17/06/2013
MODELO DE RELATÓRIO SOBRE O PERFIL DA SALA
Estes relatórios são importantes para o professor selecionar com maior eficiência materiais didáticos e pedagógicos, que alcançarão melhores resultados no trabalho em sala de aula. Eles são uma ótima ferramenta para ele, professor, saber do que realmente o aluno necessita, tornando suas aulas mais atraentes e produtivas, fazendo com que ele seja mais atuante nas intervenções pedagógicas.
O
"Perfil da Turma" é um importante instrumento pedagógico para o professor realizar com mais precisão as suas fichas de trabalho, o seu plano de aula, o seu planejamento. Ele é um recurso que ajuda no ajuste das adaptações no currículo e no processo de avaliação no final de cada período letivo.
É importante ratificar que ao elaborar o perfil da sala, não se deve criar rótulos para o aluno que enfrenta dificuldades. Faça suas pontuações de maneira clara e objetiva ao relatar o problema, e, evidencie que atitudes estão sendo tomadas pela escola - equipe pedagógica e professor -, juntamente com a família para que estas dificuldades venham a ser superadas pelo aluno.
É sempre bom lembrar também que: TODOS OS DADOS REGISTRADOS nestes relatórios de perfil da sala, são considerados CONFIDENCIAIS, os dados contidos neles destinam-se única e exclusivamente à intervenção pedagógica por parte da equipe escolar da escola.
RELATÓRIO SOBRE O PERFIL
DA TURMA
ESCOLA:
PROFESSORA:
TURMA:
PERÍODO:
ANO:
DATA:
NÚMERO DE MENINAS:
NÚMERO DE MENINOS:
TOTAL DE ALUNOS:
PERFIL DA TURMA:
(Logo abaixo, você fará uma breve descrição da sua classe,
citando como é o comportamento da turma, como as crianças se relacionam com
você e os colegas (brigas, birras, se são agitados, respeitam regras...) e neste
breve texto você também deve citar se há na classe casos de inclusão e como se
comportam nas atividades propostas dentro e fora da sala de aula.)
É uma classe composta de ____ meninas e ____
meninos. De modo geral, a sala é muito
esperta, comunicativa e entrosada. As crianças têm um bom relacionamento uns
com os outros: gostam de participar das atividades propostas, de auxiliar os amigos e de realizar as atividades em grupo. Houve no início, algumas dificuldades na
divisão e uso comum de materiais e brinquedos, mas isso com o
tempo foi sanado, e, aos poucos a formação de hábitos de partilha e assimilação de regras de convivência
social, foi paulatinamente sendo fortalecida.
Alguns alunos ainda apresentam
fala bastante infantilizada, demonstrando dificuldade ao se expressarem e na pronúncia
de algumas palavras, o que é próprio da idade. (aqui dependerá da idade das
crianças e em que nível estão: berçário, infantil I, infantil II, etc.).
É um grupo bastante heterogêneo, na
classe há um caso de inclusão,
-------------------------------- (se houver, você registrará nos pontilhados,
caso não exista, você pode apagar).
As crianças desta turma são
(agitadas, calmas etc), têm dificuldade (ou facilidade em dividir ou não em
organizar a sala de aula, guardam os brinquedos; brincam amistosamente, dividem
os brinquedos, brigam, etc). Ocorreram
alguns casos de agressividade na turma (bater, morder, empurrar). No decorrer do ano, as crianças foram
paulatinamente superando o egocentrismo (ou não superaram), e hoje brincam
amistosamente (ou não), dividem os brinquedos (ou não).
A adaptação da turma foi
tranquila (difícil, explique o que aconteceu:
teve momentos de choro, ansiedade em ir embora), apesar de alguns alunos chorarem demonstrando
insegurança, talvez porque esta fosse a primeira experiência escolar deles (se
quiser pode citar os nomes das crianças cuja adaptação foi mais difícil) e por
nunca terem ficado longe dos pais ou responsáveis por um longo período. Porém,
algumas, já de início, estabeleceram vínculo afetivo com a professora, colegas e demais funcionários da escola, adaptando-se
com facilidade à rotina escolar, relacionando-se com os demais de maneira
alegre, confiante e segura.
No início algumas crianças não
aceitavam ser contrariadas, repreendidas
e tinham dificuldades para assimilar as regras
propostas nos “nossos combinados” para uma boa convivência em grupo e o
bom andamento da rotina em sala, além de demonstrarem dificuldades ao expressarem desejos e necessidades (muitas
tinham vergonha de pedir para ir ao banheiro e beber água), (ou não, as crianças aceitaram muito bem as regras propostas e muitas eram bem articuladas, demonstravam que a linguagem oral era bem estimulada em casa, os pais orientaram-nas muito bem na questão solicitar algo quando necessitar).
Inicialmente, a linguagem oral
era pouco desenvolvida, eram poucos os que respondiam ao que lhes eram
solicitados. Foi difícil fazer com que
conversassem espontaneamente entre os colegas e com a professora (ou não, alinguagem oral era bastante desenvolvida em casa pelos pais, por isso, a comunicação e interação entre todos foi muito boa).
