09/06/2013
CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Créditos da Imagem: Pixabay / StockSnap |
Respondendo a essa indagação: "Que conteúdos trabalhar na educação infantil?" É importante salientar que todo o conteúdo programático, é orientado
pelo RCNEI - Referencial Curricular
Nacional para Educação Infantil. Ele ajuda na elaboração do planejamento dos
conteúdos a serem trabalhados dentro da sala de aula, de maneira que atenda às necessidades das crianças e que estejam
relacionados às experiências de vida delas. Resumindo, o plano de ensino de
cada fase da Educação Infantil, deve ser embasado pelo RCNEI.
É importante ressaltar que, na
educação infantil, conteúdo é tudo aquilo que o professor trabalha em
diferentes linguagens nas atividades cotidianas em sala de aula: músicas,
histórias, desenhos, jogos, dramatizações, atividades de expressão corporal,
brincadeiras, rodas da conversa e até
mesmo nas brincadeiras e diálogos que
ocorrem naturalmente entre as crianças, nas diversas situações da sala de aula,
incluindo também as observações diárias do professor nas diferentes situações
apresentadas e vivenciadas pelas crianças na escola.
O
RCNEI é composto de três volumes:
Uma das maiores preocupações das
professoras, é justamente na seleção dos
conteúdos, pois a Educação Infantil foi por muito tempo esquecida e
desvalorizada, e o professor precisava
somente ter consciência do seu trabalho enquanto uma função assistencial, ou seja, o seu trabalho era fundamentado na ideia de cuidar, zelando pela higiene,
alimentação e integridade física da
criança, enquanto estivesse sob seus
cuidados. Hoje, no entanto, sabemos que a Educação Infantil no Brasil avançou muito
e as instituições de educação infantil deixaram de ser estabelecimentos meramente
assistencialistas, para tornarem-se locais educacionais. O importante é que as
escolas de educação infantil tenham uma proposta pedagógica pautada no
Referencial Curricular de Educação Infantil, onde o planejamento das atividades
e a seleção dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, favoreçam as
situações de aprendizagem e a progressiva autonomia da criança. Os conteúdos
devem estar correlacionados entre si e integrar todos os eixos temáticos propostos
no documento (RCNEI).
As atividades de rotina da
criança na escola, são práticas fundamentais de aprendizagem, pois elas são
realizadas todos os dias e servem para organizar o trabalho e dar segurança e
organização para as crianças na escola, não gerando ansiedade e desorientação
nas atividades propostas nas atividades propostas dentro e fora da sala de
aula.
De acordo o Referencial
Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar
com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes
visuais, linguagem oral e escrita, matemática, identidade e autonomia e
natureza e sociedade. Mas estes conceitos devem estar presentes nas atividades
cotidianas das crianças na escola, ou seja, nos jogos, brincadeiras dia-a-dia
infantil, canções, histórias, rodas da conversa e nos diversos momentos de
diálogos informais que ocorrem dentro e fora sala de aula.
O RCNEI, tem como objetivo dar
suporte teórico e pedagógico para os profissionais de instituições de Educação
Infantil, propondo aos professores
que tornem a sala de aula um ambiente acolhedor, aconchegante e
prazeroso, onde a criança possa se
desenvolver plenamente, relacionando-se com o outro, percebendo-se como ser
social e tendo reconhecimento do outro,
possam brincar, aprender e estreitar laços de amizade e estabeleçam com
seus professores um vínculo afetivo de confiança e segurança para que elas possam
expressar emoções, sentimentos, desejos e necessidades, promovendo assim, o crescimento, a autonomia e o desenvolvimento
saudável da criança, criando uma imagem positiva de si mesma.
De acordo com o Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil, a escola deve criar um ambiente
de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo
oportunidades para que o trabalho desenvolvido em sala de aula favoreça:
👉A socialização da criança;
👉A construção da identidade da criança;
👉A colaboração com os colegas;
👉A progressiva autonomia da
criança;
👉Desenvolvimento progressivo de
suas conquistas corporais (destreza, agilidade e segurança nos movimentos);
👉Desenvolvimento de uma imagem positiva de si mesma;
👉Familiarização com o seu próprio corpo;
👉O conhecimento do mundo a sua volta;
👉O desenvolvimento de suas capacidades motoras;
👉O desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
👉Reconhecimento de rótulos, significado de placas, sinais e símbolos;
👉Aumento do repertório musical;
👉O contato com mundo letrado por meio da participação em situações nas quais se faz necessária e do contato e manuseio cotidiano com material impresso como livros, revistas, jornais e outros gêneros;
👉A socialização com os amigos dentro e fora da sala de aula;
👉As trocas de experiências nas brincadeiras, nas atividades, na roda da conversa e nos diálogos informais;
👉Desenvolvimento e incentivo das atitudes de valores e boas maneiras;
👉Reconhecimento e identificação da função social da escrita e dos números;
👉Uso e interpretação de variadas formas de representação (imagens, dramatizações, símbolos sinais);
👉Respeito pelas próprias produções e a de seus colegas;
👉Aumento do repertório linguístico, musical e artístico da criança.
