PÚBLICO ALVO: Este projeto é destinado a Educação Infantil e ao
Ensino Fundamental I, podendo ser estendido também para o Ensino Fundamental
II, fazendo as adaptações necessárias para que se encaixe na faixa etária em
questão.
DURAÇÃO: 5 meses – de abril a agosto de 2014.
INTRODUÇÃO:
A Copa no Brasil é uma
oportunidade não só para a promoção do futebol, mas também a divulgação da
nossa diversidade cultural e musical. Por isso, o trabalho com mapa do Brasil,
mapa mundi, globo terrestre, o estudo
através de pesquisas e troca de informações entre os alunos será muito
importante para o conhecimento das diferentes culturas existentes nas diversas
regiões do Brasil e do mundo.
JUSTIFICATIVA:
A realização da copa em nosso país, é uma grande oportunidade
para enriquecer as aulas, tornando-as mais significativas para os nossos
alunos. Eventos como este, tornam-se ótimos recursos motivacionais para se
desenvolver e estimular o conhecimento dos alunos, além de agregar novos conteúdos às matérias que fazem parte do currículo escolar. O
projeto a ser desenvolvido visa um trabalho interdisciplinar, envolvendo vários temas, habilidades e atividades dentro da escola e da sala de aula,
privilegiando desta forma, o desenvolvimento e aprimoramento do conhecimento acerca do nosso País e do demais países participantes do evento em questão. Pois o futebol faz parte da nossa
cultura, e vale ressaltar que na Copa são reunidos vários países sem a discriminação de raça, religião, classe
social, nacionalidade, sexo, etc.
Tendo em vista que o povo
brasileiro é apaixonado pelo futebol e como ele exerce influência sobre
crianças e adolescentes, justifica-se o desenvolvimento deste projeto.
OBJETIVOS GERAIS:
Conhecer a história das Copas;
Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las;
Conhecer a história das Copas;
Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las;
Repudiar a discriminação baseada em diferenças
de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo;
Enfocar a pluralidade cultural;
Abordar a união dos povos pelo esporte, tendo como foco sempre o tema paz e o fair play, ou seja o respeito entre os jogadores e às regras do jogo, ter espírito esportivo e não “jogar sujo”, usar de violência, procurando jogar de maneira que não prejudique o adversário de forma proposital;
Desenvolver o espírito de aceitação de que não se vence sempre, aceitando a derrota como forma de aprendizagem e aprimoramento das nossas experiências;
Reforçar o espírito patriótico.
Enfocar a pluralidade cultural;
Abordar a união dos povos pelo esporte, tendo como foco sempre o tema paz e o fair play, ou seja o respeito entre os jogadores e às regras do jogo, ter espírito esportivo e não “jogar sujo”, usar de violência, procurando jogar de maneira que não prejudique o adversário de forma proposital;
Desenvolver o espírito de aceitação de que não se vence sempre, aceitando a derrota como forma de aprendizagem e aprimoramento das nossas experiências;
Reforçar o espírito patriótico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada País envolvido no evento;
Reconhecer a importância da história de nosso País em Copas do Mundo;
Compreender e respeitar a necessidade do trabalho coletivo;
Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada País envolvido no evento;
Reconhecer a importância da história de nosso País em Copas do Mundo;
Compreender e respeitar a necessidade do trabalho coletivo;
Identificar os países participantes da Copa do
Mundo em 2014;
Conhecer as contradições de nosso país;
Conhecer as características econômicas e políticas de cada país participante da copa do mundo,
Conhecer as características econômicas e políticas de cada país participante da copa do mundo,
Divulgar, valorizar e conhecer as culturas
existentes nas diversas regiões do Brasil;
Pesquisar as danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país e também do país sede da copa do mundo;
Pesquisar as danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país e também do país sede da copa do mundo;
Identificar os países através da bandeira e
cores;
Identificar as contribuições que os países participantes da Copa trarão ao Brasil e para as capitais brasileiras que serão sedes na copa;
Identificar as contribuições que os países participantes da Copa trarão ao Brasil e para as capitais brasileiras que serão sedes na copa;
Valorizar o respeito à diversidade cultural e
social;
Desenvolver valores que são importantes dentro e fora de campo como: ética, respeito, espírito de equipe, companheirismo, dedicação, trabalho em grupo, respeito às regras, boa conduta, respeito ao próximo, repúdio ao preconceito racial, social e de opção sexual, entre outros.
Identificar cada país e os dias que jogam e quais cidades brasileiras serão as suas respectivas sedes;
Desenvolver valores que são importantes dentro e fora de campo como: ética, respeito, espírito de equipe, companheirismo, dedicação, trabalho em grupo, respeito às regras, boa conduta, respeito ao próximo, repúdio ao preconceito racial, social e de opção sexual, entre outros.
Identificar cada país e os dias que jogam e quais cidades brasileiras serão as suas respectivas sedes;
Evidenciar que todos os países têm o seu Hino
Nacional.
