PAUTA PARA REUNIÃO DE PAIS - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

06/02/2014

PAUTA PARA REUNIÃO DE PAIS

A primeira reunião de pais é muito importante, portanto, seria interessante incentivar a presença de todos, pois é nesta primeira reunião que, nós professores, esclareceremos dúvidas, explicaremos como é a rotina da escola e também da sala de aula, como desenvolvemos o nosso trabalho, a nossa postura diante da recusa na realização e participação nas atividades, nas possíveis brigas entre os colegas da classe, mordidas, beliscões, empurrões, etc... e quais os procedimentos que a escola adota em caso de eventuais ocorrências.

Para tanto, compartilho com vocês a minha pauta de reuniões, que uso na primeira reunião de pais. Espero que ajude a todos!


PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS

PROFESSORA: _______________________________________

DATA: _____/_____/_____

TURMA: _____________________________________


ASPECTOS A SEREM PONTUADOS NA REUNIÃO:

ENTRADA E SAÍDA DOS ALUNOS: Evidencie aqui para que se evite atrasos na entrada (pois a criança que chega atrasada, perde o momento da colhida, além de ficar envergonhada por ter chegado por último e no momento, ser o centro das atenções). Ratifique também para a pontualidade na saída da escola (as crianças que ainda estão se adaptando à escola, apresentam uma certa ansiedade, quando vêem que as mães dos seus amiguinhos chegaram e as delas não).
* Eu sempre gosto de neste momento também pontuar que, caso os pais necessitem retirar a criança antes do horário da saída, que eles comuniquem primeiro a direção da escola, para que esta autorize a saída da criança e que tenha um motivo plausível para tal, ou seja, em caso de extrema necessidade.

ENTREGA DOS ALUNOS: Ter sempre uma pessoa fixa para buscar o aluno na saída e maior de idade: caso mude avisar a professora.

ENDEREÇO: Manter o endereço e telefone atualizados na secretaria da escola e para o professor.

EVENTOS EXTRA-CLASSE: Quando estes eventos ocorrem, como passeios, piqueniques, cinema, teatro, deve-se sempre pedir autorização aos pais, e esta autorização deve ser mandada para casa previamente, para que até o dia do evento todos estejam devidamente autorizados. 
* As autorizações devem ser feitas por escrito (podem ser xerocadas, mimeografadas), mas NUNCA, só "de boca". Elas devem ser preenchidas corretamente e assinadas (com caneta) pelos pais ou responsáveis e entregues para a professora antecipadamente ao dia do evento.

CRIANÇA DOENTE: A criança doente ou em tratamento rigoroso, deverá permanecer em casa até a sua melhora. No caso de doença contagiosa, como caxumba, catapora, conjuntivite, a criança será dispensada das aulas, e no seu retorno, deverá apresentar atestado médico comunicando que ela está em condições para frequentar as aulas.
* Eu, particularmente, não gosto de medicar a criança (às vezes a mãe coloca na mochila da criança xarope ou algum outro remédio que a criança esteja tomando, com horários rígidos para serem tomados por ela, e pede que você dê o remédio na hora determinada). Mas nós, estamos atentos à rotina da sala de aula, evitando brigas, auxiliando nas dificuldades dos alunos e  o horário da medicação passa desapercebido... Por isso, eu prefiro que a mãe venha para medicar a criança.

PIOLHO: Olhar sempre a cabeça da criança.

COMPORTAMENTO: Aqui podem ser mencionadas as dificuldades encontradas para o desenvolvimento de um bom trabalho em sala de aula. Se as crianças gritam, falam muito alto, brigam muito, apresentam dificuldade em obedecer regras, dificuldade na partilha dos brinquedos e materiais de uso comum na sala de aula, guardam os brinquedos, demonstram interesse na execução e participação nas atividades em sala de aula.

Lembre-se de evidenciar que
* Brigas, beliscões, empurrões, mordidas, arranhões, isso eventualmente pode acontecer, pois são situações próprias da idade, mas isso não quer dizer que a professora não toma nenhuma atitude dentro da sala de aula, ou não esteja atenta para tais acontecimentos.

Os pais serão convidados a comparecer à Escola, caso o aluno apresente algum problema de aprendizagem e/ou comportamento.

DIA DO BRINQUEDO: Estipular o dia.

