SEIS BENEFÍCIOS DO ORIGAMI PARA AS CRIANÇAS - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

29/11/2016

SEIS BENEFÍCIOS DO ORIGAMI PARA AS CRIANÇAS

Texto de: Camila Moraes


Créditos da foto: Michael Newton/Flickr
Desde muito cedo, as crianças adoram brincar com papel. Seja para amassar, rabiscar ou rasgar, o toque e o som funcionam como estímulo para a criatividade dos pequenos. Então, por que não levar a brincadeira um passo adiante?

O origami é uma arte secular japonesa que começou lá século 17, e faz parte da cultura e hobby de muita gente até hoje. E o melhor: você só precisa de papel, tesoura e muita criatividade! Abaixo vamos focar nos benefícios dessa prática antiga. E para dicas de como fazer origami, clique
aqui.

1. Fazer origami incentiva a imaginação
Você começa com um pedaço liso de papel, e acaba com uma garça ou um elefante. Já pensou? Para a criançada, isso é pura mágica, e mostra que a partir da imaginação, podemos criar muitas coisas legais.

2. Concentração e diversão ao mesmo tempo
Muitas vezes, tentamos separar a hora de se concentrar e a hora de se divertir, não é mesmo? Dever de casa vs. brincar é apenas um exemplo. E se pudéssemos combinar as duas coisas? Dobrar o papel exige uma boa dose de concentração, e também traz diversão durante e depois da atividade – a criança vê o resultado dos seus esforços ali mesmo na sua frente.

3. Estímulo da memória
A primeira vez fazendo origami pode ser bastante difícil. Portanto, comece por ideias e formas simples. Na segunda ou terceira vez, você vai notar como a criança irá lembrar do que fez anteriormente, e vai começar a criar as mesmas figuras com mais naturalidade.

4. Fazer origami ajuda a relaxar
As luzes das telas de computador, tablets ou telefones celular afetam o nosso ciclo de sono – elas confundem o cérebro sobre o horário do dia, nos deixando acordados por mais tempo que o necessário. Por isso, deixe os eletrônicos de lado durante a noite: atividades como fazer origami são ótimas para se fazer antes de dormir.

5. Coordenação motora
Uma atividade delicada como fazer origami ajuda não só a exercitar as mãos e dedos, mas também a melhorar a coordenação motora, tão importante para as crianças. Assim como tocar um instrumento musical, fazer origami reforça a ligação entre o pensar e o agir.

6. Esforço e resultados
Não existe nada melhor que ver nossos filhos se sentirem realizados com uma tarefa. Fazer origami mostra que com dedicação, esforço e prazer em uma atividade, colheremos bons frutos (mesmo que de papel!).

Curiosidade: você sabia que existe uma lenda que diz que quem fizer mil origamis terá um desejo atendido? Se você precisava de um incentivo... aqui está!

E não esqueça, nunca é tarde para iniciar nessa prática. Adultos também podem obter muitos benefícios, especialmente ao fazerem a atividade com seus filhos. Você não precisa ser um expert e nem mesmo saber como fazer origami logo de início – basta dar os primeiros passos! 

SOBRE A AUTORA:
  “Ainda sem filhos - mas louca para ser mãe - sou tia de duas lindezas de 1 e 3 anos. Me formei em Letras, tenho planos de me especializar em literatura infantil e, desde a primeira gravidez da minha irmã, fui sugada pelo universo da maternidade. Leio sobre tudo, desde como dar banho em bebê até receita de papinhas, e não vejo a hora de chegar a minha vez de colocar isso tudo em prática! Espero poder compartilhar algumas coisas que aprendi, e principalmente aprender ainda mais com vocês por aqui.” – Camila Moraes

Nenhum comentário

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!