👉Desenvolvimento de uma imagem positiva de si mesma;
👉Familiarização com o seu próprio corpo;
👉O conhecimento do mundo a sua volta;
👉O desenvolvimento de suas capacidades motoras;
👉O desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
👉Reconhecimento de rótulos, significado de placas, sinais e símbolos;
👉Aumento do repertório musical;
👉O contato com mundo letrado por meio da participação em situações nas quais se faz necessária e do contato e manuseio cotidiano com material impresso como livros, revistas, jornais e outros gêneros;
👉A socialização com os amigos dentro e fora da sala de aula;
👉As trocas de experiências nas brincadeiras, nas atividades, na roda da conversa e nos diálogos informais;
👉Desenvolvimento e incentivo das atitudes de valores e boas maneiras;
👉Reconhecimento e identificação da função social da escrita e dos números;
👉Uso e interpretação de variadas formas de representação (imagens, dramatizações, símbolos sinais);
👉Respeito pelas próprias produções e a de seus colegas;
👉Aumento do repertório linguístico, musical e artístico da criança.
Neste sentido, o trabalho em sala
de aula deve ser assim norteado:
✏LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Neste eixo deve-se priorizar:
✔Oralidade
✔Leitura
✔Escrita
✏ORALIDADE:
➤Falar e escutar: falar baixo sem
aumentar o tom de voz; não interromper a pessoa que fala; esperar a sua vez de
participar; respeitar a opinião dos outros; colaborar com os colegas;
➤Atividades em que o aluno faça
uso da linguagem oral para conversar, comunicar e relatar as suas vivências,
expressando desejos, sentimentos, desagrados, necessidades, preferências e
vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas (rodas da conversa);
➤Trabalho com nomes, através da
oralidade e material confeccionado pelo professor;
➤Iniciativa para pedir ajuda nas
situações em que isso se fizer necessário;
➤Expressão e manifestação de
desconforto relativo a vontade de usar o banheiro; quando estiver com sede;
➤Expressão oral (pronúncias,
relatos de acontecimentos, músicas);
➤Relato oral da sua rotina;
➤Elaboração de perguntas;
➤Leitura oral das letras do
alfabeto;
➤Reconhecimento das letras do
alfabeto;
➤Atividades orais, através da roda
da conversa, para distinção de letras e numerais;
➤Reconhecimento do alfabeto
através de músicas, conversas informais e associações com as letras do seu
nome;
➤Conto e reconto de histórias;
➤Desenvolvimento e ampliação do
vocabulário através da oralidade;
➤Saber diferenciar letras, números
e diversos símbolos presentes no cotidiano;
➤Pseudoleitura de imagens
(compreender e relatar o que mostra a imagem);
➤Produção de textos coletivos e
histórias (oralidade);
➤Nome (reconhecimento) em
situações em que isso se fizer necessário, utilizando crachás, músicas,
brincadeiras, cartazes, etc;
➤Reconhecimento do nome dos
colegas e das pessoas que fazem parte do seu convívio social;
➤Trabalhos com a inicial do nome;
➤Rótulos (reconhecimento);
➤Sequência: Ordenação de cenas;
➤Textos de tradição oral:
trava-língua, rimas, parlendas, advinhas, poemas;
➤Incentivar e permitir a fala da
criança em todas as atividades possíveis, ampliando seu vocabulário, utilizando
as músicas, contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
✏LEITURA:
➤Reconhecimento do nome;
➤Identificar o nome próprio e as
letras do nome;
➤Práticas de leitura feita pelo
professor;
➤Interessar-se por ouvir e contar
histórias;
➤Valorização da leitura como fonte
de prazer;
➤Incentivar o contato com a escrita por meio da
participação em situações nas quais se faz necessária através do contato e manuseio cotidiano com material
impresso como livros, revistas, jornais e outros gêneros com material impresso
de diversos gêneros;
➤Participar de variadas situações
de leitura: escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor
utilizando textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de
jornal, informativos, parlendas, histórias, etc, ainda que não saibam ler e
escrever convencionalmente;
➤Conto e reconto de histórias com
o auxílio de músicas, CDs, CDs Roons, vídeos e dramatizações;
➤Compreensão de ideias vinculadas
por meio de textos orais e escritos.
