CINCO DICAS PARA MELHORAR O INGLÊS DA CRIANÇADA - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

13/10/2014

CINCO DICAS PARA MELHORAR O INGLÊS DA CRIANÇADA

*Texto de: Roberta Clarissa Leite*


A dedicação e o estudo do inglês pode ser iniciado cedo. De maneira divertida a criança pode se sentir especialmente ligada ao aprendizado de outras línguas. Desde que se respeite a faixa etária e que o conteúdo seja mostrado de forma atrativa.

Tome nota de algumas dicas para ajudar seu filho nessa caminhada das línguas estrangeiras. Saiba que no futuro a fluência em outras línguas trará muitos benefícios para carreira do futuro profissional.

1 – Invista no aprendizado lúdico

Ao introduzir um novo idioma para uma criança, deve-se despertar de forma lúdica o interesse pela nova língua.

No início, o aprendizado de um idioma não precisa ser feito com muitas cobranças. A criança deve sentir-se atraída pelo contexto, de querer falar, ouvir e  conhecer  outros sons e as novas palavras.

É muito útil a criação de personagens, usadas através de tarefinhas, e  que sirvam de veículo para o conhecimento das primeiras palavras. Mostre no mapa em que países ao redor do mundo a língua estuda é falada, e explique a importância de saber se comunicar com pessoas de outras culturas.

2 – Faça uso de jogos e  brincadeiras

As brincadeiras e os jogos são extremamente úteis e válidos para explorar o estudo do inglês. O aluno se sente inserido no contexto de maneira leve.

Atividades através de colagens, desenhos podem ser usadas para confecção do primeiro vocabulários de inglês, com a imagem e a palavra. O novo vocabulário pode ser repetido várias vezes durante a atividade e as mesmas palavras podem ser usadas em jogos, como de memória, por exemplo.

A interação entre o aluno e o idioma é de extrema importância já que é necessário memorizar, entender o significado e repetir, tudo o que o estudo do idioma necessita no início.

 3 – Use a tecnologia

Uma ótima ideia é se valer do uso da tecnologia. Os cursos de inglês online tem muitos recursos para serem aproveitados em casa ou na escola. Com conteúdos que incluem audição (listening); visão – através da correspondência da imagem e palavra;  e escrita – pelos exercícios interativos, como preencher lacunas. Há cursos pagos e outros gratuitos, vale a pena pesquisar.

Os audiobooks, livros e CDs, servem para exercitar a audição e melhorar a pronúncia. Escolha livros de acordo com o nível de conhecimento da criança.

4- Tente manter o foco

O ambiente familiar é muito estimulador para o aprendizado, é importante a família estar sempre presente nesta caminhada, o incentivo em casa serve de combustível para a criança seguir em frente.

5 – Dê uma forcinha na auto-estima

Tão importante quanto perceber a importância da comunicação e uso das línguas desde a infância, é também valorizar cada passo dado pela criança. Isto reflete diretamente na continuidade do aprendizado. Estimule e elogie cada progresso, acompanhe as atividades e dê oportunidade da criança usar as novas palavras  e toda a bagagem que está construindo.


Equipe CursodeIngles.net



SOBRE A AUTORA: 

Roberta Clarissa Leite

Roberta Clarissa Leite é jornalista e radialista, com 10 anos de experIência em radiofônia, é pesquisadora de literatura popular do nordeste brasileiro. Lançou em 2010 o documentário Nordeste que Rima, premiado pelo Ministério da Cultura do Brasil. Uma de suas paixões é viajar e compartilhar suas experiências com o público, além de estar sempre interessada em aprender novas línguas.


Nenhum comentário

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!