Volta às Aulas

QUE ATIVIDADES TRABALHAR NOS PRIMEIROS DIAS DE AULA?

Créditos da imagem:  Pixabay / Katrina_S Os primeiros dias de aula são bastante agitados nas escolas de Educação Infantil. Crianças c...



ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

POR QUE É IMPORTANTE TRABALHAR O NOME PRÓPRIO COM AS CRIANÇAS?

em 23 de janeiro de 2017

Créditos da imagem:  Pixabay
O nome próprio é a primeira marca social da criança no mundo e tem um enorme significado emocional para ela. O nome da criança é único para ela, é a sua identidade pessoal e particular e está fortemente ligado a sua história de vida.  É através dele e nele que a criança se reconhece, se identifica, se relaciona e se percebe como ser social, pertencente a um grupo. Ele é o primeiro texto que a criança quer reconhecer (identificar e ler) e escrever.

Ao trabalhar o nome próprio da criança na escola e, principalmente, na sala de aula, estamos incorporando a sua história ao contexto pedagógico, fazendo-a se perceber como um sujeito importante, que possui um nome que é só seu, que a diferencia dos demais.

Trabalhar o nome além de desenvolver o cognitivo emocional e social das crianças, também propicia o aprendizado da escrita.

Para aprender a escrever, a escrita deve ser algo significativo para a criança, algo que ela estabeleça intensa interação afetiva; por isso, o trabalho com nomes é tão importante! Portanto, é fundamental que desde o primeiro dia de aula, o nome da criança esteja presente e ocupe lugar de destaque na sala de aula. Tudo deve ser marcado com o nome da criança: pastas, cabides, bolsas, cadernos, saquinhos com os trabalhinhos, chamadinha, crachás e por ai vai...

O trabalho com o próprio nome próprio deve ser uma das primeiras atividades de leitura e escrita. E no início da fase escolar, ao ingressar na Educação Infantil,  esta deve ser uma das primeiras atividades a ser desenvolvida com os pequenos. Deve ser um trabalho de rotina como leitura de chamadinha, registro na lousa ou em blocão dos alunos presentes e ausentes, presença de crachás de mesas, para que todos observem, conheçam e reconheçam os nomes dos colegas e o próprio nome, músicas que insiram os nomes das crianças, brincadeiras, favorecendo assim a socialização entre todos.

Através destas atividades, as crianças aprendem:

✔A diferença entre letras e números;

✔A diferença entre letras e desenhos;

✔A diferença entre letras e rabiscos;

✔Os diferentes tipos de letras;

✔A orientação esquerda-direita  da escrita e do nome;

✔A quantidade de letras do nome e a ordem em que estão escritas;

✔A função social da escrita: o que se escreve serve, de fato, para algo concreto e para informar algo;

✔ Um amplo repertório de letras, pois passarão a reconhecer não somente as letras do seu nome, mas as existentes nos nomes de seus colegas, o que torna isto, um excelente exercício para as habilidades  grafomotoras  para escrever e para a memorização ao ler. Além de ser uma fonte de consulta e coleção importante  de recursos para a aprendizagem das letras e também da escrita de outros nome e palavras.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CURTO, Luís Maruny; MORILLO, Maribel Ministral; TEIXIDÓ, Manuel Miralles. Escrever e ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler. 2 v. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!