
ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!


13 de julho de 2011
PROJETO ALIMENTAÇÃO, HIGIENE E SAÚDE
Escrito por
TUCA MARTINS DA SILVA
(PARTICIPAÇÃO DA AMIGA SUSANA)
PÚBLICO ALVO: Este projeto é destinado a Educação Infantil e
também ao Ensino Fundamental nas séries iniciais.
DURAÇÃO: Será desenvolvido no
decorrer do ano letivo.
JUSTIFICATIVA:
A escola é um espaço educativo e
formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como
objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas
tecnologias e consumismo exagerado. Então, uma das metas a serem atingidas pela
escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação dos
hábitos de higiene e alimentação a qual deveria já vir formada pela família e
que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes
hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria alimentação
oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato
com uma alimentação diversificada e saudável.
O professor deve manter o aluno
em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos,
a higiene com o corpo e com o ambiente, também orientar os alunos sobre o
exagero que a mídia transmite através de propagandas, desenhos e programas de
televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e
podem prejudicar a saúde.
OBJETIVO GERAL:
Promover o consumo de alimentos
saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a
promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar e criar o hábito de
uma boa alimentação;
Identificar e investigar o valor
nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite e seus
derivados;
Identificar os cuidados com a
higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa
para as refeições;
Identificar e manter os horários
para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a elas;
Identificar e criar o hábito de
uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável;
Desenvolver independência para
manter sua higiene pessoal;
Refletir sobre as suas ações
diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio
ambiente e com a higiene;
Identificar a necessidade de
contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo para
que todos tenham saúde, valorizando as atitudes relacionadas à saúde e ao bem
estar individual e coletivo;
Pesquisar e registrar sobre os
hábitos alimentares da família e do seu grupo.
RECURSOS:
Livros de literatura infantil;
Revistas;
Textos diversos;
Aparelho de TV, DVD e filmes;
Rádio e CDs;
Tintas, pincel, massa de
modelagem, papéis diversos, cola, tesoura;
Material escrito para recorte;
(encarte de super-mercado , farmácia, lojas, revistas, jornal e outros);
Fantoches;
Jogos;
Alimentos para degustação.
PROCEDIMENTOS:
Confeccionar álbum dos alimentos;
Confeccionar cartazes sobre os
alimentos saudáveis e os prejudiciais á saúde;
Confeccionar cartazes sobre os
horários das refeições;
Realizar roda da conversa;
Fazer pesquisas sobre os hábitos
alimentares da família;
Cruzadinhas, labirintos e
caça-palavras;
Contação de histórias com
fantoches;
Jogo da memória;
Bingo das frutas;
Bingo de rótulos;
Atividades de classificação com
rótulos de alimentos, material de higiene e limpeza;
Atividades de escrita, letra
inicial, final, quantas letras, sílabas - (consciência fonológica);
Atividades de mercadinho,
utilizando dinheiro de brincadeira. (compra e venda);
Passeio ao mercado e sacolão
local;
Relatório oral e através de
desenhos sobre as visitas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada
durante todo o decorrer do projeto através de observações, anotações pela
professora, pelas conversas e questionamentos em sala de aula, momento que,
será possível verificar se houve êxito nos objetivos.
ATENÇÃO! É TERMINANTEMENTE PROIBIDO COPIAR, REPRODUZIR E PUBLICAR OS ARTIGOS DESTE BLOG EM OUTROS BLOGS, PÁGINAS, GRUPOS NO FACEBOOK E PINTEREST! NÃO COPIE OU PUBLIQUE O QUE NÃO É SEU COMO SE FOSSE! Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98). Conheça a Lei 9610/98. Para maiores esclarecimentos consulte os Termos de Uso do Blog e a Política de Privacidade do Blog. |
4 comentários:
Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.
Volte sempre! Este espaço é seu!!!
CANTINHO EDUCATIVO

Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meu Nome e Rodrigo Fernando Bernardes da Costa!
ResponderExcluirAdorei seu blog, com certeza voltarei mais vezes aqui!
Olá sou Mileide Dias, seu blog me ajudou muito.tirei dúvidas na minha formação em pedagógia.
ResponderExcluirObrigada
Oi, meu nome é Rosa Helena Pereira dos Santos,trabalho com Ed Inf no Quilombo de Murumuru Planalto amei seu blog estarei sempre lhe visitando buscando novidades.Parabéns.
ResponderExcluirOi, gostei demais desse blog vou sempre visita-lo, parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluirObrigada.