14/06/2013
MODELO DE RELATÓRIO INDIVIDUAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ESCOLA:
PROFESSORA:
NOME DO ALUNO:
TURMA: PERÍODO: ANO:
DATA: _____/_____/______
ASPECTO SÓCIO-EMOCIONAL:
1. Como foi a
adaptação ao ambiente da escola?
( ) Apresentou período
inicial de choro e birra;
( ) Adaptou-se com
facilidade;
( ) Apresentou
ansiedade quanto a espera pela saída da escola, mas depois acomodou-se.
OBSERVAÇÕES: (caso queira registrar mais alguma coisa a
respeito da adaptação da criança).
2. Como relaciona-se com os colegas, professora nas diversas
situações do dia-a-dia?
( ) Tem facilidade de relacionamento com colegas;
( ) Busca apoio da Professora, quando necessário;
( ) Coopera com os
colegas e professora;
( ) Compartilha seus brinquedos com os colegas;
( ) Reage ao ser contrariado;
( ) É muito quieto (a), retraído (a);
( ) É uma criança agitada e ativa;
( ) Demonstra
dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos;
( ) É uma criança com
variações de humor;
( ) Aprecia momentos de privacidade e quietude;
( ) Tem hábito de colocar apelidos nos colegas;
( ) É vítima de algum
apelido colocado pelos colegas;
3. Como participa nas brincadeiras propostas?
( ) Participa das
brincadeiras de maneira amistosa;
( ) Precisa de intervenções em alguns momentos, pois tem
dificuldade em dividir os brinquedos;
( ) Respeita
combinados do grupo;
( ) Tem dificuldade
em respeitar os combinados do grupo;
( ) Na solução de
conflitos demonstra insegurança;
( ) Na solução de
conflitos demonstra autonomia.
4. No ambiente
escolar, como é a participação e
realização das atividades pela criança?
( ) Demonstra ser uma
criança segura no ambiente escolar;
( ) Demonstra estar
feliz e muito à vontade;
( ) Demonstra
insegurança, mas participa das atividades propostas;
( ) Realiza as atividades com capricho e
criatividade;
( ) Concentra-se na
atividade que realiza;
( ) Sente-se orgulhoso do que consegue fazer;
( ) Utiliza regularmente objetos transacionais,
como chupetas;
( ) Não gosta de
participar das atividades;
( ) Participação
tímida durante as atividades em sala, embora tenha um bom relacionamento com
todos os colegas.
ASPECTO COGNITIVO:
1. Apresenta vocabulário adequado à faixa etária? (
) SIM (
) NÃO
OBSERVAÇÕES: ( No caso de existir algum problema, relatar
aqui neste espaço)
2. Apresenta alguma dificuldade na linguagem falada? ( ) SIM ( ) NÃO
OBSERVAÇÕES: (No caso
de existir alguma dificuldade, relatar aqui neste espaço)
3. Assiduidade:
( ) É uma criança
assídua;
( ) É uma criança
faltosa;
( ) Faltou por longos
períodos de dias.
OBSERVAÇÕES:
4. Com relação ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita, raciocínio lógico matemático e capacidade para resolução de situações-problemas do cotidiano pela criança:
A) LINGUAGEM:
( ) Aprecia ouvir
histórias;
( ) Reconta histórias
ao seu modo;
( ) Compreende
instruções recebidas;
( ) Manifesta suas
preferências, seus desejos e desagrados;
( ) Participa da roda
da conversa;
( ) Identifica o seu nome;
( ) Conhece os
amigos pelos nomes;
( ) Expressa-se
através de frases completas;
( ) Expressa suas
ideias com clareza;
( ) Expressa seus
desejos e necessidades através de choro;
( ) Usa a linguagem
que expressa suas vivências;
( ) Mostra uma
atitude positiva para as atividades e brincadeiras propostas e na divisão dos
brinquedos.
