24/07/2025
A UTILIZAÇÃO DO JOGO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
![]() |
Assim como o brincar, os jogos também fazem parte do mundo das crianças. Jogos, brincadeiras e brinquedos estão presentes nos mais variados momentos do dia-a-dia das crianças.
É jogando que a criança busca de maneira lúdica resolver problemas e compreender o que acontece com ela e no mundo a sua volta.
Segundo Piaget, os jogos não são apenas uma forma de divertimento, mas meios muito eficientes que favorecem e contribuem para o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Dentro da sala de aula, os jogos são uma ótima proposta pedagógica, porque proporcionam um trabalho coletivo, de parceria e de grupos. Estimula a cooperação socialização e comunicação. Eles podem ser uma estratégia didática importante para o professor propor situações que façam os alunos repensarem a própria construção dos seus conhecimentos.
Para o jogo se tornar uma situação de aprendizagem é fundamental que o professor proponha jogos, problemas e atividades desafiadoras, planejando intervenções adequadas, colocando novas questões, produzindo e organizando material pedagógico e também estabelecendo maneiras de soluções e regras de funcionamento, garantindo a evolução das estratégias e a socialização das mesmas.
CONDIÇÕES PARA QUE O JOGO SEJA UMA BOA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
* Ter regras claras para todos;
* Apresentar desafios interessantes;
* Permitir a participação ativa de todos os jogadores do começo ao fim do jogo.
A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR EM SITUAÇÕES DE JOGO:
A função do professor é o de garantir o espaço do brincar.
1) Servir de modelo para que as crianças aprendam e percebam as regras e a melhor forma de brincar;
2) Permite ao professor conhecer melhor seus alunos;
3) Ajudar na formação dos grupos ou duplas de jogadores, a de garantir socialização, cooperação e partidas desafiadoras.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, São Paulo: Loyola, 2003.
KISHIMOTO, T.M.. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação.Petrópolis,RJ: Vozes,2 011.
SANTOS, V. R. Jogos na escola: os jogos nas aulas como ferramenta pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2014.

Nenhum comentário
Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Os comentários passam por um sistema de moderação.
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Não serão aprovados os comentários:
✔ ANÔNIMOS;
✔ Não relacionados ao tema da postagem;
✔ Com pedidos de parcerias;
✔ Com propagandas (spans);
✔ Com links para divulgar seu blog;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões a pessoas e marcas.
Volte sempre! Este espaço é seu!!!