✏ESCRITA:
➤Desenho como forma de
representação;
➤Função social da escrita;
➤Uso e interpretação de variadas
formas de representação (imagens, dramatizações, símbolos sinais);
➤Trabalho com nomes, através da
oralidade e material confeccionado pelo professor, levar o aluno a reconhecer o
próprio nome em situações em que isso se fizer necessário,;
➤Trabalhos com a inicial do nome
utilizando crachás, músicas, brincadeiras, cartazes, etc;
➤Práticas de escrita individuais e
coletivas;
➤Escrita do próprio nome
utilizando de crachás, cartazes, etc;
➤Escrita espontânea;
➤Produção de textos individuais e
coletivos;
➤Diferencia letras de números;
➤Conhecer e classificar os
diversos gêneros textuais presentes no nosso cotidiano: receitas, poesias,
versos, parlendas, trava-língua, receitas, fábulas, contos tradicionais e
contemporâneos;
➤Diferenciar o desenho da escrita.
✏MATEMÁTICA:
Neste eixo deve-se priorizar:
✔Números e sistema de numeração;
✔Grandezas e medidas;
✔Espaço e forma.
✏NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO:
➤Vocabulário matemático;
➤Apresentação dos números;
➤Comunicação de quantidade,
tamanho, posição e peso, utilizando a linguagem oral, a observação e o manuseio
de diversos materiais do cotidiano do aluno;
➤Atividades orais para
diferenciação de números e letras;
➤Classificação, seriação e
ordenação;
➤Correspondência biunívoca
(comparação de conjuntos);
➤Identificação dos números;
➤Contagem oral;
➤Função social do número;
➤Relação entre quantidades;
➤Relação número – quantidade;
➤Registro de quantidades (formas
variadas de registros);
➤Noções simples de cálculo
matemático: Ideias das operações;
➤Situações-problema;
➤Familiarização com o sistema
monetário, por meio de brincadeiras e jogos;
➤Calendário: mês, dia e semana;
➤Marcação do tempo e horário por
meio de calendários e relógio;
➤Utilização da contagem oral nas
brincadeiras, músicas e em situações nas quais as crianças reconheçam a sua
necessidade.
✏GRANDEZAS E MEDIDAS:
➤Estabelecer aproximações de
algumas noções de matemática presentes no dia-a-dia da criança, como contagem,
relações espaciais; noções de altura
(alto / baixo), largura (largo / fino), comprimento (comprido / curto), tamanho
(grande / pequeno), peso (pesado / leve), volume (cheio / vazio), distância
(longe / perto), e tempo (rápido / devagar); noções simples de posição de
pessoas e objetos: dentro e fora; em cima e embaixo; esquerdo e direito;
frente, atrás e ao lado, etc.;
➤Noções simples de conceitos
matemáticos: longe, perto, dentro, fora, em cima, embaixo, atrás, na frente, ao
lado, cheio, vazio, maior, menor, igual e diferente.
✏ESPAÇO E FORMA:
➤Identificação das figuras
geométricas mais simples: círculo, quadrado, triângulo e retângulo;
➤Exploração e identificação de
formas geométricas de objetos figuras encontradas no cotidiano;
➤Nomear e identificar objetos
iguais e diferentes;
➤Identificação de pontos de
referência para deslocar-se e situar-se no espaço dentro e fora da escola.
✏NATUREZA E SOCIEDADE:
Neste eixo deve-se priorizar:
✔Sociedade;
✔O indivíduo e o meio social;
✔Lugares e paisagens;
✔Objetos e processos de
transformação;
✔Seres vivos;
✔Fenômenos da natureza.
✏SOCIEDADE:
➤Convívio social;
➤O modo de ser, viver e trabalhar
de grupos sociais no passado e no presente (moradia, vestuário, transportes,
tradições culturais, alimentação e trabalho);
➤Moradia (tipos, tamanhos e partes
da casa);
➤Profissões;
➤Respeito às regras simples de
convívio social.