A maioria das crianças prefere
brincar sozinha, (ou não, gostam de brincar em grupo, sempre mudando as
brincadeiras e agregando novos participantes). Algumas gostam de brincar
somente com aquelas que pertencem a sua mesa, não se socializando com os
demais, outras, no entanto, preferem observar
de longe o que os outros estão fazendo (ou não não, há crianças que gostam de brincar sozinhas e gostam de ficar observando o que os demais estão fazendo).
Na realização atividades
dirigidas no pátio, sejam elas, atividades de expressão corporal, músicas,
dramatizações, ginásticas, entre outras, algumas crianças não participam num
primeiro momento, elas inicialmente, observam os colegas participarem e depois
imitam-os, repetindo o que eles fizeram, outras fazem logo de imediato e
querem repeti-las inúmeras vezes depois.
Na realização das atividades
propostas em sala de aula, são bastante participativos, realizam o que é
proposto com atenção e capricho (ou não),
todos já se adaptaram à rotina da classe, (se tiver algum aluno com dificuldade, pode
mencionar aqui), já se habituaram a seguir regras preestabelecidas. Gostam de
participar quando solicitados, como na roda da conversa ou roda da história e brincadeiras (ou
não).
A turma gosta (ou não gosta) de
participar de atividades pedagógicas e recreativas. Atividades
como recontar histórias ou cantar músicas, contar em voz alta e rodas da
conversa e história, os alunos são bastante participativos, de modo geral, todo o grupo gosta de ouvir e
recontar histórias. Através do faz de conta, imitam com facilidade os gestos e
as falas das personagens.
Gostam de ir à escola, o que é
próprio da faixa etária. Todos são
bastante espertos e participativos, com
exceção a (o) aluna (o) ---------------------, que tem sido incentivada (o) e
participar das atividades e interagir com a turma(caso haja alguma criança que
tem dificuldade para socializar-se pode ser citada nos pontilhados).
O (a) aluno (a) ------------------- faltou muito durante o ano, talvez se não tivesse faltado tanto, seu rendimento poderia ter sido bem melhor e consequentemente, acompanharia o desenvolvimento da turminha (caso haja alguma criança faltosa pode ser citada nos pontilhados).
O (a) aluno (a) ------------------- faltou muito durante o ano, talvez se não tivesse faltado tanto, seu rendimento poderia ter sido bem melhor e consequentemente, acompanharia o desenvolvimento da turminha (caso haja alguma criança faltosa pode ser citada nos pontilhados).
Alguns já identificam as cores
primárias e contam oralmente até cinco (ou até dez). Reconhecem as formas geométricas, alfabeto,
vogais e números (ou apenas alguns). Sabem diferenciar letras e números (ou
apresentam dificuldades).
As atividades e brincadeiras em grupo, como as
dramatizações, as músicas, as atividades de expressão corporal, as rodas da
conversa, o conto e reconto de histórias, as brincadeiras no pátio e no parque foram
de grande importância para melhorar a
adaptação e socialização da turma, pois fortaleceram o vínculo afetivo entre
eles e a professora.
As crianças também demonstram
muito interesse pelos brinquedos de encaixe, de montar e de empilhar.
Demonstraram gostar também de ouvir histórias, cantar, brincadeiras de roda e de
participarem de atividades com massa de modelar, pintura a dedo e guache,
Em sua grande maioria, a turma compreende e obedece as regras combinadas,
exigindo de seus colegas o cumprimento das mesmas. Contudo, ainda há aquelas
que por momentos desrespeitam essas regras. A turma já habituou-se à rotina da
sala de aula.
A turma tem um tom de voz alto (baixo),
muitos gritam, choram e fazem birra ao expressarem seus desejos e insatisfações
(ou não, expressam-se de maneira tranquila seus desejos e insatisfações).
No início, notou-se uma nítida separação de meninos e meninas nas
brincadeiras em sala as brincadeiras em sala, no pátio e no parque. Com o
passar do tempo, o que definiu esta separação, foram os gostos em comum, havendo então
entrosamento entre todos da sala.
As famílias participaram
ativamente de todas as atividades propostas pela escola, festas comemorativas e
reuniões realizadas pela escola no decorrer do presente ano (ou não).
Os responsáveis pelas crianças,
são em sua grande maioria, os próprios pais. Estão sempre abertos (ou não) ao
diálogo, procuram sempre que necessário, a escola e a professora, para
esclarecer suas dúvidas e buscar informação (ou não).
No decorrer do ano os laços
afetivos foram fortalecidos entre os alunos, e da professora com eles. Os
alunos de maneira geral demonstraram mais autonomia e maior desenvolvimento da
linguagem oral. Já procuram resolver
suas diferenças através do diálogo e quando não conseguem pedem ajuda da
professora. Essas atitudes foram sendo trabalhadas através de rodas de conversa
e nos combinados da sala, tornando a convivência de todos mais harmoniosa e
amistosa.
Em relação à aprendizagem, os
alunos apresentaram um bom rendimento no decorrer do ano (aqui você pode
mencionar também algumas dificuldades encontradas na realização dos trabalhos
com as crianças). As crianças demonstraram interesse pelas atividades
propostas, participando ativamente de cada uma delas.
