13/06/2013
O QUE CONSIDERAR NA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DIAGNÓSTICOS DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR E PERFIL DA SALA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Imagem de Pexels por Pixabay |
É importante ressaltar que os relatórios e o perfil da sala, servem para o professor registrar as observações feitas por ele a respeito dos avanços dos alunos e dificuldades encontradas no trabalho cotidiano da sala de aula.
Não crie rótulos para o aluno que enfrenta dificuldades. Faça suas pontuações de maneira clara e objetiva ao relatar o problema, e, evidencie que atitudes estão sendo tomadas pela escola - equipe pedagógica e professor -, juntamente com a família para que estas dificuldades venham a ser superadas pelo aluno.
ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DIAGNÓSTICOS DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR E PERFIL DA SALA
Hábitos e atitudes: falar e escutar; falar baixo sem aumentar o tom de voz; não interromper a pessoa que fala; esperar a sua vez de participar; respeitar a opinião dos outros; colaborar com os colegas;
Socialização e relação com os amigos;
Comunicação com amigos: expressa as suas preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas;
Participação durante as atividades;
Trabalho em grupo;
Colaboração nas tarefas em classe;
Respeito a limites e regras;
Capacidade de seguir rotina;
Hábitos de higiene pessoal;
Hábitos de cuidado com o seu material e os da sala de aula;
Desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
Reconhece letras;
Sabe diferenciar letras de números;
Desenvolvimento psicomotor: equilíbrio corporal, destreza, agilidade e segurança nos movimentos; desenvolvimento da lateralidade: esquerda/direita; familiarização com o próprio corpo; exploração das diversas possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação; exploração e utilização dos movimentos de encaixe e lançamento para o uso de suas habilidades manuais em variadas situações do cotidiano;
Orientação espacial;
Orientação temporal:
Coordenação motora;
Identificação das cores primárias;
Ouvir e recontar histórias;
Visualização e identificação do próprio nome e dos amigos;
Noções básicas de matemática: identificar números, noções de quantidade e tamanho; conceitos como: baixo/alto, em cima/embaixo; identificação das formas geométricas básicas.
ASPECTOS SÓCIO-EMOCIONAIS:
Como se deu a adaptação escolar
da criança.
Demonstra gostar da escola; é
faltosa; demonstra resistência em ficar na escola.
Demonstra ser uma criança alegre,
prestativa e carinhosa, apresenta resistência em obedecer as regras
estabelecidas para o desenvolvimento das atividades na sala de aula, há
necessidade de intervenção do professor para a mesma aceitar.
Nos momentos de realização das atividades
individuais e em grupo, como é a participação da criança, há necessidade de
intervenção do professor; demonstra ser prestativa no auxílio dos colegas com
dificuldade.
Como é o relacionamento com os colegas, qual é
a atitude da criança na realização das atividades: demora na execução, rápida
demais, pontual, realiza com capricho, realiza com atenção a atividade
apresentada; compartilha com os colegas o material de uso coletivo na sala de
aula (giz de cera, lápis de cor, etc).
Nas atividades com brinquedos:
gosta de brincar sozinha ou em grupo; divide os brinquedos ou reage com birra e
agressão quando contrariada.
ASPECTOS PSICOMOTORES:
Possui progressiva autonomia
no equilíbrio corporal , na participação
de jogos e atividades recreativas demonstra segurança e agilidade. Participa
ativamente ou tem dificuldade de participar das brincadeiras propostas. Tem
compreensão de suas possibilidades corporais: saltar, correr, pular, agachar,
etc.
Consegue percorrer corretamente o
contorno solicitado, ou apresenta dificuldade.
ASPECTOS COGNITIVOS (APRENDIZAGEM):
A criança
consegue conversar, comunicar e relatar as suas vivências, expressar seus desejos, necessidades e
desagrados, sentimentos de maneira clara e autônoma, consegue expressar suas preferências e
vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas (rodas da conversa); demonstra
iniciativa para pedir ajuda nas situações em que isso se fizer necessário;
expressa a sua necessidade e o seu
desconforto relativo a vontade de usar o banheiro; expressa seus desejos e
necessidades através de choro, ou só expõe suas ideias mediante a solicitação
da professora, consegue ou não organizar e expor as informações com clareza e
coerência. Gosta de ouvir histórias, reconta histórias ao seu modo; participa
da roda da conversa; consegue de maneira
progressiva relatar a sua rotina, identifica
o seu nome e de seus colegas; conhece ou não os amigos pelos nomes; expressa suas ideias com clareza; mostra uma atitude positiva para
as atividades e brincadeiras propostas e na divisão dos brinquedos.
A criança estabelece aproximações de algumas noções de matemática presentes no dia-a-dia da criança,
como contagem, relações espaciais, etc; comunica, utilizando a linguagem oral,
ideias matemáticas relativas aos conceitos: grande / pequeno; mais / menos;
alto / baixo; perto / longe; grosso / fino; pesado / leve; comprido / curto; atrás / frente; em cima / embaixo; diferencia
o tamanho dos objetos; diferencia quantidade: muito e pouco; identifica as
cores primárias, semelhanças e diferenças entre objetos e figuras; nomeia e
identifica objetos iguais e diferentes; compara
objetos e figuras de acordo com o tamanho; identifica os números; sabe
diferenciar números de letras;
identifica algumas formas geométricas simples, como círculo, triângulo e
quadrado, explorando e identificando as formas geométricas de objetos e figuras
encontradas no cotidiano; interpreta o sentido dos termos: dentro/fora; discrimina semelhanças e
diferenças em detalhes, destacando as figuras que formam pares; consegue
acompanhar a passagem do tempo utilizando o calendário; tem noção de
quantidade; tem compreensão de referências espaciais e temporais; identifica o calendário como forma de marcação
do tempo; realiza cálculo mental simples; utiliza a contagem oral nas
brincadeiras, músicas e em situações nas quais reconheça a sua
necessidade; identifica a posição de um objeto e pessoas em diferentes posições,
utilizando a linguagem oral; identifica pontos de referência para situar-se e
deslocar-se no espaço (perto de/longe de), descrevendo e representando pequenos
percursos e trajetos observando pontos de referência.
muito bom,tá sendo de suma importância para o meu trabalho.
ResponderExcluirOlá Inês! Bem vinda!!! Que bom que gostou! Que bom também que o material está te ajudando!!! Um abraço! 😊😘
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