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quarta-feira, 13 de julho de 2011

PROJETO PRIMAVERA

TEMA: Estação das Flores.

DURAÇÃO: De acordo com a Escola.

PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Infantil e Fundamental.

JUSTIFICATIVA:
Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona;
Resgate e valorização das cantigas de roda;
Valorização da cultura popular;
Reconhecimento e divulgação da importância das tradições culturais transmitidas através da sabedoria popular.

OBJETIVOS:
Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.

CONTEÚDO:
Atividades orais e escritas;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Móbiles;
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Matérias recicláveis (sucatas);
Histórias com fantoches;
Máscaras de flores trabalhadas;
Massinha de modelar;
Painéis;
Poemas; Rimas; Parlendas;
Exposição de telas – com releitura de obras consagradas.

MATERIAIS UTILIZADOS:
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado);
Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira;
Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos);
Tesoura com ponta arredondada;
Cola branca e colorida;
Lápis de cor;
Giz de cera;
Giz de lousa;
Régua;
Gliter de diversas cores;
T.N.T.

PRODUTO FINAL:  
Festa da Primavera, com apresentação de danças pelos alunos da escola.

AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto.
Neste sentido, espera-se que a criança se torne não apenas um apreciador, mas também assuma seu papel como agente cultural, criando e recriando a realidade à sua volta tendo ferramenta comunicacional a arte e a cultura em suas diferentes linguagens.
A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade.

BIBLIOGRAFIA:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros  curricularesnacionais. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1998.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Documento Introdutório. Brasília: MEC/SEF, 1998.

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