B) MATEMÁTICA:
( ) Diferencia o
tamanho dos objetos: grande e pequeno;
( ) Diferencia
quantidade: muito e pouco;
( ) Continua séries
lógicas de dois elementos;
( ) Identifica as
cores primarias;
( ) Realiza um quebra
cabeça de dois elementos;
( ) Identifica
semelhanças e diferenças entre objetos e figuras;
( ) Compara objetos e
figuras de acordo com o tamanho;
( ) Identifica os
números;
( ) Separa objetos de
acordo com o numeral em destaque;
( ) Identifica
algumas formas geométricas, como círculo, triângulo e quadrado;
( ) Interpreta o
sentido dos termos: dentro/fora;
( ) Consegue montar quebra-cabeças: ( ) pequenos (
) grandes;
( ) Não consegue ainda
montar quebra-cabeças;
( ) Reconhece o zero
como o numeral que corresponde ao conjunto vazio;
( ) Memoriza e discrimina
sequências, respeitando a ordem de sua apresentação;
( ) Discrimina semelhanças e diferenças em detalhes,
destacando as figuras que formam pares;
( ) Consegue acompanhar a passagem do tempo
utilizando o calendário;
( ) Está construindo gradativamente os conceitos
matemáticos;
( ) Tem noção de quantidade;
( ) Tem compreensão de referências espaciais e
temporais;
( ) Realiza cálculo mental simples.
ASPECTO PSICOMOTOR:
1. Demonstra firmeza, equilíbrio e facilidade ao:
( ) caminhar, andar
bem sozinho(a).
( ) correr.
( ) Pular de diversas
maneiras.
( ) Andar
coordenadamente em atividades variadas.
( ) Acompanhar
ritmos.
( ) Rasgar e amassar
folha de papel facilmente.
( ) Identificar o
local onde deve guardar seu material: mochila e lancheira.
( ) Jogar bolas de
papel em um cesto colocado a uma certa distância.
( ) Andar numa linha
sem cair.
2. Nas atividades que envolvem movimentos, a criança:
( ) Está desenvolvendo
uma motricidade saudável;
( ) Participa de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de
interações;
( ) Usa
convenientemente gestos e ritmos corporais diversos;
( ) Desloca-se no espaço com destreza, sem ajuda;
( ) Participa de jogos
e brincadeiras que envolvem habilidades motoras diversas.
3. Nas atividades físicas e brincadeiras propostas, a criança:
( ) Participa com
alegria das atividades que envolvem movimento com o corpo, ampliando a
confiança em sua capacidade motora.
( ) Movimenta-se bem
durante as brincadeiras ao ar livre: corre, pula, arrasta-se, pendura-se, etc,
ampliando gradualmente o controle sobre o próprio corpo.
( ) Valoriza suas
conquistas corporais.
( ) Demonstra
confiança em suas possibilidades de ação e movimento.
( ) Mantém o
equilíbrio ao transportar objetos com as mãos.
( ) É capaz de
coordenar a sua ação com a dos colegas quando o jogo requer.
ASPECTO PEDAGÓGICO:
1. Em relação as atividades abaixo, quando propostas em sala de aula, quais demonstra interesse em realizar?
( ) Modelagem
( ) Colagem
( ) Recorte
( ) Pintura
( ) Sucata
( ) Desenho
( ) Roda da conversa
( ) Roda da história
( ) Roda da história
( ) Chamadinha
2. Demonstra cuidado com:
( ) Material escolar:
mantém o material limpo e organizado;
( ) Apresenta cuidado
com seus objetos pessoais e de seus colegas;
( ) Objeto de uso
pessoal: arruma-os, guarda-os em locais a eles destinados;
( ) Não demonstra
cuidado com os objetos de uso pessoal;
( ) Próprio corpo;
( ) Brinquedos:
organiza os brinquedos, ajuda a arrumá-los;
( ) Ajudam a guardar
os brinquedos nos lugares apropriados;
( ) Ajudam a manter a sala organizada e arrumada;
( ) Não demonstra
cuidado com os objetos pessoais e de
seus colegas;
( ) Não demonstra
interesse em ajudar a organizar os brinquedos e organizar a sala;
( ) Não gosta de cooperar com os colegas na
arrumação da classe.
3. Alimentação:
( ) Precisa de
ajuda.
( ) Alimenta-se
sozinho.
( ) Experimenta novos
alimentos.
( ) Demonstra prazer
ao se alimenta.
4. Nas produções artísticas, quem envolvem artes e músicas:
A) ARTES:
( ) Apresenta
iniciativa e originalidade em suas produções;
( ) Gosta de
desenhar;
( ) Respeita as
produções próprias e a de seus colegas;
( ) Interessa-se por
diversos recursos artísticos;
( ) Manuseia a massa
de modelar com interesse;
( ) Participa de
jogos dramáticos assumindo diferentes papéis.
( ) Aprecia
brincadeiras de "faz de conta" com fantoches/fantasias.
