Brincar com criança não é perder
tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é
vê-los, sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem
valor para a formação do homem.
CARLOS
DRUMMOND DE ANDRADE
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DA EDUCAÇÃO
INFANTIL E FUNDAMENTAL.
DURAÇÃO: O PROJETO SERÁ
DESENVOLVIDO DURANTE O RESPECTIVO ANO LETIVO.
JUSTIFICATIVA:
Brincar é uma atividade própria da
criança. As brincadeiras refletem o modo de construir o mundo pelas crianças.
Através delas, as crianças podem
interpretar, a seu modo, o mundo a sua volta, resolvendo conflitos internos,
que elas pouco entendem. Brincando elas reproduzem e criam situações concretas,
imitando o comportamento, as ações e/ou profissões (brincando de casinha, de
mamãe e filhinha, de professora, motorista, etc) de adultos próximo a elas,
buscando entender os seus comportamentos e atitudes.
Portanto, para as crianças brincar não
é apenas um passatempo. Seus jogos simbólicos, ou de faz de conta, estão
relacionados com um aspecto fundamental: a percepção de tudo que as rodeia e o seu
conhecimento do mundo através das suas próprias emoções. Por meio das
brincadeiras, cada criança cria uma série de questionamentos a respeito da vida
e do mundo, as mesmas que mais tarde, quando já estiver adulta, voltará a
descobrir e ordenar, fazendo uso do seu raciocínio.
A criança é um ser ativo e traz
consigo algo que é inerente da própria infância, que é a necessidade de
movimentar-se, de comunicar-se, seja através da linguagem, seja através das
brincadeiras.
Desta forma, resgatar brincadeiras
antigas e atuais e utilizá-las como ferramenta pedagógica no âmbito escolar, é
de fundamental importância, é uma estratégia didática, que o professor não pode
abrir mão. O brincar possibilita à criança o desenvolvimento cognitivo e social,
além de propiciar a construção do conhecimento e do desenvolvimento psicoemocional.
O tempo que a criança passa brincando, é um período que contribui para o seu bem-estar e para suas experiências
futuras. É uma oportunidade para que ela
aprenda sozinha e erre sem ter medo ou se constranger neste fato, e sinta
confiança em tentar novamente, concomitantemente, é um momento em que elas
podem desenvolver habilidades intelectuais,
cognitivas, emocionais importantes, como: a atenção, a imitação, a
memória, criatividade, memorização e imaginação, entre outras. Amadurecem
também algumas capacidades de socialização, cooperação e companheirismo por
meio da utilização, interação e experimentação de regras e papéis sociais
diversos.
As brincadeiras possibilitam a
exploração das próprias possibilidades e livre expressividade da criança, além
da descoberta do mundo a sua volta em todos os aspectos; elas ainda favorecem um
alívio, uma descontração para as
dificuldades emocionais, sentimentos confusos e conflitos internos, além
de diminuir e até mesmo acabar com a agressividade, fortalecendo a autoestima e
a segurança.
A realização deste projeto
justifica-se pelo fato de que brincar, independentemente da cultura ou da
década, traz benefícios que podem auxiliar no dia-a-dia do educador e da
criança na escola, já que brincar é uma atividade fundamental para a vida, para
a formação e o desenvolvimento do ser humano, em qualquer idade ou época.
OBJETIVOS
GERAIS:
Resgatar brincadeiras antigas e atuais que fazem parte
da cultura brasileira;
Despertar
e estimular o prazer pelo ato de brincar;
Despertar
o interesse da escola pelo uso das brincadeiras como ferramenta pedagógica, a ser
usada como forma de conhecimento e aprendizagem;
Criar
um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Favorecer,
estimular e ampliar o repertório de brincadeiras infantis;Participar
de variadas situações de comunicação e socialização;Desenvolver a criatividade e o
raciocínio;Propiciar a participação em brincadeiras
de regras e de grupos;Despertar o interesse e a curiosidade
pelas manifestações culturais e artísticas.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Linguagem
Oral e Escrita:
Participar de variadas situações de comunicação oral, para
interagir, expressar-se e relatar suas vivências nas diversas situações do
cotidiano;
Incentivar
e permitir a fala da criança em todas as atividades e brincadeiras possíveis, ampliando desta forma, seu
vocabulário, utilizando as músicas e as brincadeiras que despertem a fantasia
da criança;
Estimular
o uso da linguagem oral para conversar e brincar;
Participação
em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Movimento:
Familiarizar-se com o próprio corpo;
Explorar as diversas possibilidades de gestos e ritmos corporais
para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr,
pular, rolar, engatinhar, saltar, arrastar-se, etc, desenvolvendo atitude de
confiança nas próprias capacidades motoras.
Natureza
e Sociedade:
Estimular
a participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições
culturais de sua comunidade e de outros grupos;
Estimular
a participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro;
Escolha
de brinquedos, objetos e espaços para brincar;
Utilização com a ajuda do professor de diferentes fontes para
buscar informações como pesquisas, entrevistas, etc;
Respeito às regras simples de convívio social.
Música:
Participar
de variadas situações que integrem músicas, brincadeiras rítmicas e movimentos
corporais;
Participar
de variadas situações de jogos e brincadeiras que
envolvam a dança e/ou a improvisação musical;
Estimular a memorização de pequenas músicas, brincadeiras, gestos e rítmos;
Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações
musicais.
Artes:
Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando
diferentes objetos e materiais, explorando as suas características,
propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas
diversas de expressão artísticas;
Manipulação de materiais diversos e atividades que propiciem
produções;
Produções artísticas;
Utilização de sucatas com exploração de objetos do ambiente
cotidiano;
Utilização de sucatas na execução e participação nas brincadeiras.
