Volta às Aulas

QUE ATIVIDADES TRABALHAR NOS PRIMEIROS DIAS DE AULA?

Créditos da imagem:  Pixabay / Katrina_S Os primeiros dias de aula são bastante agitados nas escolas de Educação Infantil. Crianças c...



ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

PROJETO COPA DO MUNDO - ENSINO INFANTIL

em 2 de abril de 2018

Créditos da Imagem: Pixabay / Mote Oo

PÚBLICO ALVO: Alunos da  Educação Infantil.
DURAÇÃO: 4 meses - de abril a julho de 2018.

INTRODUÇÃO:
A Copa do Mundo é um momento oportuno não só para a promoção do futebol, mas também para a divulgação da  diversidade cultural  dos países que dela  participam. Por isso, o trabalho com mapas  e globo  terrestre é muito importante.  Atividades assim, fazem com que os pequenos conheçam as diferentes culturas existentes nas diversas partes do mundo.

JUSTIFICATIVA:
Eventos como a Copa do Mundo  são excelentes oportunidades para  se desenvolver e estimular o conhecimento e as competências curriculares. O projeto a ser desenvolvido visa um trabalho interdisciplinar, envolve várias competências curriculares, habilidades e atividades dentro da escola, visando o desenvolvimento psicomotor, a expressão corporal, a expressão artística, a identidade e autonomia e  a ampliação do conhecimento de mundo.

OBJETIVOS GERAIS:
·      Conhecer, respeitar e valorizar  a cultura de cada País envolvido no evento;
·      Desenvolver o respeito ao próximo;
·      Desenvolver a socialização;
·    Evidenciar o repúdio à discriminação de qualquer forma, baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo;
·      Compreender e respeitar  a necessidade  do trabalho coletivo;
·      Reforçar o espírito patriótico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·      Conhecer a história das Copas;
·      Identificar os países participantes da Copa do Mundo 2018;
·      Identificar os países através da bandeira e cores;
·      Valorizar o respeito à diversidade cultural e social;
·      Evidenciar que todos os países têm o seu Hino Nacional.

ESTRATÉGIAS
·      Pesquisas em jornais, livros, revistas ou Internet;
·      Exposição de  textos em murais; 
·      Exposição de cartazes;
·      Hino Nacional Brasileiro;
·      Bandeira do Brasil;
·      Bandeira dos adversários do Brasil;
·      Bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo;
·      Confecção de Bandeirinhas dos países participantes da copa do mundo;
·      Música da Copa;
·      Cruzadinhas;
·      Caça-palavras;
·      ecoração da escola e da sala de aula;
·      Pesquisa sobre a Copa do Mundo;
·      Mural de notícias: com recorte e colagem de noticiários diários;
·      Álbuns de figurinhas;
·      Agenda da copa: quando e onde serão os jogos do Brasil de outros países;
·      Análise do placar dos jogos do Brasil e dos demais países;
·      Utilização do mapa para localizar a sede da copa e as sedes do Brasil e  de outros países.

RECURSOS UTILIZADOS:
·      Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado);
·      Palitos de churrasco, de sorvete, etc;
·      Tesoura com ponta arredondada;
·      Cola branca e colorida;
·      Lápis de cor;
·      Giz de cera;
·      Giz de lousa;
·      Massa de modelar;
·      Tinta guache;
·      Régua;
·      Gliter de diversas cores;
·      T.N.T;
·      Livros;
·      Mapas;
·      Globo terrestre;
·      Revistas;
·      Textos diversos;
·      Aparelho de TV e DVD;
·      Computador;
·      Projetor data show;
·      Rádio;
·      CDs;
·      Vídeos;
·      Lápis;
·      Cadernos;
·      Cartazes;
·      Sucatas;
·      Blocão;
·      Pintura a dedo;
·      Gibi;
·      Filmes;
·      Fotografias;
·      CD ROOM.

CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
·      Atividades orais e escritas;
·      Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo;
·      Brincadeiras;
·      Músicas;
·      Danças;
·      Coreografias;
·      Grito de guerra;
·      Torcida organizada;
·      Pinturas,
·      Dobraduras;
·      Recortes;
·      Histórias com fantoches;
·      Massinha de modelar;
·      Painéis
·      Pesquisas;
·      Roda da conversa;
·      Dramatizações;
·      Elaboração de textos espontâneos;
·      Criação de histórias;
·      Vídeos
·      Teatro;
·      Montar um álbum de figurinhas da copa;
·      Confecção de viseiras da copa;
·      Confecção de bandeirinhas para enfeitar a escola e a sala de aula;
·      Desenhos livres sobre a copa;
·      Exposição de trabalhos;
·      Confecção de cartazes.

AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto.
A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade, onde será possível verificar se houve êxito nos objetivos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Projeto sujeito à flexibilidade, portanto poderá ser mudado ou acrescentado, de acordo com as expectativas da classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!