PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL - PDI - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

19/03/2024

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL - PDI

Foto de Headway na Unsplash

Você sabe o que é um PDI – Plano de Desenvolvimento Individual?


Plano de Desenvolvimento Individual, o PDI, é um documento obrigatório elaborado pelas escolas para orientar o trabalho de apoio pedagógico, que deve ser desenvolvido com alunos que necessitam de apoio especializado (AEE) de forma efetiva dentro do contexto escolar, levando-se em consideração as habilidades e dificuldades destes alunos. Este apoio especializado, bem como a elaboração do PDI, estão previstos na LDBN 9394/96, em seu Capítulo V, que trata da Educação Especial, artigos 58 e 59.


O PDI é um planejamento individual com estratégias, objetivos, metas e prazos bem definidos a serem comprimidos a curto, médio e longo prazo. Ele é uma forma eficaz de monitorar o desenvolvimento de diferentes competências e habilidades dos alunos que necessitam de intervenção pedagógica.


Ele é elaborado pela escola, juntamente com os professores e  a equipe de  profissionais que acompanham esse aluno em suas atividades em sala de aula, dando clareza e direcionamento às ações da equipe técnico-pedagógica quanto aos objetivos e metas a serem alcançados para acompanhar e auxiliar alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), alunos com altas habilidades ou superdotação e outras limitações em sala de aula, visando garantir a estes alunos o desenvolvimento de modo integral, em sua autonomia e conhecimento.


Ele serve como um guia prático, um mapa que oferece informações muito importantes para conhecer melhor estes  alunos e ajustar o conteúdo a ser ensinado com a realidade deles. Ele orienta o professor, o AEE e demais apoio pedagógico a estabelecer e desenvolver as habilidades a serem alcançadas por parte destes alunos, permitindo um ajuste na metodologia, avaliação e conteúdos a serem trabalhados em sala de aula.


O Plano de Desenvolvimento Individual, é um importante recurso pedagógico para o professor realizar com mais precisão o seu plano de aula e o seu planejamento, pois ajuda no ajuste das adaptações no currículo e no processo de avaliação, registrando os conhecimentos e habilidades já consolidados pelo aluno e aquilo que ainda precisa ser potencializado.


Para a família, o PDI é um roteiro que dá clareza de tudo que está sendo trabalhado com a criança, do que já foi consolidado por ela e no que ainda ela precisa de intervenção para desenvolver suas competências e habilidades.


Para tanto, o PDI é documento do aluno, cuja família tem o direito de ter uma cópia, para ter compreensão e conhecimento a respeito do desenvolvimento e aprendizagem do aluno. E acima de tudo, dá acesso de forma clara e objetiva a tudo o que foi estabelecido e está sendo desenvolvido no âmbito escolar com a criança.  


É importante ressaltar que, este documento deve acompanhar a criança, em caso de transferência para outra escola ou mudança de cidade, pois ali estão contidas todas as informações a respeito dos seus avanços, das suas necessidades e dificuldades ainda apresentadas e que precisam ser trabalhadas pelos professores, AEE e demais profissionais da equipe pedagógica da nova escola.


REFERÊNCIA BIBILIOGRÁFICA:

SOUZA, E. M. Plano de desenvolvimento individualizado: adaptando o currículo escolar para os educandos com deficiência. São Paulo: Editora Educere, 2017.


Nenhum comentário

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!