PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO - PEI - CANTINHO EDUCATIVO
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22/03/2024

PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO - PEI

Foto de Gabrielle Henderson na Unsplash


O PEI, Plano de Ensino Individualizado, é um documento elaborado pelo professor em conjunto com a equipe pedagógica da escola e profissionais que acompanham o aluno em razão da sua deficiência, transtorno e dificuldade de aprendizagem.


 Este documento tem como objetivo principal especificar para estes alunos um planejamento de ensino, de acordo com as necessidades educacionais deles, levando-se em conta também as suas habilidades já consolidadas.


O intuito é colocar para aquele aluno específico um planejamento educacional de acordo com as necessidades dele, em razão da sua deficiência. A elaboração deste plano é feita em  conjunto pela escola e profissionais que acompanham esse aluno.


O PEI é definido como uma estratégia que estabelece um planejamento escolar individualizado, onde são descritas as dificuldades, habilidades consolidadas e as necessidades a serem potencializadas. Cuja avaliação deve ser revista e realizada periodicamente.


É importante ressaltar que, o PEI é um documento que pode ser utilizado não só  para os casos previstos nos artigos 58 e 59 da LDBN (Transtorno do Espectro Autista (TEA), alunos com altas habilidades ou superdotação), mas também para as adaptações razoáveis, previstas na LBI 13146 (Lei Brasileira de Inclusão), ou seja, caso você tenha alunos com dislexia, TDHA ou alguma outra dificuldade de aprendizagem, o PEI pode ser elaborado para atender às necessidades educacionais destes alunos, levando-se em consideração as especificidades de cada um.


É importante ressaltar que o PEI pode fornecer informações muito importantes para conhecer os alunos e ajustar o conteúdo a ser ensinado com as necessidades deles , onde o professor pode selecionar com maior eficiência materiais didáticos e pedagógicos, adaptar  o currículo e ajustar conteúdos,  metodologia e avaliação, de acordo com o que realmente o aluno necessita, tornando assim, as suas intervenções pedagógicas sejam mais atuantes e pontuais.


O PEI é um importante instrumento pedagógico que deve conter as habilidades que o aluno já possui e as que devem ser potencializadas, os conteúdos que serão trabalhados com a criança, os objetivos que queremos alcançar em cada um deles, a metodologia, os recursos a serem utilizados e o prazo para colocar em prática o que foi proposto no documento.


É importante ressaltar que ele é um recurso que ajuda no ajuste das adaptações curriculares, no processo de avaliação no final de cada período letivo e, acima de tudo, ajuda o professor e demais profissionais a conhecer melhor os alunos, bem como suas habilidades consolidadas e as suas necessidades a serem potencializadas.


REFERÊNCIA BOBLIOGRÁFICA;

BRITO, Vilma Miranda.; BASSI, Tania Mara dos Santos. O Plano Educacional Individualizado (PEI) na educação especial: uma contribuição no processo de escolarização da pessoa com deficiência. In: GUILHERME, Willian Douglas. Educação no Brasil: Experiências, Desafios e Perspectivas. 1ª. ed. Ponta Grossa: Atena, v. I, 2019. Cap. 12, p. 106-116.


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