É visível o desenvolvimento
afetivo e emocional da turma, que demonstra interesse, criatividade,
iniciativa, empenho, mostrando-se questionadores e muito observadores, em
muitas atividades propostas e a cada novidade descoberta.
Foi muito prazeroso trabalhar com
essa turminha!
___________,
_____ de ______________ de ____.
_______________________________________
(assinatura da
professora)
Adorei, essa dica sobre relatório, ficou muito esclarecedora.
ResponderExcluirMuito certo. Gostei também
Excluirmuito show essa dica!!!
ResponderExcluirAmei, essas dicas para elaboração do relatório.
ResponderExcluirGostei muito dessa dicas. Me ajudou muito. Obrigada!
ResponderExcluirMuito bom mesmo. Excelente!!!! O mais completo que já li. Parabéns!!!!!
ResponderExcluirObrigada Idália!!! Fico feliz em saber que vc gstou!!!
Excluiramei consegui expandir minhas ideias
ExcluirOlá! Que bom que gostou e o blog te ajudou!
ExcluirEssas dicas foram de grande serventia para que eu pudesse realizar o meu relatório.muito bom mesmo Parabéns
ResponderExcluirQue Aucilene!!! Fico feliz em saber, que as dicas te ajudaram!!!! Um abração!!!
ExcluirOlá!!! Nossa o material está muito bom! Gostaria de sua autorização para utilizar como modelo. Obrigada
ResponderExcluirOlá Rita! Que bom que gostou do relatório! Fico muito feliz em saber! Vc pode utilizá-lo como modelo! Abraço e sucesso!
ExcluirBoa tarde amei muito esse relatório, pois mim ajudou muito.
ExcluirOlá Dulci! Bem vinda! Que bom que gostou! Fico feliz que ele tenha te ajudado!
ExcluirMuito bom, esclareceu minhas dúvidas! Obrigada.
ResponderExcluirOlá Silvana! Que bom que a postagem pode te ajudar! :)
ExcluirGostei muito desse relatório, me ajudou bastante no relatório semestral.
ExcluirOlá Carla! Bem vinda! Que bom que modelo te ajudou! Volte sempre! :) Beijinhos!
ExcluirAmei, parabéns pelo relatório.
ResponderExcluirObrigada! Que bom que gostou! :)
ExcluirAdorei o seu relatório me ajudou muito.
ResponderExcluirGostaria muito se possível de uma copia do seu modelo. desde já agradeço.
este modelo pode ser utilizado para quem utiliza a zooterapias também?
Amei!!!!
ResponderExcluirQue bom que gostou!!! Volte sempre!!!
ExcluirExcelente relatório,parabéns pelo trabalho = )
ResponderExcluirOlá Monica! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Que bom que gostou!!! Beijos!
ExcluirEstou amando o seu Blog ! Parabéns
ResponderExcluirOlá Freitas! Que bom que gostou! Obrigada pelo incentivo!
ExcluirEXCELENTE RELATÓRIO, PARABÉNS PELO LINDO TRABALHO!
ResponderExcluirAdorei seu Blog! Esta de parabéns
ResponderExcluirOlá Laudenice! Bem vinda! Obrigada! Que bom que gostou!😘
ResponderExcluiramei as sugestões para relatórios , parabéns
ResponderExcluirOlá Simone! Bem vinda! Obrigada! Fico feliz que tenha gostado das sugestões! Beijinhos!
ExcluirObrigada me ajudou muito com suas dicas
ResponderExcluirOlá! Bem vinda! Que bom que as dicas te ajudaram!!! Fico feliz em saber disso! Um grande abraço e volte sempre!!!
Excluirexcelente, estão de parabéns
ResponderExcluirBem vindo Kennedy! Que bom que gostou! Volte sempre!
ExcluirParabéns pelo relatório !Que relatório completo,objetivo, e transparente!! Adorei gostaria de saber como posso obter uma copia !!!
ResponderExcluirNossa gostei demais do relatório, me ajudou bastante!!!! Parabéns
ResponderExcluirOlá Simone! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Que bom que gostou! Fico feliz em saber que o relatório te ajudou! Volte sempre! Beijinhos!
ExcluirParabéns,excelente relatório,vai mim ajudar bastante.
ResponderExcluirOlá! Que bom que gostou! Fico feliz em saber que vai te ajudar! Volte sempre!
ExcluirExcelente.
ResponderExcluirOlá Naiara! Bem vinda! Que bom que gostou! Fico feliz em saber! Volte sempre!
ExcluirMuito bommmmm. Gostei, foi muito claro
ResponderExcluirOi Aurélio! Bem vindo! Que bom que gostou!
ExcluirÓtimo Trabalho, parabéns!!!
ResponderExcluirOlá! Muito obrigada! 🙏🙂
ExcluirQue bom que gostou! 👍
GENIAL SEU RELATÓRIO! PARABÉNS!
ResponderExcluirOlá! Tudo bem?
ExcluirQue bom que gostou!
Muito obrigada! 🙂
Volte sempre! 👍