22/08/2025
A CULINÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
![]() |
Trabalhar a culinária na escola é uma forma de despertar e desenvolver nas crianças sentidos como olfato e paladar. Além disso, possibilita aperfeiçoar habilidades como atenção, memória, coordenação motora e criatividade nas crianças.
Além de trabalhar a memória, outras habilidades como a concentração e a paciência também são estimuladas nestas atividades, pois as crianças conseguem compreender e processar com mais facilidade informações como: foco e atenção na execução da receita, sequência de ingredientes e ações no preparo para alcançar o resultado final.
A culinária na escola oferece às crianças amplas oportunidades para desenvolver a coordenação e de forma lúdica e prazerosa, ajuda a colocar em prática conceitos matemáticos, de raciocínio lógico, da linguagem oral e da escrita, além de em reforçar aprendizados nas áreas da ciências e habilidades sociais e afetivas, pois este tipo de atividade é muito divertida, relaxante e acolhedora, onde os alunos podem compartilhar bons momentos, melhorando a relação com os colegas e professores, fortalecendo assim os vínculos afetivos entre professor-aluno, aluno-professor e aluno-aluno.
Como já citamos acima, a culinária na escola ajuda a desenvolver e aprimorar uma série de conhecimentos e habilidades. Auxilia a compreensão e aquisição de:
Habilidades matemáticas básicas: (Quantos ovos precisamos para esta receita? Quantos ingredientes vamos precisar?); de sequenciamento (O que vamos usar primeiro … depois … por último?). Ainda pode ajudar as crianças a compreender melhor, por exemplo, como trabalhar com frações (Quanto é 1 copo e 1/2 de leite liquido? Quanto é ¾ de um copo?).
Habilidades em ciências: aprendizagem sobre grupos de alimentos e como os vegetais crescem, além observar como esses alimentos mudam durante o cozimento.
Habilidades de escrita: aprendizagem sobre a escrita e a estrutura de uma receita.
Cozinhar é uma atividade que possibilita aperfeiçoar diversas habilidades como conhecimento e identificação de alimentos, leitura e compreensão de rótulos de instruções, conhecimento sobre medidas, contagem de tempo e temperatura.
A culinária na escola também ajuda a desenvolver e ampliar nos pequenos o vocabulário, o conhecimento de novas palavras em receitas como nomes de ingredientes, alimentos, métodos de cozimento, etc.
Além disso, permite que as crianças aprendam sobre educação nutricional como conscientização sobre desperdício, aprendizado sobre alimentação saudável, a origem dos alimentos e novos sabores e a importância de uma alimentação saudável, dentre outros.
SINOPSE DO LIVRO:
O título do livro traz em si o enredo dessa história: o preparo de um bolo.
O livro é voltado para a alfabetização, mas também pode ser apresentado no ensino infantil. O livro narra a arte e a criatividade de Anita, uma garota que como todas as outras crianças, não resiste a um lindo e delicioso bolo.
É uma história que encanta as crianças que estão lendo ou ouvindo, contando com belas ilustrações que despertam o interesse e a atenção das crianças.

Nenhum comentário
Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Os comentários passam por um sistema de moderação.
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Não serão aprovados os comentários:
✔ ANÔNIMOS;
✔ Não relacionados ao tema da postagem;
✔ Com pedidos de parcerias;
✔ Com propagandas (spans);
✔ Com links para divulgar seu blog;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões a pessoas e marcas.
Volte sempre! Este espaço é seu!!!