RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

03/05/2021

RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

Créditos da Imagem: Pixabay 

Você sabe o que são recursos educacionais abertos (REA)? E Um repositório e referatório de REA?

Se você não conhece ou nunca ouviu falar em nenhum destes termos, este post é para você!

Recursos Educacionais Abertos (REA), são recursos educacionais em qualquer suporte de mídia, como textos, periódicos, material multimídia, conteúdos audiovisuais como vídeos, filmes; músicas e outros arquivos de som, obras literárias e intelectuais, jogos educacionais, livros e materiais didáticos complementares de ensino, peças acadêmicas, imagens de qualquer tipo como mapas, gráficos, desenhos, fotografias,  entre outros, que estão sob domínio público, que estão licenciados de maneira aberta (Creative Commons), que permitem a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros para fins educacionais, pedagógicos e afins, ou publicados com autorização expressa do autor.

Um repositório é um site que disponibiliza estes recursos digitais de forma gratuita e aberta, para utilização, reutilização e adaptação pelos professores, alunos, etc. Alguns repositórios pertencem à instituições de ensino como universidades e faculdades e têm o objetivo de apoiar seus próprios cursos presenciais ou à distância; outros   essencialmente institucionais, para dar apoio a seus próprios cursos a distância ou presenciais; outros ainda são mantidos pela comunidade nacional ou internacional, com o objetivo de universalizar o acesso ao conhecimento e pesquisa.

Um referatório, é um site na web que não armazena estes recursos educacionais, mas indica  onde esses recursos educacionais abertos podem ser encontrados, ou seja, é um agregador de fontes de informações a respeito desses materiais.

Para ajudar nessa busca, selecionamos uma lista com alguns sites de onde encontrar os recursos educacionais abertos:

* Portal Domínio Público: É um  repositório de REA que contém mais de 106.000 obras todas elas de domínio público,  que incluem textos literários, vídeos, música erudita e publicações sobre educação.

Portal de Periódicos CAPES /MEC:  É um referatório de REA de informação científica, que oferece acesso online a 12.000 periódicos de  todas as áreas do conhecimento. Inclui ainda catálogo da Biblioteca Nacional,  informações sobre patentes brasileiras  e dados estatísticos do IBGE e do IPEA.

* EDUCAPES:  É um acervo de REA para uso de professores e alunos desde a educação básica até superior e também de pós graduação. Reúne milhares de materiais educacionais, incluindo textos, livros didáticos, artigos científicos, teses, dissertações, áudios, vídeos, vídeoaulas, imagens e outros conteúdos que estejam licenciados de maneira aberta ou sob domínio público.

* MEC RED - Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais: Plataforma vinculada ao Ministério da Educação para organização  e disponibilização  de conteúdos REA para diversos portais do Brasil e professores que  atuam na educação básica.  Inclui vídeos, animações e outros recursos educacionais abertos destinados à educação. Os conteúdos estão disponíveis sob licença Creative Commons do tipo CC BY-AS.

ARES - Acervo de Recursos  Educacionais em Saúde: O acervo é destinado a formação e capacitação de profissionais da saúde. É possível encontrar textos, vídeos, artigos, imagens, entre outros conteúdos.

* e-Aulas: Portal de videoaulas da USP:  É vinculado à USP e  dá acesso a conteúdos educacionais em mídia digital produzidos ou apoiados pela Universidade de São Paulo.

* PROEDU - Repositório de Recursos Educacionais Abertos para Educação Profissional e Tecnológica: É um repositório de REA, vinculado  à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação para Educação Profissional e Tecnológica, destinado à alunos, professores e gestores de instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas.

* Escola Digital: É uma plataforma gratuita de busca que oferece a professores, gestores e redes de ensino recursos digitais de aprendizagem organizados por série, disciplina, tema e tipo de mídia.

* Edukatu: Além  de disponibilizar materiais educacionais abertos, também conecta professores e alunos do Ensino Fundamental para discutir conhecimentos, experiências e ideias sobre o consumo consciente.

* Jamendo: É um site repositório  que reúne músicas que podem ser baixadas de forma gratuita, sem ferir direitos autorais.

NOAS: É biblioteca virtual de aplicativos de diversas áreas, sob a concepção de software livre.

* ARCA: É um Repositório Institucional, vinculado à Fiocruz. O acervo dá o livre acesso a várias produções e pesquisas científicas em saúde.

* PLANETA BIOLOGIA: O site conta com um acervo relacionado a área de biologia e ciências. Entre os materiais disponíveis estão: vídeos. Animações, simuladores, material em powerpoint que pode ser editado livremente, material em PDF, textos, entre outros.

* YOUTUBE EDUCAÇÃO: É  uma plataforma criada pelo Google, que agrega vídeos de educação destinada a alunos, professores e escolas de todo o Brasil. Os vídeos são produzidos por educadores brasileiros. Antes dos vídeos serem publicados no Youtube EDU, eles  são analisados por uma comissão de professores, que avaliam a qualidade das aulas e a  veracidade das informações apresentadas neles.

* RIVED: A Rede Internacional Virtual de Educação (Rived), é um repositório de recursos educacionais abertos, de maneira gratuita e com distribuição livre, destinados a professores e alunos da educação básica de todo o país, visando o  ensino e aprendizagem das ciências e da matemática no ensino médio e o uso de novas tecnologias.

* Núcleo de Pesquisas em Inovações Curriculares: Vinculado à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), reúne pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós graduação interessados em pesquisas relacionadas à elaboração, aplicação, análise de propostas de ensino-aprendizagem para o ensino de ciências.

LabVirt - Laboratório Didático Virtual: O Laboratório Didático Virtual também é vinculado à Universidade de São Paulo – USP e atualmente é coordenado pela Faculdade de Educação. Nele é possível encontrar links para sites educativos e interessantes encontrados na internet, vários projetos educacionais e respostas de especialistas para questões enviadas através do site.

* Creative Commons: Permite a busca e o compartilhamento de conteúdos licenciados nos formatos de imagem, vídeo e música.

* Khan Academy: É uma organização sem fins lucrativos. Todos os matérias e recursos do site estão disponíveis para todos de  maneira gratuita e em qualquer lugar. Destina-se a alunos, professores, alunos que estudam à distância e qualquer pessoa que busca aprender de maneira significativa e com qualidade.

* Banco Internacional de Objetos Educacionais: Vinculado ao Ministerio da Educação e integrado ao Portal do Professor, tem o propósito de manter e compartilhar recursos educacionais digitais de livre acesso em diferentes formatos, como imagens, mapas, áudio, vídeo, animação.

* Portal do Professor:  Espaço para o professor acessar sugestões de planos de aula, baixar mídias de apoio ou qualquer outro material educacional para auxiliá-los na preparação de suas aulas.


Nenhum comentário

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!