24/02/2013
REGISTRO DE OBSERVAÇÃO
A Educação Infantil é uma fase
muito importante do desenvolvimento infantil.
É nesta etapa que atitudes como: cooperação, socialização, integração
e convívio social com o outro, autonomia
e independência, são bastante
trabalhadas nas escolas destinadas a esta faixa etária. Todas estas práticas
educativas, têm como principal objetivo fazer com que a criança se sinta acolhida e adquira segurança e
confiança para interagir com o meio a sua volta e com o outro, favorecendo
assim, a integração social, a ampliação do seu conhecimento de mundo, a
vivência de novas oportunidades de aprendizagem, o desenvolvimento progressivo
de suas experiências cognitivas e corporais e o respeito e cuidado com o
patrimônio social e cultural. Colaborando assim, para que a criança construa
a sua própria identidade, tenha uma imagem positiva de si mesma, amplie o seu
convívio social, estreitando laços de amizade e estabelecendo vínculo afetivo
com o professor e com os demais profissionais que na escola trabalham.
Ao favorecer a integração com o
outro, a escola está dando a
oportunidade para a criança vivenciar novas situações de aprendizagem, contribuindo para a sua socialização com os
amigos dentro e fora da sala de aula, desenvolvendo e incentivando das atitudes
de valores, boas maneiras, solidariedade, cooperação, respeito e ajuda mútua.
Desta forma, quando trabalhamos
com diferentes situações de
aprendizagem, utilizando-se de atividades lúdicas, como brincadeiras,
dramatizações, roda da conversa, músicas, entre outras, estamos estimulando a inteligência infantil, tornando a escola um local
acolhedor e a aprendizagem algo prazeroso.
Quando valorizamos as trocas de
experiências nas brincadeiras, nas atividades, na roda da conversa e nos
diálogos informais, estamos estimulando a curiosidade da criança, despertando
nelas uma atitude positiva para estas atividades, refletindo sobre situações
problema, buscando possíveis soluções, experimentando e testando as suas
hipóteses, e, assim, desenvolvendo o seu pensamento cognitivo e
psicolinguístico.
Uma ótima atividade que favorece
o desenvolvimento destes conceitos e ainda faz com que a criança reflita sobre a função social da linguagem escrita,
percebendo que ela transmite uma mensagem,
é o registro de atividades de observação.
Atividades como esta, são uma forma de
incentivar e permitir a fala da crianças, permitindo que elas ampliem o seu
vocabulário, além de levá-las à reflexão sobre uma determinada
situação-problema, levantando hipóteses, organizando e expondo as informações com
clareza e coerência.
O registro de atividades de
observação, onde o professor é o escriba, é uma ótima oportunidade de fazer com
que as crianças, ainda que, não saibam ler e escrever convencionalmente, tomem
contato com a escrita, e percebam que ela representa algo, familiarizando-se
com ela nas variadas situações do cotidiano e que há variadas formas para se
representar e transmitir uma mensagem, usamos símbolos (as letras), fotos,
recortes, desenhos, dramatizações, sinais, etc.
Lembre sempre: Precisamos
considerar nosso aluno um leitor desde o primeiro dia de aula!
O registro, desta forma, é compreendido como fonte de informação
valiosa sobre as crianças em seu processo de aprender e interpretar o mundo a sua
volta, e sobre o professor em seu processo de ensinar, possibilitando a ele fazer
uma reflexão contínua da sua prática educativa, analisando os avanços das
crianças no seu processo de construção do conhecimento, revivendo e recuperando histórias do que foi vivenciado e propondo novos encaminhamentos e desafios, para
que as crianças avancem cada vez mais na construções de suas hipóteses e experiências cognitivas.
Segue abaixo, um modelo de diário
de registro de observação. É um roteiro simples, mas condizente com a faixa
etária da criança da Educação Infantil. Esta atividade deve ser feita
coletivamente!
*Neste caso, os alunos observam diariamente, um vaso de planta, trazido pelo professor ou por algum aluno, na sala de aula.
*Pode ser ainda, uma atividade coletiva, onde o professor, juntamente com os alunos, plantaram uma semente e observarão a germinação dela.
ENCAMINHAMENTO DA ATIVIDADE:
- FOTO DA PLANTA (EM DIFERENTES ÉPOCAS);
- NOME DA PLANTA;
- DESCRIÇÃO: NOME CIENTÍFICO, ONDE SE ENCONTRA, ETC;
- DESENHOS COM DATA;
- BICHINHOS QUE A VISITAM;
- COMO ESTÃO AS FOLHAS;
- QUANTO ELA MEDE (COMPRIMENTO E ALTURA);
- BENEFÍCIOS TRAZIDOS.
* Esta atividade pode ser feita em blocão ou em painel fixado na parede da sala de aula.
*O professor também pode fazer com seus alunos livrinhos, onde cada um fará o seu registro também de como foi realizado o trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CURTO, Luís Maruny; MORILLO, Maribel Ministral; TEIXIDÓ, Manuel Miralles. Escrever e ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler. 2 v. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Muito organizado e com atividades que despertam o interesse das crianças. Está de parabéns pelo trabalho,e
ResponderExcluirnós agradecemos. :D
Oi Kakau!!! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo!!! Obrigada pelas palavras carinhosas! Que bom que gostou! Fico feliz em saber! Volte sempre!!! :)
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