MATERIAIS PARA USAR EM SALA DE AULA - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

05/01/2022

MATERIAIS PARA USAR EM SALA DE AULA

Créditos da Imagem: Pixabay

Em sala de aula é sempre bom termos ao nosso alcance bons materiais de apoio ao trabalho docente, principalmente na Educação Infantil. Eles  são de extrema importância para nós professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. 

Nós professores temos hoje, a nossa  disposição, uma infinidade de materiais didáticos. Atualmente, contamos com uma imensa variedade de livros, vídeos, softwares, cds, etc., para contribuir com o nosso trabalho cotidiano, no entanto, essa mesma variedade de materiais também gera enorme dificuldade na seleção de quais materiais escolher, pois eles são partes importantes para o desenvolvimento dos alunos em classe.

Todo material, se bem utilizado, pode tornar-se um  recurso didático de grande valia para o professor. O valor do material didático não está em si mesmo, mas na utilização que se faz dele. Eles são de fundamental importância para uma aprendizagem significativa e prazerosa dentro da sala de aula, possibilitando uma aula mais dinâmica e o enriquecimento das atividades propostas.

Vale lembrar que material didático não envolve somente livros, mas tudo o que você usa como recurso pedagógico em classe, como cds, coleções de livros, carimbos, brinquedos, gravuras, cartazes, plantas, mapas, revistas para recortes, papéis para dobraduras, calendários, jornais, murais, blocões, giz, tesouras, embalagens de papel, garrafas pet, fotografias, gibis, etc.

Para facilitar o trabalho, é importante que o professor tenha objetivos claros e utilize material apropriado a cada conteúdo e de acordo com a faixa etária dos seus alunos.

Por isso hoje, gostaria de compartilhar com vocês alguns materiais que gosto de ter na minha sala de aula e que muito me ajudam no trabalho com os pequenos.


CDTECA CRIANÇA FELIZ: 

O box contém 12 CDs  e 12 livros com canções infantis mais populares.  São 20 faixas de músicas e suas respectivas versão instrumentais (playback). São 120 músicas diferentes, que fazem parte das tradicionais cantigas de roda. Vale ressaltar que nas duas últimas páginas tem sempre um texto sobre a importância do trabalho com música; sobre os direitos da criança e sugestões de brincadeiras e jogos para os professores trabalharem com seus alunos.







 
COLEÇÃO CLÁSSICOS INESQUECÍVEIS: 

É uma maleta contendo 12 livros com histórias clássicas infantis, 2 cds onde as histórias são narradas, intercaladas com músicas relacionadas às histórias e também dois encartes com as letras das músicas que acompanham as histórias.





 
TESOURAS PARA ARTESANATO: 

Com diversos cortes para decorar os trabalhos das crianças e a sua sala de aula.







CDs

Com cantigas de roda, de vários artistas.













 
FURADORES DE E.V.A: 

Com vários formatos para decorar os trabalhos e também a sala de aula.







 
D.V.Ds E FITAS VHS DE HISTÓRIAS INFANTIS: 

São ótimos recursos, depois da contação de história com a utilização de  livros. Através da apresentação de D.V.Ds ou fitas VHS sobre a história contada e recontada, os alunos poderão vivenciar a história de maneira mais dinâmica, vendo as reações e emoções das personagens narradas na história, possibilitando assim, a exploração de vários sentidos e sentimentos.




 
CARIMBOS: 

Os mais variados, com letras, frases e desenhos. Gosto também de usar os carimbos com carinhas! Sempre uso nas atividades (carinha feliz) e quando os alunos faltam (carinha triste).





 
DEDOCHES: 

São ótimos para contar histórias e usar nas rodas da conversa.





 
FANTOCHES: 

Ótimos para contar histórias, usar em teatrinhos, dramatizações e também usar nas rodas da conversa.


 
BOMBA PARA ENCHER BALÕES: 

Ótima para encher manualmente bexigas. É sempre bom ter uma dessa no nosso armário.
 


ORGANIZADORES: 

Gosto de usar esta caixa de ferramentas para organizar os materiais no armário. É sempre bom ter o material organizado, pois isso facilita a procura e otimiza o tempo.


 
ENFEITES DE E.V.A.: 

São ótimos para decorar a nossa sala de aula e os trabalhos expostos dos alunos. São peças fofas e delicadas e colaboram para deixar a sala de aula alegre e divertida, tornando-a um ambiente aconchegante.







Nenhum comentário

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!