B) MÚSICAS:
( ) Gosta de ouvir
musica, cantar e dançar;
( ) Demonstra
desenvolvimento vocal ;
( ) Demonstra desenvolvimento rítmico e motor;
( ) Capacidade de
imitação, de criação e de memorização musical;
( ) Ouve com atenção;
( ) Participa com
desenvoltura de brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações;
( ) Expressa-se por
meio da voz, do corpo, com diversos materiais sonoros; (quais?)
( ) Interpreta, improvisa e compões,
utilizando-se da voz, do corpo e instrumentos musicais e objetos sonoros;
( ) Interessa-se pela escuta de diferentes
gêneros e estilos musicais;
( ) Aprecia confeccionar materiais sonoros;
5. Com relação à formação da identidade e desenvolvimento da independência e autonomia, a criança:
( ) A criança
demonstra uma imagem positiva de si;
( ) A criança
demonstra uma imagem negativa de si;
OBSERVAÇÕES: (caso exista algum
problema quanto à imagem que a criança tem de si mesma, registre aqui).
( ) É independente;
( ) Realiza suas
atividades com confiança;
( ) Tem percepção de
suas limitações;
( ) Estabeleceu vínculos afetivos com os colegas
e com os adultos da escola;
( ) Desenvolveu atitudes de ajuda e colaboração;
( ) Observa e explora
o ambiente, a natureza com atitude de curiosidade;
( ) Demonstra
atitudes de interesse, respeito e participação pelas manifestações culturais apresentadas
na escola;
( ) Demonstra desejo de independência no que
se refere às ações cotidianas;
( ) A criança valoriza suas características físicas;
( ) A criança valoriza suas características físicas;
( ) A família
acompanhou o seu desenvolvimento escolar durante todo o ano letivo, com
interesse e participação.
6. Com relação ao desenvolvimento e ampliação das capacidades de comunicação e de expressão:
( ) Expressa-se com inteira autonomia;
( ) Expressa-se com
gradativa autonomia;
( ) Tem ainda
insegurança em expressar seus desejos, anseios e necessidades nas variadas
situações do dia-a-dia;
( ) Houve desenvolvimento no processo de
interação com as pessoas;
( ) Ainda há
dificuldade na interação com as pessoas e amigos;
( ) Conversa naturalmente, interagindo
verbalmente;
( ) Ouve atentamente histórias contadas e lidas
pelo professor;
( ) Manifesta interesse em manusear livros ,
revistas e materiais escritos diversos;
( ) Utilizam gestos, expressões fisionômicas e
palavras para comunicar-se com o outro;
( ) Utiliza um repertório de palavras e
expressões verbais para fazer perguntas e pedidos;
( ) A criança se interessa e se envolve em
situações que o professor realiza atos de escrita;
( ) Participa de conversa, utilizando-se de
diferentes recursos para o diálogo;
( ) Gosta de manusear materiais escritos
diversos;
( ) Demonstra interesse em ler e ouvir leitura
de histórias;
( ) Interessa-se por realizar atividades de
escrita;
( ) Elabora perguntas e resposta;
( ) Presta atenção para ouvir colocações do outro;
( ) Incorporou novas expressões;
( ) Busca oportunidade de leitura.
7. Com relação ao desenvolvimento e ampliação dos conhecimentos sobre o meio social e natural:
( ) Realiza tentativa para compreender as coisas
e os acontecimentos à sua volta;
( ) Demonstra interesse em aprender coisas novas
sobre seu bairro, sua cidade, seu país, o mundo, a cultura e a natureza;
( ) Reconhece partes do corpo e percebe
características e funções;
( ) Identifica os elementos que constituem sua
família;
( ) Demonstra interesse e respeito pelo meio
ambiente;
( ) Demonstra capacidade para perceber os
diferentes modos de ser, viver e trabalhar das pessoas;
( ) Descreve os elementos que compõe a paisagem
local;
( ) Demonstra ter incorporado hábitos de higiene
e atitudes de prevenção de acidentes;
( ) Gosta de observar os animais, as plantas, a
chuva, o vento e a natureza em geral;
( ) Demonstra interesse pelas plantas e demais seres vivos e têm
conhecimento de suas características.
8. OBSERVAÇÕES FINAIS: (Aqui você fazer uma pequena explanação de como foi o desenvolvimento do aluno, ou deixar registrado algo mais importante, que não pode ser enquadrado nos itens acima).
