ASSEMBLEIA DE CLASSE: O QUE É? COMO FAZER? - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

13/01/2021

ASSEMBLEIA DE CLASSE: O QUE É? COMO FAZER?


Créditos da Imagem: Pixabay

A assembleia de classe é um momento em que a turma - alunos e professores- se reúnem para resolver, de maneira amigável, os conflitos e problemas em sala de aula. Quando falamos em assembleia de classe, muitas vezes pensamos que essa é uma estratégia que só funciona com alunos maiores, que ela só pode ser usada nos anos finais do Ensino Fundamental II ou no Ensino Médio.  Mas ela funciona muito bem com os pequenos, porque favorece a participação, a linguagem oral e a formação da cidadania, três pontos fundamentais para a formação da identidade e autonomia das crianças.

As assembleias são momentos de diálogo e debate onde professores e alunos buscam acordos de convivência e propostas para soluções de problemas que afetam o grupo. Desta forma, promove-se a colaboração entre os alunos, a ajuda mútua e o respeito aos acordos coletivos, tornando a sala de aula um espaço agradável e de integração entre alunos e professores. 

As assembleias de classe são ótimas oportunidades para trabalhar a empatia e conceitos atitudinais como: aprender a ouvir o outro, respeitar as opiniões dos colegas, saber se posicionar ao expor seu ponto de vista, reconhecer, valorizar e felicitar as conquistas pessoais e também do grupo, saber se colocar no lugar do outro imaginando como ele vai se sentir.

Vale ressaltar que as assembleias de classe são importantes espaços para a escuta ativa e atenta das situações consideradas problemáticas, para reflexão e entendimento de como melhorar os conflitos comuns existentes, para desenvolvimento da visão de coletivo e corresponsabilidade. Elas devem acontecer mensalmente e os temas debatidos são livres e definidos pelos próprios alunos.


COMO FAZER AS ASSEMBLEIAS DE CLASSE:

Que temas abordar: Questões relacionadas ao convívio em grupo devem ter prioridade como conflitos em classe como brigas entre alunos e o desrespeito das turmas. Entretanto, como mencionado acima, o tema das assembleias de classe é livre, criados a partir da apuração das críticas e dos elogios elencados pelos alunos ao longo da semana.

Materiais: Quatro cartazes contendo envelopes com inscrições “Quero Criticar”, “Quero Propor”, “Quero Saber” e “Quero Parabenizar”; folhas de papel avulsas para os alunos fazerem seus registros.

Organização do Espaço: Sala organizada em um grande círculo ou semicírculo, para que todos se vejam.

Encaminhamento da Atividade: Todos os alunos devem ajudar na organização da sala antes do início da assembleia. O professor deve lembrar que é importante respeitar a vez de falar de cada colega e ouvi-los atentamente. No momento de expor o problema ao grupo, não se deve citar nomes de colegas, somente as situações a serem discutidas.

Para que as assembleia atinjam os objetivos desejados, é necessário que o professor ensine alguns procedimentos:

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, é o professor que coordena a assembleia elencando a ordem das falas e também o registro em ata da reunião; nas séries finais do Ensino Fundamental I, é também o professor que coordena a assembleia, mas ele pode contar com a ajuda de dois alunos colaboradores, onde um aluno anota a ordem sequencial dos inscritos para as falas e outro faz o registro em ata da assembleia.

Nas séries do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, o professor somente participa como mais um membro do grupo e um aluno coordenará a assembleia.

O encerramento da assembleia ocorre com a leitura das felicitações, que podem ser aniversários, conquistas pessoais e do grupo; sugestões propostas pelo grupo para futuras reuniões e as curiosidades e assuntos que gostariam de aprender, conhecer e compartilhar com o grupo.

Vale ressaltar que os acordos estabelecidos em assembleia nem sempre serão cumpridos a princípio, pois este trabalho deve ser incorporado à rotina da sala de aula e a adesão aos acordos leva tempo, e, isso requer paciência e insistência de nossa parte.

Abaixo deixo modelos de envelopes para trabalhar temas em Assembleias de Classe.






Nenhum comentário

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!