ESTRATÉGIAS:
Produção de textos individuais e
coletivos;
Leitura informativa: impressa ou virtual;
Pesquisas em jornais, livros, revistas ou Internet;
Exposição de textos em murais;
Exposição de cartazes;
Hino Nacional Brasileiro;
Hino Nacional dos países participantes;
Hino Nacional dos países adversários do Brasil na Copa;
Bandeira do Brasil;
Bandeira dos adversários do Brasil;
Bandeiras dos países participantes da Copa;
Confecção de Bandeirinhas dos países participantes da copa do mundo;
Música da Copa;
Músicas de copas anteriores;
Músicas que abordam o tema futebol;
Jingles de copas antigas e recentes;
Propagandas impressas, audiovisuais e digitais sobre a copa do mundo;
Cruzadinhas;
Caça-palavras;
Decoração da escola e da sala de aula;
Pesquisa sobre curiosidades sobre a Copa;
Pesquisa sobre a Copa;
História das Copas;
Mural de notícias: com recorte e colagem de noticiários diários
Organização de listas de nomes: países, jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;
Pesquisa de idiomas dos países participantes da copa do mundo, enfatizando a língua falada do país que sedia o campeonato e daqueles que estão no grupo do Brasil;
Textos jornalísticos;
Agenda da copa: quando e onde serão os jogos do Brasil e de outros países;
Análise do placar dos jogos do Brasil e dos demais países;
Pesquisar os itens relacionados à Copa, que são mais vendidos no comércio do país, como bandeiras, camisetas, apitos, faixas, bonés, etc;
Elaborar gráficos com os dados levantados na pesquisa sobre os itens, relacionados com a Copa, que mais vendidos no comércio do país;
Pesquisa sobre as sedes da copa: o modo de vida das pessoas deste país, seus usos e costumes;
Utilização do mapa para localizar a sede da copa e as capitais que serão sede de outros países;
Pesquisa sobre a alimentação de um atleta;
Pesquisa sobre a importância da prática de esportes;
Campanha antidrogas, contra o tabagismo e o álcool. Campanha antidoping;
Dicas saudáveis para cuidar do corpo e da mente e pesquisa sobre alimentos que fazem bem para o nosso corpo.
Leitura informativa: impressa ou virtual;
Pesquisas em jornais, livros, revistas ou Internet;
Exposição de textos em murais;
Exposição de cartazes;
Hino Nacional Brasileiro;
Hino Nacional dos países participantes;
Hino Nacional dos países adversários do Brasil na Copa;
Bandeira do Brasil;
Bandeira dos adversários do Brasil;
Bandeiras dos países participantes da Copa;
Confecção de Bandeirinhas dos países participantes da copa do mundo;
Música da Copa;
Músicas de copas anteriores;
Músicas que abordam o tema futebol;
Jingles de copas antigas e recentes;
Propagandas impressas, audiovisuais e digitais sobre a copa do mundo;
Cruzadinhas;
Caça-palavras;
Decoração da escola e da sala de aula;
Pesquisa sobre curiosidades sobre a Copa;
Pesquisa sobre a Copa;
História das Copas;
Mural de notícias: com recorte e colagem de noticiários diários
Organização de listas de nomes: países, jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;
Pesquisa de idiomas dos países participantes da copa do mundo, enfatizando a língua falada do país que sedia o campeonato e daqueles que estão no grupo do Brasil;
Textos jornalísticos;
Agenda da copa: quando e onde serão os jogos do Brasil e de outros países;
Análise do placar dos jogos do Brasil e dos demais países;
Pesquisar os itens relacionados à Copa, que são mais vendidos no comércio do país, como bandeiras, camisetas, apitos, faixas, bonés, etc;
Elaborar gráficos com os dados levantados na pesquisa sobre os itens, relacionados com a Copa, que mais vendidos no comércio do país;
Pesquisa sobre as sedes da copa: o modo de vida das pessoas deste país, seus usos e costumes;
Utilização do mapa para localizar a sede da copa e as capitais que serão sede de outros países;
Pesquisa sobre a alimentação de um atleta;
Pesquisa sobre a importância da prática de esportes;
Campanha antidrogas, contra o tabagismo e o álcool. Campanha antidoping;
Dicas saudáveis para cuidar do corpo e da mente e pesquisa sobre alimentos que fazem bem para o nosso corpo.
RECURSOS UTILIZADOS:
Palitos de churrasco;
Tesoura com ponta arredondada;
Cola branca e colorida;
Lápis de cor;
Giz de cera;
Giz de lousa;
Massa de modelar;
Tinta guache;
Régua;
Gliter de diversas cores;
T.N.T;
Livros;
Mapas;
Globo terrestre;
Revistas;
Textos diversos;
Aparelho de TV, DVD e filmes;
Rádio e CDs;
Vídeos;
Lápis;
Cadernos;
Cartazes;
Sucatas;
Papel;
Blocão;
Pintura a dedo;
Gibi;
Filmes;
Fotografias;
CD ROOM.
CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo;
Brincadeiras;
Músicas;
Danças;
Coreografias;
Grito de guerra;
Torcida organizada;
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Histórias com fantoches;
Massinha de modelar;
Painéis;
Poemas;
Pesquisas;
Roda da conversa;
Dramatizações;
Elaboração de textos espontâneos;
Criação de histórias;
Textos de diversos gêneros referentes ao tema abordado;
Vídeos;
Palestras;
Teatro;
Montar um álbum de figurinhas da copa;
Confecção de viseiras da copa;
Confecção de bandeirinhas para enfeitar a escola e a sala de aula;
Desenhos livres sobre a copa;
Organização de um jogo de futebol;
Pesquisas sobre regras de um jogo de futebol e a função de cada jogador dentro do campo de futebol;
Pesquisas sobre os uniformes das seleções que participarão da copa do mundo;
Explicação de como se comportar para a execução do Hino Nacional.
Exposição de trabalhos;
Confecção de cartazes.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá
realizar-se de maneira continua, mediante observação; considerando o processo e
não apenas o produto.
A avaliação
também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos
durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da
expressividade, onde será possível verificar se houve êxito nos objetivos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Projeto sujeito
à flexibilidade, portanto poderá ser mudado ou acrescentado, de acordo com as
expectativas da classe.
oi adorei o projeto, é muito importante as escolas trabalharem sobre a copa.
ResponderExcluirótimo projeto!!
ResponderExcluirAMEI !!! MUITO OBRIGADO . Vou fazer adaptações para arte
ResponderExcluirBoa noite amiga Tuca!!!
ResponderExcluirÓtimo projeto, pena que ainda não estarei na sala para atuar com meus pequenos...ainda me encontro afastada...mas com Deus tudo voltará ao normal em breve...
Feliz e Abençoada Noite!!!
Bjokas...da Bia!!!
Boa noite !
ResponderExcluirGostei do projeto, trabalho com alunos do AEE na educação infantil e no fundamental, sou de Araçatuba, interior de são paulo,abraços Ivanilde
Amei o projeto! Trabalho como coordenadora Pedagógica numa escola municipal e este projeto é perfeito.
ResponderExcluirQue bom! Fico feliz que tenha gostado!
ExcluirJOÃO PESSOA 10 DE ABRIL DE 2014 Amei seu blog achei bem bolado um beijo sou serei sua seguidora .
ResponderExcluirObrigada! Te convido a voltar mais vezes! Este espaço também é seu!
ExcluirMuito legal o seu projeto!Você está de parabéns.
ResponderExcluirObrigada Monah! Que bom que gostou! Fico feliz!
ExcluirObrigada! Seu projeto é muito legal!
ResponderExcluir(:
Olá Gostei muito do projeto, parabéns
ResponderExcluirObrigada Eliana!
ExcluirSeu projeto é maravilhoso, com certeza vai me ajudar bastante
ResponderExcluirAmei seu projeto! Parabéns!
ResponderExcluirParabéns pelo belo projeto! Gostei muito!
ResponderExcluirAchei super legal esse projeto , principalmente por trabalhar nossa cultura e costume...
ResponderExcluirMuito bom seu projeto aplicado será um sucesso! Parabéns!!!
ResponderExcluirParabéns pelo blog, lindo trabalho!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirADOREI O PROJETO DE VCS, MUITO BOM
ResponderExcluirTuca estou amando seu Projeto, ele é muito bom.
ResponderExcluirParabéns!
Muito bom o projeto e as atividades, ajuda e muito os profissionais da educação infantil. Valeu
ResponderExcluirAdorei... queria muito usar com minha turma...! Um trabalho de otima qualidade.
ResponderExcluirO blog é simplesmente maravilhoso e tenho certeza que ajuda bastante como tem me ajudado.
ResponderExcluirParabéns pelo lindo projeto elaborado!!! Com ele podemos explorar esse momento único, a Copa do Mundo, com as nossas crianças!!! Obrigada por compartilhá-lo conosco!
ResponderExcluirGostei, belo projeto! Este tema é bastante flexível e pode ser bem explorado por diversas faixas etárias. Obrigada por disponibilizá-lo. Abraços
ResponderExcluirOlá, amei o projeto......vou trabalhar com meus alunos do Ensino fundamental e médio...
ResponderExcluirParabéns! Seu projeto ficou excelente. É muito bom descobrir educadores como você, que acredita em projetos.Sucesso! saúde sempre!
ResponderExcluirAmei seu projeto.Parabéns, muito bem escrito
ResponderExcluirAmei o seu projeto, muito completo.Obrigada por compartilha-ló......
ResponderExcluiramei
ResponderExcluirAdorei seu projeto
ResponderExcluirEu adorei o blog , seu projeto é muito bom...parabéns
ResponderExcluirEu amei o projeto ficou perfeito, Parabéns!
ResponderExcluirmuito bom, seriam sugestões adequadas minha turma!!!
ResponderExcluirParabéns...Muito bom mesmo
ResponderExcluir