13/01/2021
ASSEMBLEIA DE CLASSE: O QUE É? COMO FAZER?
Créditos da Imagem: Pixabay |
As assembleias são momentos de diálogo
e debate onde professores e alunos buscam acordos de convivência e propostas
para soluções de problemas que afetam o grupo. Desta forma, promove-se a
colaboração entre os alunos, a ajuda mútua e o respeito aos acordos coletivos,
tornando a sala de aula um espaço agradável e de integração entre alunos e
professores.
As assembleias de classe são ótimas oportunidades para trabalhar a empatia e conceitos atitudinais como: aprender a ouvir o outro, respeitar as opiniões dos colegas, saber se posicionar ao expor seu ponto de vista, reconhecer, valorizar e felicitar as conquistas pessoais e também do grupo, saber se colocar no lugar do outro imaginando como ele vai se sentir.
Vale ressaltar que as assembleias de classe são importantes espaços para a escuta ativa e atenta das situações consideradas problemáticas, para reflexão e entendimento de como melhorar os conflitos comuns existentes, para desenvolvimento da visão de coletivo e corresponsabilidade. Elas devem acontecer mensalmente e os temas debatidos são livres e definidos pelos próprios alunos.
COMO
FAZER AS ASSEMBLEIAS DE CLASSE:
Materiais: Quatro cartazes contendo
envelopes com inscrições “Quero Criticar”, “Quero Propor”, “Quero Saber” e “Quero
Parabenizar”; folhas de papel avulsas para os alunos fazerem seus registros.
Organização
do Espaço: Sala
organizada em um grande círculo ou semicírculo, para que todos se vejam.
Encaminhamento da Atividade: Todos os
alunos devem ajudar na organização da sala antes do início da assembleia. O
professor deve lembrar que é importante respeitar a vez de falar de cada colega
e ouvi-los atentamente. No momento de expor o problema ao grupo, não se deve citar
nomes de colegas, somente as situações a serem discutidas.
Para que as assembleia atinjam os
objetivos desejados, é necessário que o professor ensine alguns procedimentos:
Nas séries iniciais do Ensino
Fundamental I, é o professor que coordena a assembleia elencando a ordem das
falas e também o registro em ata da reunião; nas séries finais do Ensino
Fundamental I, é também o professor que coordena a assembleia, mas ele pode
contar com a ajuda de dois alunos colaboradores, onde um aluno anota a ordem
sequencial dos inscritos para as falas e outro faz o registro em ata da
assembleia.
Nas séries do Ensino Fundamental II e
no Ensino Médio, o professor somente participa como mais um membro do grupo e
um aluno coordenará a assembleia.
O encerramento da assembleia ocorre
com a leitura das felicitações, que podem ser aniversários, conquistas pessoais
e do grupo; sugestões propostas pelo grupo para futuras reuniões e as
curiosidades e assuntos que gostariam de aprender, conhecer e compartilhar com
o grupo.
Vale ressaltar que os acordos
estabelecidos em assembleia nem sempre serão cumpridos a princípio, pois este
trabalho deve ser incorporado à rotina da sala de aula e a adesão aos acordos
leva tempo, e, isso requer paciência e insistência de nossa parte.
Abaixo deixo modelos de envelopes para trabalhar temas em Assembleias de Classe.
Nenhum comentário
Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.
Volte sempre! Este espaço é seu!!!