18/01/2024
ATIVIDADE: BRINCANDO COM BARBANTE
Imagem de Vincent
Van por Pixabay |
FAIXA ETÁRIA: Alunos de 5 a 10 anos.
DURAÇÃO: 1 ou 2 aulas (depende do tamanho da turma).
LOCAL: Sala de aula ou pátio (depende do tamanho da turma).
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
01 rolo de barbante
01 tesoura sem ponta
OBJETIVOS:
Estimular a criatividade e imaginação.
Estimular a socialização entre os alunos.
Estimular atividades em equipe.
Desenvolver a cooperação entre a turma.
Observar o comportamento da turma.
DESENVOLVIMENTO:
Forme uma grande roda com os alunos. Em seguida, cada criança mede três palmos de barbante; corta a sua parte e passa o rolo adiante.
Deixe que cada um brinque com o seu pedação de barbante de maneira livre.
Depois sugira que cada criança brinque com o seu pedacinho, balançando o barbante no ar ou formando uma bolinha com ele, entre outras possibilidades. Aqui fica a critério de cada professor.
Leve as crianças a observarem a textura, flexibilidade e versatilidade do barbante.
Em seguida, todas as crianças e também o professor, criam no chão um desenho com o seu pedaço de barbante.
Depois de todos os desenhos prontos, o grupo analisa figura por figura, comentando e interpretando o que cada desenho representa.
Depois de analisarem todos os desenhos, cada criança desfaz o seu desenho e amarra, ponta com ponta, seu barbante aos dos seus vizinhos.
Abaixadas ao redor deste grande círculo feito de barbante, as crianças devem criar uma nova figura.
Proponha que refaçam juntos alguns dos desenhos feitos individualmente.
No final, em círculo, a turma conversa sobre o que cada um sentiu no decorrer da brincadeira.
Sugira às crianças que escolham juntas, qual o desenho que irão fazer e colocam a ideia escolhida em prática.
ESTRATÉGIAS:
Aproveite este momento para observá-las. Nesta etapa da brincadeira surgem muitas sugestões e ideias e cada aluno quer falar mais alto que o colega. Alguns buscam argumentos para as suas sugestões, outros ficam chateados, debocham da situação, ameaçam abandonar a roda e, muitas vezes, cumprem a palavra e se isolam.
Este momento observe como cada criança se comporta e quais demonstram iniciativa para resolução dos problemas.
OBSERVAÇÃO:
O professor deverá sempre ficar atento ao comportamento das crianças durante esses momentos de tensão. Eles serão produtivos se você, professor, abandonar a sua posição de coordenador e deixar a turma resolver seus impasses, ainda que a solução encontrada não seja, na sua opinião, a melhor. Deixe que o grupo faça as suas escolhas.
CONCLUSÃO:
Através desta atividade, os alunos se conscientizam do seu potencial criativo, aprendem a colaborar uns com os outros e se familiarizam com o trabalho em equipe.
Nenhum comentário
Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.
Volte sempre! Este espaço é seu!!!