MARIA MONTESSORI – A MÉDICA QUE DEDICOU SUA VIDA ÀS CRIANÇAS! - CANTINHO EDUCATIVO
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22/01/2024

MARIA MONTESSORI – A MÉDICA QUE DEDICOU SUA VIDA ÀS CRIANÇAS!

Créditos da Imagem: Imagem de Domínio Público


Maria Montessori foi uma mulher que esteve sempre à frente de seu tempo. Lutou contra tudo e todos para realizar seu sonho de cursar medicina, em uma época que somente homens formavam-se médicos, sendo portanto, a única mulher a cursar medicina na Universidade de Roma. Olhou para aqueles que vivem à margem da sociedade com carinho e respeito que merecem, e por isso, mudou sua vida e a história da educação. O método  de aprendizagem e materiais pedagógicos criados por ela, são até hoje utilizados na educação em todo o mundo.


Maria Montessori, nasceu em 31 de agosto de 1870, em Chiaravalle, na Itália. Médica e educadora, desde muito cedo interessou-se pelas ciências e por isso seu método de ensino é resultado de suas pesquisas científicas e empíricas desenvolvidas através da observação das crianças em diversos  ambientes  sociais.


O nome de Montessori é reconhecidamente e com razão associado à Educação Infantil e seu método é centrado na auto-educação do aluno, com ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito ao desenvolvimento natural da criança, evidenciando assim, que o potencial de aprender está em cada um de nós e o papel do professor é o de facilitador desta aprendizagem, ser um guia para a criança na construção do seu conhecimento.


Logo após a sua formatura, Maria Montessori interessou em trabalhar com crianças com algum comprometimento cognitivo, e posteriormente passou a dedicar o seu trabalho com crianças com ou sem comprometimento, os procedimentos usados na educação dos que tinham comprometimento. Em 1907 criou a primeira “Casa dei Bambini” (Casa das crianças) dedicada às crianças que ainda não tinham idade para frequentar a escola, onde também podia observá-las brincando e colocar em prática seus estudos e pesquisas no campo da educação, e principalmente, suas teorias que inicialmente foram aplicadas às crianças com deficiência mental. Nesta instituição, Montessori também pode colocar a prova também o Método Montessori de aprendizagem. 


O Método Montessori de aprendizagem, é um dos métodos de ensino mais difundidos no mundo e ainda hoje é usado em diversas escolas públicas e privadas mundo afora. Através da observação das crianças e pesquisas científicas, conseguiu elaborar um conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos e de apoio em que a própria criança observa, manipula, explora o material com a interferência mínima do professor.  O objetivo do método é favorecer o desenvolvimento natural da criança, estimulando-a  psico-cognitivamente para que construa seu conhecimento de forma espontânea.


O método é fundamentado nas experiências sensoriais, onde a criança é estimulada a aprender através de diferentes atividades, partindo do concreto (o material didático) para o pensamento abstrato, visando despertar a concentração, o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora.


O Método Montessori é constituído de materiais compostos por peças sólidas de diversos tamanhos, formas e espessuras diferentes; coleções de superfícies de diferentes texturas e diferentes sons. Dentre estes materiais destacamos: material dourado, caixa de blocos lógicos, alfabeto móvel, ábaco montessoriano, letras e números de lixa, caixa dos fusos, torre rosa, escada marrom, as barras vermelhas e azuis, cilindros coloridos, caixas de cores, tubinhos de cheiro, caixa dos rumores, placas do tato, caixa das fazendas (com panos de diferentes texturas), sólidos geométricos, etc.


A pedagogia montessoriana evidencia que para o desenvolvimento físico e mental da criança é importante a liberdade, a atividade e o estímulo. De acordo com Montessori, liberdade e disciplina andam juntas, elas se equilibram, devendo funcionar em união, para que assim a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada, conquistando  paulatinamente a sua autonomia e independência.


De acordo com Maria Montessori, o desenvolvimento infantil se dá em planos de desenvolvimento, em que cada época da vida predominam necessidades e comportamentos específicos e para tanto, exigem diferentes estratégias e estímulos de aprendizagem.


Primeiro Plano do Desenvolvimento (0 a 6 anos): A criança explora o mundo de uma maneira sensorial.


Segundo Plano do Desenvolvimento (6 a 12 anos): A criança começa a interagir com o mundo e as pessoas a sua volta. Tem como referência o comportamento adulto.


Terceiro Plano do Desenvolvimento (12 a 18 anos): Fase da adolescência. Crescente socialização, autonomia e independência. Fase de consolidação e crescimento de interesses. Desenvolvimento da preocupação com o mundo e responsabilidade social.


Quarto Plano do Desenvolvimento (18 a 24 anos): Fase adulta. Desenvolvimento da maturidade, inserção na sociedade, conquista plena da sua independência, capaz de tomar decisões sozinho e manter estabilidade social e emocional.


Segundo Montessori, ao compreendermos de maneira completa como se dá o desenvolvimento em cada etapa da vida da criança, permiti-nos utilizar recursos mais adequados a cada fase e oferecer de maneira mais eficaz os estímulos que cada criança necessita individualmente.


Dando suporte a estes planos de desenvolvimento, a pedagogia montessoriana está  fundamentada em seis pilares educacionais que  são responsáveis por formar a base da teoria e prática desta pedagogia.


Autoeducação: a capacidade inata da criança de aprender.


Educação Cósmica:  a compreensão do mundo a sua volta.


Educação como ciência: compreender a melhor forma de ensinar cada criança e avaliar a eficácia do trabalho do professor cotidianamente.


Ambiente Preparado: lugar organizado adequadamente para atender às necessidades biológicas e psicológicas da criança, com materiais e mobílias adequados para o pleno desenvolvimento de maneira livre e autônoma.


Adulto Preparado: tal como o ambiente, o profissional também deve estar atento e conhecer as fases do desenvolvimento infantil, ter domínio das ferramentas pedagógicas de eficiência comprovada para guiar e estimular a criança a aprender e se desenvolver.


Criança Equilibrada: é a criança cujo desenvolvimento corresponde  à faixa etária em que se encontra., aliando liberdade e disciplina.


A partir de 1940, o Método Montessori se difundiu pelo mundo, e tem sido utilizado desde o berçário até o Ensino Médio.


Em 1947, Maria Montessori falou para a UNESCO sobre “Educação e Paz”. Em 1949 recebeu a primeira de três indicações ao Prêmio Nobel da Paz. Em 1951, com 81 anos,  participou do 9° Congresso Montessori Internacional, este é o último registro de atividade em público.


Maria Montessori, faleceu em 6 de maio de 1952, na Holanda, de hemorragia cerebral, antes de completar 82 anos, na companhia de seu filho, Mário Montessori, que herdou o legado de seu trabalho.



👉 https://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2015/05/o-que-e-o-metodo-montessori-de-ensino


👉 https://novaescola.org.br/conteudo/459/medica-valorizou-aluno


Filmes:

👉 Maria Montessori: Uma Vida dedicada às Crianças


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