A UTILIZAÇÃO DO JOGO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM - CANTINHO EDUCATIVO
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24/07/2025

A UTILIZAÇÃO DO JOGO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Imagem de StockSnap por Pixabay


Assim como o brincar, os jogos  também fazem parte do mundo das crianças. Jogos, brincadeiras e brinquedos estão presentes nos mais variados momentos do dia-a-dia das crianças.


É jogando que a criança busca de maneira lúdica resolver problemas e compreender o que acontece com ela e no mundo a sua volta.


Segundo Piaget, os jogos não são apenas uma forma de divertimento, mas meios muito eficientes que favorecem e contribuem para o desenvolvimento cognitivo das crianças.


Dentro da sala de aula, os jogos são uma ótima proposta pedagógica, porque proporcionam um trabalho coletivo, de parceria e de grupos. Estimula a cooperação socialização e comunicação. Eles podem ser uma estratégia didática importante para o professor propor situações que façam os alunos repensarem a própria construção dos seus conhecimentos.


Para o jogo se tornar uma situação de aprendizagem é fundamental que o professor proponha jogos, problemas e atividades desafiadoras,  planejando intervenções adequadas, colocando novas questões, produzindo e organizando material pedagógico e também estabelecendo maneiras de soluções e regras de funcionamento, garantindo a evolução das estratégias e a socialização das mesmas.


CONDIÇÕES PARA QUE O JOGO SEJA UMA BOA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM:

* Ter regras claras para todos;

* Apresentar desafios interessantes;

* Permitir a participação ativa de todos os jogadores do começo ao fim do jogo.


A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR EM SITUAÇÕES DE JOGO:

A função do professor é o de garantir o espaço do brincar.

1) Servir de modelo para que as crianças aprendam e percebam as regras e a melhor forma de brincar;

2) Permite ao professor conhecer melhor seus alunos;

3) Ajudar na formação dos grupos ou duplas de jogadores,  a de garantir socialização, cooperação e partidas desafiadoras.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, São Paulo: Loyola, 2003.

KISHIMOTO, T.M.. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação.Petrópolis,RJ: Vozes,2 011.

SANTOS, V. R. Jogos na escola: os jogos nas aulas como ferramenta pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2014.


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