;
·      Blocão;
·      Pintura a dedo;
·      Gibi;
·      Filmes;
·      Fotografias;
·      CD ROOM.

CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
·      Atividades orais e escritas;
·      Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo;
·      Brincadeiras;
·      Músicas;
·      Danças;
·      Coreografias;
·      Grito de guerra;
·      Torcida organizada;
·      Pinturas,
·      Dobraduras;
·      Recortes;
·      Histórias com fantoches;
·      Massinha de modelar;
·      Painéis
·      Pesquisas;
·      Roda da conversa;
·      Dramatizações;
·      Elaboração de textos espontâneos;
·      Criação de histórias;
·      Vídeos
·      Teatro;
·      Montar um álbum de figurinhas da copa;
·      Confecção de viseiras da copa;
·      Confecção de bandeirinhas para enfeitar a escola e a sala de aula;
·      Desenhos livres sobre a copa;
·      Exposição de trabalhos;
·      Confecção de cartazes.

AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto.
A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade, onde será possível verificar se houve êxito nos objetivos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Projeto sujeito à flexibilidade, portanto poderá ser mudado ou acrescentado, de acordo com as expectativas da classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!