Matemática:
Estabelecer aproximações de algumas noções de matemática presentes
no dia-a-dia da criança, como contagem, relações espaciais, etc;
Utilizar a contagem oral, de noções de quantidade, de espaço em
jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos
nas quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus
professores e com os demais profissionais da instituição, demonstrando suas
necessidades e interesses;
Brincar;
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites, sua unidade e as sensações e sons que ele produz;
Favorecer a progressiva independência e autonomia, realizando pequenas ações cotidianas, que estejam ao seu alcance;
Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes
brinquedos que fazem parte do seu cotidiano;
Participação em brincadeiras de “esconder e achar” objetos do cotidiano escolar e em
brincadeiras de imitação e repetição;
Identificação das partes do corpo através de músicas,
brincadeiras, quebra-cabeças, dramatização (tomando banho) e boneco articulado;
Identificação dos órgãos sensoriais através de músicas e
brincadeiras.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS:
Roda
da conversa (Meus brinquedos preferidos! / Do que mais gosto de brincar?);Cartaz
com a lista dos brinquedos preferidos;Cartaz
com a lista das brincadeiras preferidas;Votação
para a escolha de algumas brincadeiras listadas para brincar;Dramatizações;Desenho
das brincadeiras preferidas;Desenho
do brinquedo preferido; Pesquisa
junto às famílias sobre as brincadeiras da infância;Pesquisa
em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras;Elaboração
de textos coletivos;Murais
com textos informativos;Murais
com fotos dos alunos brincando;Murais
de imagens de brincadeiras pesquisadas;Cruzadinhas;Caça
palavras;Dia
do brinquedo;Parque;Confecção
de brinquedos utilizando sucata;Gincana;Gincana
com a participação dos pais com os filhos;Oficina de confecção
de brinquedos com a participação dos pais;Confecção
de livros com o registro das brincadeiras preferidas, juntamente com as suas
regras.
MATERIAIS
UTILIZADOS:
Papéis
(sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado);Palitos
de churrasco; garfinhos e pazinhas de madeira;Sucatas
(garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos);Tesoura
com ponta arredondada;Cola
branca e colorida;Cola quente;Barbantes;Lápis
de cor;Giz
de cera;Giz
de lousa;Régua;Computador;Material de sucata: papéis, plásticos e metais;Cd:
Cd
room;Rádio;Televisão;Filmes;Fotografias;Blocão;Pintura
a dedo;Massa
de modelar;Tinta
guache;Cadernos,
etc.
AVALIAÇÃO:
Além das
atitudes, comportamentos e habilidades trabalhadas na escola, devem ser
consideradas, também, as formas de expressão e as habilidades que as crianças
já possuem e trazem de uma experiência de vida fora da escola e que dentro da
mesma, enriquecem muito o seu desenvolvimento, contribuindo de forma
significativa para a sua autonomia e identidade.
Para tanto, a avaliação será contínua, através da
observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no
relacionamento com os colegas e com a professora, verificando o desempenho dos
alunos, as etapas vivenciadas, as dificuldades encontradas, tomando com
referência o processo por eles vividos nas diferentes e múltiplas situações.
PRODUTO
FINAL:
Exposição
para os pais dos desenhos, pinturas e brinquedos confeccionados.Exposição
de fotos.Exposição dos brinquedos confeccionados pelos pais, juntamente com os alunos. Livro
de brincadeiras, com suas respectivas regras.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS:
Projeto sujeito à flexibilidade,
portanto poderá ser mudado ou acrescentado, de acordo com as expectativas da
classe.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BRASIL. Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Fundamental. Referencial
curricular para a educação infantil: conhecimento de mundo. Brasília, DF,
1998.
______. Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros curriculares
nacionais: arte. Volume 6. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 3ª ed., 2001.
DOHME, Vânia. Jogando: o valor educacional dos jogos. São Paulo: Informal,
2003.
KAMII, Constance. Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de
Piaget. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo:
Livraria Pioneira Editora, 1994.
_________________________. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação.
São Paulo: Cortez, 5ª ed, 2001.
LOPES, Vanessa Gomes. Linguagem do corpo e movimento.
Curitiba: FAEL, 2006.
MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia
Sicoli; PASSOS, Norimar Christe. Aprender
com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
___________________________________________________________.
Os jogos e o lúdico na aprendizagem
escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2005.
MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar prazer e aprendizado.
Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores,
1975.
Parabéns pelo trabalho, muito rico e bem estruturado!
ResponderExcluirOlá Renato! Bem vindo ao Blog Cantinho Educativo! Obrigada pelas palavras! Que bom que gostou! Abraço!
ExcluirOLÁ!!! TUDO BEM GOSTO MUITO DO SEU BLOG PARABÉNS !!! ME AJUDA MUITO POÍS SOU PROFESSORA DE PRIMEIRA VIAJEM AINDA SURGEM MUITAS DÚVIDAS .... OBRIGADA ..
ResponderExcluirAh... Claudia... Que bom que vc gosta deste espaço! E fico feliz em saber que o blog te ajuda! Volte sempre que quiser! Beijinhos!
ExcluirOi, gostei muito do projeto de brincadeiras, com o seu projeto, posso tirar ideias para montar um com a cara de onde trabalho...Obrigada por expor suas ideias e compartilhar para que possamos fazer ótimos trabalhos como o seu. Realmente abriu um pouco mais minha cabeça.
ResponderExcluirOi Sandra!!! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo!!! Ah... que legal que este espaço e a postagem te ajudaram!!! Fico feliz em saber!!! Obrigada pelas palavras de incentivo! Volte sempre que quiser!!! Um grande abraço!!!
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