22/04/2024
JEAN PIAGET E A TEORIA COGNITIVA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Jean
Piaget (1896-1980), é considerado um dos mais importantes pensadores do século
XX, dedicando boa parte da sua vida a estudar como o conhecimento se dá no
indivíduo desde o seu nascimento.
Desde
muito cedo, Jean Piaget demonstrou uma capacidade analítica usando como
método de pesquisa a observação e também o raciocínio lógico. Ele foi além e
começou a estudar como o conhecimento se desenvolve, desde os sinais mais
primitivos até os mais sofisticados. E foi observando seus filhos e outras
crianças durante brincadeiras e atividades, que Jean Piaget fundamentou a sua
Teoria Cognitiva, investigando principalmente como a criança desenvolve a sua
inteligência, seu pensamento, a sua linguagem e constrói o seu conhecimento.
O
pesquisador suíço sempre acreditou que o principal objetivo da inteligência é
exercer função adaptativa, ou seja, é ajudar as pessoas em sua ambientação ao
meio em que vivem. Os trabalhos produzidos por Piaget servem como base para
explicar muitos elementos da aprendizagem humana e busca compreender o
desenvolvimento do ser humano. Daí o nome dado a sua ciência de Epistemologia
Genética.
Um outro ponto importante a ser
considerado, é que as teorias de Jean Piaget primam pelo rigor científico, ou
seja, ele não somente descreveu o processo de desenvolvimento da inteligência
mas, experimentalmente, comprovou suas teses.
Muito
embora, curiosamente aliás, Piaget nunca tenha tido a intenção de formular uma
teoria específica de aprendizagem, as suas teorias exerceram e ainda exercem
grande influência na Educação, trazendo contribuições importantes para este
campo.
Dentre
estas contribuições destaca-se a linha interacionista de suas teorias, cujo
eixo central é a interação entre o indivíduo e o meio e essa interação se dá
por meio de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao
meio, ou seja, na medida que o indivíduo recebe influência do meio em que vive,
recebe estímulos externos e assim continuamente vai construindo seus
conhecimentos durante toda a sua vida.
Em
suas pesquisas, Piaget desenvolveu a teoria a teoria da construção do
conhecimento, denominada "epistemologia genética", que explica como o
conhecimento é adquirido e estruturado em nossa psique, desde o nascimento até
a vida adulta.
Para
ele as crianças são ativas e agem espontaneamente no meio em que vivem.
Estruturalmente ela e diferente do adulto, mas funcionalmente é igual. Segundo
ele, é no pensamento que se concentra a base para a aprendizagem, e, é através
dele que a inteligência se manifesta. A inteligência, é fenômeno biológico,
condicionado pela base neuronal do cérebro e do organismo, sujeito ao processo
de maturação do mesmo, por isso, de acordo com Piaget, as crianças só conseguem
aprender aquilo para qual estão preparadas assimilar. Neste sentido, os
professores, devem propor atividades que favoreçam e aperfeiçoem o processo de
descoberta dos alunos, mesclando atividades e conteúdos que possibilitem o
desenvolvimento afetivo e intelectual deles.
Em
seu trabalho, Piaget demonstrou que as crianças têm uma maneira própria de
pensar e evoluem de acordo com períodos ou faixas etárias bem definidas, a
saber:
• Período Sensório-motor (0 a 2 anos): exploração do meio se dá através da
percepção e manipulação dos objetos. Fase caracterizada pela conquista através
da percepção e movimentos. Predominância do egocentrismo. Centralização no
próprio corpo. Gostam de imitar situações. Ações como sugar, atirar, bater,
agarrar e chutar são características predominantes neste período.
• Período Pré-operatório (2 a 7 anos): corresponde ao período chamado de
“primeira infância”, onde a linguagem e o desenho começam a ser desenvolvidos.
Com o aparecimento da linguagem, os aspectos:
intelectual, afetivo e social da criança também começam a se modificar,
pois elas passam a interagir e se comunicarem com outros indivíduos.
• Período das Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos): corresponde à fase da
infância propriamente dita. Começa a
desenvolver o raciocínio lógico, a aprendizagem sistemática e a capacidade de
fazer associações e análises lógicas entre números, grandezas, volume,
comprimento, massa, etc. Nesta fase,
começa a ocorrer o equilíbrio e estabilização entre a assimilação e acomodação.
O egocentrismo dá lugar à empatia e as crianças começam a aceitar positivamente
o trabalho em grupo e paulatinamente passam a ter autonomia pessoal.
• Período das Operações formais (11 ou 12 anos em diante): fase da adolescência. O
desenvolvimento da inteligência atinge o seu auge, correspondendo ao nível de
pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático. Esta última fase, começa
por volta dos 12 anos e é durante ela que o indivíduo começa a lidar com as
abstrações. O adolescente começa a levantar hipóteses a respeito do futuro.
Começam a refletir sobre a vida em sociedade e a relação com o próximo.
As
teoria de Piaget causaram e ainda causam grande impacto na educação,
principalmente na formulação de propostas educacionais, onde se evidencia a
importância de se elaborar conteúdos, estratégias e procedimentos didáticos
diferenciados para crianças em cada uma das fases supracitadas, cujo propósito
vise fundamentalmente a melhoria da educação e a garantia de que todas elas
aprendam, respeitando a individualidade o ritmo de cada uma delas. Ao
compreender como se dá esse processo de construção do conhecimento pela
criança, pode-se desenvolver métodos pedagógicos mais eficientes afim de
aperfeiçoar ou substituir os sistemas de ensino já existentes.
A
obra de Piaget é reconhecida em todo mundo e muito contribuiu para compreensão
da formação e construção da inteligência. Resumir a sua teoria não é uma tarefa
fácil, pois sua obra é muito vasta. Piaget trabalhou incansavelmente até às
vésperas de sua morte, aos 84 anos, em 1980, no seu propósito de descobrir e
entender como se dá o desenvolvimento da inteligência humana. Até sua morte,
Piaget deixou escrito por volta de 70 livros e mais de 400 artigos. Tamanha foi
a sua contribuição para a educação universal.
Em
última análise, vale ressaltar que a obra de Jean Piaget não oferece aos
educadores uma didática específica sobre como desenvolver a inteligência do
aluno, mas mostra que cada fase de desenvolvimento apresenta características e
possibilidades que podem ser estimuladas para que a aprendizagem ocorra, e
desta forma, conhecendo estas possibilidades, os professores podem oferecer estímulos
adequados e favorecer um maior desenvolvimento da criança.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
LIMA, Lauro de Oliveira. Piaget para principiantes. 2. ed. São Paulo: Summus, 1980. 284 p.
PIAGET,
J. Seis estudos de psicologia. Editora Forense Universitária, 23 ed. Rio
de Janeiro, 1998.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. 389 p.
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