02/04/2018
PROJETO COPA DO MUNDO - ENSINO INFANTIL
![]() |
Créditos da Imagem: Pixabay / Mote Oo |
PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil.
DURAÇÃO: 4 meses.
INTRODUÇÃO
A Copa do Mundo é um momento oportuno não só para a promoção do futebol, mas também para a divulgação da diversidade cultural dos países que dela participam. Por isso, o trabalho com mapas e globo terrestre é muito importante. Atividades assim, fazem com que os pequenos conheçam as diferentes culturas existentes nas diversas partes do mundo.
JUSTIFICATIVA
Eventos como a Copa do Mundo são excelentes oportunidades para se desenvolver e estimular o conhecimento e as competências curriculares. O projeto a ser desenvolvido visa um trabalho interdisciplinar, envolve várias competências curriculares, habilidades e atividades dentro da escola, visando o desenvolvimento psicomotor, a expressão corporal, a expressão artística, a identidade e autonomia e a ampliação do conhecimento de mundo.
OBJETIVOS GERAIS
Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada País envolvido no evento;
Desenvolver o respeito ao próximo;
Desenvolver a socialização;
Evidenciar o repúdio à discriminação de qualquer forma, baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo;
Compreender e respeitar a necessidade do trabalho coletivo;
Reforçar o espírito patriótico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer a história das Copas;
Identificar os países participantes da Copa do Mundo;
Identificar os países através da bandeira e cores;
Valorizar o respeito à diversidade cultural e social;
Evidenciar que todos os países têm o seu Hino Nacional.
ESTRATÉGIAS
Pesquisas em jornais, livros, revistas ou Internet;
Exposição de textos em murais;
Exposição de cartazes;
Hino Nacional Brasileiro;
Bandeira do Brasil;
Bandeira dos adversários do Brasil;
Bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo;
Confecção de Bandeirinhas dos países participantes da copa do mundo;
Música da Copa;
Cruzadinhas;
Caça-palavras;
Decoração da escola e da sala de aula;
Pesquisa sobre a Copa do Mundo;
Mural de notícias: com recorte e colagem de noticiários diários;
Álbuns de figurinhas;
Agenda da copa: quando e onde serão os jogos do Brasil de outros países;
Análise do placar dos jogos do Brasil e dos demais países;
Utilização do mapa para localizar a sede da copa e as sedes do Brasil e de outros países.
RECURSOS UTILIZADOS
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado);
Palitos de churrasco, de sorvete, etc;
Tesoura com ponta arredondada;
Cola branca e colorida;
Lápis de cor;
Giz de cera;
Giz de lousa;
Massa de modelar;
Tinta guache;
Régua;
Gliter de diversas cores;
T.N.T;
Livros;
Mapas;
Globo terrestre;
Revistas;
Textos diversos;
Aparelho de TV e DVD;
Computador;
Projetor data show;
Rádio;
CDs;
Vídeos;
Lápis;
Cadernos;
Cartazes;
Sucatas;
Blocão;
Pintura a dedo;
Gibi;
Filmes;
Fotografias;
CD ROM.
CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS
Atividades orais e escritas;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo;
Brincadeiras;
Músicas;
Danças;
Coreografias;
Grito de guerra;
Torcida organizada;
Pinturas,
Dobraduras;
Recortes;
Histórias com fantoches;
Massinha de modelar;
Painéis
Pesquisas;
Roda da conversa;
Dramatizações;
Elaboração de textos espontâneos;
Criação de histórias;
Vídeos;
Teatro;
Montar um álbum de figurinhas da copa;
Confecção de viseiras da copa;
Confecção de bandeirinhas para enfeitar a escola e a sala de aula;
Desenhos livres sobre a copa;
Exposição de trabalhos;
Confecção de cartazes.
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá realizar-se de maneira contínua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto.
A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade, onde será possível verificar se houve êxito nos objetivos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Projeto sujeito à flexibilidade, portanto poderá ser mudado ou acrescentado, de acordo com as expectativas da classe.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8b6IN9_XhUgRonkRSLUKRhSlrrwqWDDH35eKlnDXSZQVibTe7mauwLk7qMcNB11ejcfW0xJnQHs5NnR0OH0FA00gzHPFVCKRgKOpVmAJwz0aXWm5qxNFaeyu9D4YvRRLBVKin07v0TgGBYSsEORs55XuNfvX97iAXBoCIEYciHzL1tY2UAX2PSjiF/s320/ASSINATURA%20DO%20BLOG.gif)
Nenhum comentário
Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.
Volte sempre! Este espaço é seu!!!