 É válido aqui lembrar os pais que: 
* Evitar de mandar brinquedos novos, para não ter perigo de acontecer algum estrago; colocar o nome da criança no brinquedo para que, se alguém levar o brinquedo errado embora, a troca seja facilitada; brinquedos como skate, patins, patinetes, bicicletas, brinquedos eletrônicos e outros do gênero não devem ser trazidos para a escola, pois representam um risco maior de acidentes com as crianças. 
* Mandar brinquedos somente no dia estipulado pelo professor.
* Evitar que a criança  traga para a escola objetos desnecessários, para evitar possíveis brigas por causa dos mesmos.
Doces, balas, chicletes e outros: Não deixar que a criança entre na classe comendo ou chupando tais doces e também não traga na mochila. Caso traga tais doces, que então seja para dividir com todos os amiguinhos da classe.

DIA DO PARQUE: Estipular o dia.

DIA PARA CONVERSAR COM A PROFESSORA OU PSICÓLOGA: caso necessite.
* No dia a dia, eu sempre oriento os pais a conversar comigo antes de inciar a aula ou ao término do período, explico que quando já estamos dentro da classe ou ficamos na porta da mesma, é um pouco complicado prestar atenção, pois há a acolhida e o acomodo das crianças na classe, sem contar que não estamos atentos se algo acontecer, não é mesmo?

PROPOSTA DE TRABALHO: Aqui evidencie como é o seu trabalho em sala de aula.

LIÇÃO DE CASA: Evidenciar que a lição de casa deve ser sempre feita pela criança, com o acompanhamento dos pais.

ESPAÇO PARA ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS DOS PAIS:

Deixe claro que a escola e o professor estarão sempre abertos ao diálogo e que a prioridade é o bem estar da criança. Enfatize que  a união e parceria dos pais, professores e direção é o sucesso da Escola!


AGRADECIMENTOS: 

DICA IMPORTANTE:
* FAÇA SEMPRE A SUA LISTA DE PRESENÇA NAS REUNIÕES, PARA QUE NUM OPORTUNO MOMENTO, VOCÊ POSSA CONVIDAR OS PAIS QUE NÃO ESTIVERAM PRESENTES NESTA REUNIÃO, PARA IR ATÉ A ESCOLA CONVERSAR COM VOCÊ, PARA ESCLARECER AS DÚVIDAS QUE ESTES POSSAM TER, COMUNICAR-LHES O QUE FOI EXPLICADO NA REUNIÃO E TAMBÉM EXPOR-LHES A SUA PROPOSTA DE TRABALHO.


CASO TENHAM INTERESSE, LOGO ABAIXO, DEIXO DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD ESTA PAUTA DE REUNIÃO. LEMBRANDO QUE PARA BAIXAR ESTE ARQUIVO, VOCÊ DEVERÁ CLICAR NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA E DEPOIS CLIQUE NOVAMENTE, COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE EM SALVAR COMO.




28 comentários

  1. excelentes dicas!!! muito obrigado!!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Natalia!
      Que bom que vc gostou! ;)

      Excluir
    2. Eu amei as dicas, muito obrigada!

      Excluir
    3. Oi Jéssica!Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Que bom que vc gostou das dicas! Estou feliz em saber disso! Volte sempre! Beijinhos!

      Excluir
  2. Muito ótimo adorei essa pauta de reunião

    ResponderExcluir
  3. Parabéns,
    Gosto de ir em busca de novos horizontes para meu alunos do maternal III, Seu blog me supri as necessidades . Adorei a dica da reunião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clair!!! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo!!!
      Obrigada pelas palavras carinhosas!!! Que bom que este espaço te ajuda!!! Fico feliz que tenha gostado da postagem!!! Parabéns por procurar sempre coisas novas para o seu trabalho pedagógico!!! Continue assim!!!
      Volte sempre que quiser!!! Será sempre muito bem vinda!!!
      Um grande beijo!!!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá Carina! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo!
      Que bom que gostou do modelo de pauta!

      Excluir
  5. Adorei o modelo de pauta, vai me ajudar bastante na minha reunião,obrigada!

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS PELO BLOG, COMPARTILHO SEMPRE COM OS PPROFESSORES.

    ResponderExcluir
  7. Olá Maria Isabel! Bem vinda! Ah... que legal! Que bom que vc compartilha os saberes com seus professores! Que bom que este espaço proporciona isto :)! Volte sempre! Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelas dicas irão me ajudar muito na reunião de início de ano.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada!foi ótima todas as dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jailza! Bem vinda! Que bom que gostou! Espero ter te ajudado! Beijinhos!

      Excluir
  10. Respostas
    1. Oi Janaína! Bem vinda! Que bom que gostou das dicas postadas aqui! Beijinhos!

      Excluir
  11. Respostas
    1. Olá Samanta! Bem vinda! Que bom que a postagem te ajudou! Fico feliz em saber! Beijinhos!

      Excluir

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!