O GIGANTE ACORDOU! - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

27/06/2013

O GIGANTE ACORDOU!

 "Há hoje um excesso de missões dos professores, pede-se demais aos professores, pede-se demais as escolas. E a verdade é que as escolas valem o que vale a sociedade. Não podemos imaginar escolas extraordinárias, espantosas, onde tudo funciona bem numa sociedade onde nada funciona."

(António Nóvoa)


Analisando os recentes acontecimentos ocorridos no Brasil, eu tenho a clara certeza de que, temos que lutar incansavelmente pela Educação e em favor da Escola Pública. Só o conhecimento leva ao senso crítico, à formação de opinião sem manipulação, à clara visão sobre os fatos que ocorrem cotidianamente. Esses movimentos foram muito importantes, mostraram a força popular, mas perderam o foco... e deram brechas para os aproveitadores que levantaram “bandeiras”, promoveram a desordem, a violência e o vandalismo. Foi muito bonito ver o povo manifestando! Um ato legítimo! Demonstrando insatisfação com a corrupção, contra o caos e a falência na política, na saúde e na educação. Nunca fui contra estas manifestações, mas fui contida no euforismo das últimas semanas. Sei que os protestos não foram apenas contra os R$0,20 na tarifa de ônibus, e que eles foram uma válvula de escape para uma situação que há tempos nos incomoda: desejamos melhores condições de vida, melhor atendimento na saúde, uma escola pública de qualidade, um transporte público decente e que funcione!!! Foi lindo ver pessoas de todas as idades e profissões irem às ruas manifestar insatisfação com esses eventos esportivos, que usurparam dinheiro dos cofres públicos, enquanto a grande maioria das pessoas vivem com apenas um salário mínimo. O meu medo e preocupação é que isto seja "massa de manobra", abram a guarda para oportunistas, que visam a continuação e/ou perpetuação da situação vigente, querendo que tudo continue como está. Eu, enquanto educadora e cidadã brasileira, espero sinceramente que, estes protestos cheguem às urnas, porque não basta irmos às ruas protestar contra a corrupção, contra as más condições na saúde, educação de péssima qualidade e uma economia que nos tira o poder de compra... e continuarmos a votar em candidatos que têm um histórico de corrupção e são corruptíveis... não adianta erguermos cartazes e gritarmos palavras de ordem, se em 2014, reelegermos os que aí estão... colocarmos no Congresso e na Câmara, senadores e deputados que foram processados por improbidade administrativa, por onerar o erário público e até que sofreram impeachment... porque isto quer dizer que não aprendemos nada com isso... que temos memória curta... Estamos perpetuando uma situação que aí está e que até então demonstramos descontentamento.

O gigante acordou!?!?! Que bom!!! Que ele tenha mesmo acordado e faça história... que ele seja protagonista e não marionete de uma nova realidade para a sociedade brasileira!

Por isso caros amigos, querem começar a mudar esta situação? Então VALORIZE a escola de seus filhos, VALORIZE o trabalho dos professores de seus filhos, PARTICIPEM da vida escolar deles. FAMÍLIA e ESCOLA devem andar juntas!

Paulo Freire já dizia, "se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda", "educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo", portanto, se querem um futuro melhor, tornarem-se e formarem pessoas melhores, melhores em atitudes, no respeito ao próximo e consigo mesmo, conscientes não só dos seus direitos, mas também dos seus deveres, com visão crítica de tudo o que acontece a sua volta, comecem valorizando a escola de seus filhos. Sejam parceiros atuantes dentro escola, estejam abertos aos movimentos que a escola promove em prol da educação, pois o conhecimento alarga o horizonte e alavanca o mundo!

Nenhum comentário

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!