CALIGRAFIA: COISA DO PASSADO OU EXERCÍCIO AINDA IMPORTANTE? - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

29/12/2016

CALIGRAFIA: COISA DO PASSADO OU EXERCÍCIO AINDA IMPORTANTE?

Texto de: Camila Moraes


Créditos da imagem: r. nial bradshaw/ Flickr.

Gastamos cada vez mais tempo digitando no teclado do computador e enviando mensagens de texto pelo celular do que escrevendo no bom e velho papel, não é verdade? Será, então, que as crianças desta era digital ainda precisam aprender a antiquada caligrafia?

Muitas escolas já excluíram a atividade de caligrafia dos seus currículos. Os principais argumentos por trás disso são que hoje tudo é feito eletronicamente e que ao se ensinar caligrafia nas aulas perde-se um tempo valioso, que poderia ser melhor aproveitado com outras lições e disciplinas.

Mas isso não quer dizer que o caderno de caligrafia – outrora temido pelos estudantes – precisa, necessariamente ser aposentado. Confira a seguir cinco argumentos que mostram que a caligrafia ainda tem, sim, seu uso:

1. Fomenta o aprendizado. Trabalhar com a palavra escrita é um alicerce fundamental para a aprendizagem. Usando ferramentas avançadas, como a ressonância magnética, os pesquisadores descobriram que a escrita à mão é mais do que apenas uma maneira de se comunicar. A prática com as letras é um excelente exercício cognitivo e físico, auxiliando tanto na composição de ideias e expressão, como no desenvolvimento motor fino.

2. Promove a memória e a leitura. A escrita manual também está ligada à capacidade de leitura, já que promove a memória visual da criança. Estudos mostram que a razão mais comum pela qual alguns alunos têm dificuldade em ler é uma memória visual ruim. Dominar a escrita ajuda as crianças a reconhecer as diferentes letras rapidamente, ajudando-as a se tornarem bons leitores.

3. Ajuda nas notas. Teoricamente, a letra do aluno não tem influência nos testes. Mas na prática, a realidade costuma ser outra. Apesar de serem poucos os casos em que redações ilegíveis são zeradas em provas e exames, estudos indicam que a caligrafia pode impactar para mais ou para menos em até 34% na nota de um exame. Isso porque existe um fator subjetivo em questão: as pessoas costumam julgar a qualidade das ideias de um texto com base na sua escrita.

4. Ela pode ser divertida. Sinônimo de castigo no passado, a caligrafia pode ser um exercício prazeroso para as crianças se for transformada em jogos e brincadeiras,   como nestes exemplos aqui de atividade de caligrafia.

5. Faz parte da nossa cultura. Por último, mas não menos importante, a escrita cursiva é uma parte única e insubstituível de nossa cultura. Isso é particularmente verdade no caso dos idiomas escritos com pictogramas como o mandarim, mas vale também para o alfabeto português. Estilos de escrita são únicos para cada indivíduo e algo que simplesmente não pode ser deixado de lado ou replicado com um teclado.

Vida longa, então, à caligrafia e à escrita cursiva!

SOBRE A AUTORA:
“Ainda sem filhos - mas louca para ser mãe - sou tia de duas lindezas de 1 e 3 anos. Me formei em Letras, tenho planos de me especializar em literatura infantil e, desde a primeira gravidez da minha irmã, fui sugada pelo universo da maternidade. Leio sobre tudo, desde como dar banho em bebê até receita de papinhas, e não vejo a hora de chegar a minha vez de colocar isso tudo em prática! Espero poder compartilhar algumas coisas que aprendi, e principalmente aprender ainda mais com vocês por aqui.” – Camila Moraes

Nenhum comentário

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!