_____________________, _____ DE____________DE ________
_________________________________
(ASSINATURA DA PROFESSORA)
Ótimo! O blog está de parabéns! Vou passar para minha coordenadora o modelo pois trabalho num CEIM.
ResponderExcluirParabéns!!! o Blog esta ótimo projetos maravilhosos
ResponderExcluirgostei muito deste modelo, muito bom.
ResponderExcluirParabéns! O blog está maravilhoso e tanto o modelo de relatório de grupo e individual, me ajudaram muuuuuito, mesmo porque esta é minha primeira experiência com berçário.
ResponderExcluirBoa noite! Gostei muito do seu relatório, sou coordenadora de Educação Infantil, gostaria muito de usar seu relatório com as minhas professoras.
ResponderExcluirOlá Rosiane! Bem vinda!! Que bom que gostou do relatório! Fico feliz em saber disto! Vc pode usar o relatório com suas professoras! Abraço!
ExcluirBoa noite! Gostei Muito do relatório vou passa para minha coordenadora, sou professora do ensino infantil.
ExcluirOlá tia Edileuza! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Fico feliz que tenha gostado do relatório! Volte sempre que quiser! Um abraço para vc!
Excluirmuito bom já acessei muitas vezes
ResponderExcluirOlá Anete!!! Fico imensamente feliz que este relatório tenha te ajudado!!! O objetivo é este!!! Volta sempre!!!! Um abração para vc!!!
Excluirgostei do relatorio esta completo ,vou utilizar tambem.obrigada beijus pedagoga JU
ResponderExcluirQue bom que gostou, Juliana!
ExcluirMuito bom o seu relatório! Parabéns!
ResponderExcluirOlá Tia Paula! Bem vinda! Que bom que gostou do relatório! Beijinhos!
ExcluirDe todos os que vi na internet esse é o que mais gostei... Parabéns!!
ResponderExcluirOi Neila! Ah... que bom ler isso!!! Fico imensamente feliz! Agradeço as palavras de carinho! Seja bem vinda a este espaço! Beijinhos!
ExcluirMuito bom!Me ajudou bastante!
ResponderExcluirBem vinda Giselma! Que bom que vc gostou! Fico feliz de saber que este modelo de relatório te ajudou! Volte sempre! Beijinhos!
ExcluirMuito bom!
ResponderExcluirOlá Veronica! Bem vinda! Que bom que gostou! Beijinhos!
ExcluirO melhor relatório que já vi na internet . Parabéns
ResponderExcluirObrigada, Nara!!! Que bom que gostou! Fico feliz em saber! 😍😘
ExcluirAdorei seu relatório, quero utilizar, como faço para copiar?
ResponderExcluirOlá Cacau! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Desculpa a demora na resposta, o tempo anda curto demais! Que bom que gostou do relatório! Infelizmente não tem como copiar diretamente do blog, pois há uma proteção anti plágio no HTML do blog, mas me informe o seu e-mail, que eu faço o envio do arquivo para vc! Fico no aguardo! Abraço!
ExcluirOla! Sou professora do ensino infantil e adorei seu relatório, ele é muito completo. Gostaria de poder usa-lo com meus alunos.
ResponderExcluirFicarei grata.
Olá Ana Célia! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Desculpa a demora na resposta, tudo
ResponderExcluiranda muito corrido ultimamente! Que bom que gostou do relatório! Vc pode usá-lo na avaliação dos seus alunos! Bom início de ano letivo para vc! Abraço!
Amei! um relatório completo.
ResponderExcluirOlá! Tudo bem? Que bom que gostou! Fico feliz! Volte sempre!
ExcluirMeu nome é Ana. Você está de Parabéns. Amei seu blog. Boa noite
ResponderExcluirOi Ana! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Ah... que bom que vc gostou do blog! Fiquei feliz de saber! Obrigada pelo incentivo! Volte sempre! Beijinhos!
ExcluirAdorei seu relatório, como faço pra consegui uma cópia?
ResponderExcluirOi Samantha! Tudo bem? Que bom que gostou da postagem!
ExcluirInforme o seu e-mail!
Beijinhos! Volte sempre!
olá, boa noite!
ResponderExcluirEu achei muito legal este relatório e gostaria de utilizar. Você poderia me enviar ?
desde já, agradeço!
Oi Tia Lu!! Bem-vinda! Que bom que gostou! Para te enviar preciso que vc me informe o seu e-mail! Fico no aguardo! 😘!
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