✏O INDIVÍDUO E O MEIO SOCIAL:
➤Desenvolvimento do conceito “Eu”,
em relação ao seu nome, idade e em relação aos seus pais (família) e colegas;
➤Reconhecer-se como membro de uma
família e valores familiares;
➤Identificação dos papéis sociais
de cada indivíduo dentro da família;
➤Identificação progressiva de
algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu
cotidiano em situações de interação;
➤Participação e interesse em
situações que envolvam a relação com o outro;
➤Utilização com a ajuda do
professor de diferentes fontes para buscar informações para conhecer-se como
pessoa que pertence a uma família, como fotos, álbuns, etc.
✏LUGARES E PAISAGENS:
➤Lugares e paisagens
(características, transformações e preservação);
➤Contato com pequenos animais e
plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
➤Observação e manuseio do globo
terrestre e mapas;
➤Meio ambiente;
➤Noções básicas sobre cuidados
necessários à preservação da vida e do ambiente;
➤A importância da água/ sua utilidade/
cuidados;
➤Escola (saber se locomover dentro
da escola; conhecendo suas dependências, os nomes dos profissionais que nela
trabalham, saber o nome da escola onde estuda, nome de sua professora, série,
etc.);
➤Reconhecimento das diferentes
partes do prédio da escola como: banheiros, pátio, salas de aula, quadra,
parque, brinquedoteca, sala de vídeo, etc;
➤Apresentação das dependências da
escola;
➤Valorização do Patrimônio
Cultural;
➤Valorização e incentivo de
atitudes de preservação da natureza;
➤Identificação de situações de
risco no seu ambiente mais próximo.
✏OBJETOS E PROCESSOS DE
TRANSFORMAÇÃO:
➤Objetos e processos de
transformação (objetos produzidos, confecção, seu uso, características e
cuidados);
➤Contato com objetos diversos,
manifestando curiosidade e interesse;
➤Escolha de brinquedos, objetos e
espaços para brincar;
➤Prevenção de acidentes no uso e
manuseio com objetos e utensílios do cotidiano.
✏SERES VIVOS:
➤Os seres vivos (características,
relações, cuidados e preservação);
➤Contato com pequenos animais e
plantas, manifestando curiosidade e interesse;
➤Fauna e flora;
➤Valorização e incentivo da
preservação da vida e do meio ambiente.
✏FENÔMENOS DA NATUREZA:
➤Observação sobre o efeito da ação
da luz, calor, vento, chuva, frio, etc, na natureza.
✏IDENTIDADE E AUTONOMIA:
➤Construção da identidade;
➤Histórico da criança: nascimento,
desenvolvimento, nome, sobrenome;
➤Características físicas;
➤Semelhanças e diferenças entre
pessoas;
➤Realização de pequenas ações cotidianas
ao seu alcance para que adquira maior independência;
➤Órgãos dos sentidos;
➤Identificação dos órgãos
sensoriais através de músicas e brincadeiras;
➤Corpo humano (partes,
desenvolvimento, cuidados e higiene);
➤Familiarizar-se com a imagem do
próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as
sensações que ele produz;
➤Partes do corpo: identificar,
reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo;
➤Cuidados com o corpo e prevenção
de acidentes;
➤Saúde e alimentação;
➤Limpeza e cuidados com o corpo;
➤Interessar-se progressivamente
pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas com a
saúde e higiene;
➤Higiene das mãos com ajuda;
➤Identificação das partes do corpo
através de músicas, brincadeiras, quebra-cabeças, dramatização (tomando banho)
e boneco articulado;
➤Atividades de recorte e músicas
relacionadas aos hábitos elementares de higiene.
➤Alimentação e higiene (lavar os
alimentos antes de comer);
➤Interesse em experimentar novos
alimentos e comer sem ajuda;
➤Valorização e incentivo de
atitudes relacionadas à saúde ;
➤Diversidade: Respeito às
diferenças (de raça, gênero, tipo físico e também de opiniões);
➤Relacionar-se progressivamente
com mais crianças, com seus professores e com os demais profissionais da
instituição, demonstrando suas necessidades e interesses;
➤Experimentar e utilizar os
recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais,
expressando seus desejos, sentimentos, vontade e desagrados, e, agindo com
progressiva autonomia: desenvolvimento
paulatino da oralidade: transmitir
recados; expressar desejos, necessidades, desagrados e conflitos; pedir
auxílio quando necessitar; pedir para usar o banheiro e beber água;
➤Interesse pelas brincadeiras pela
exploração de diferentes brinquedos;
➤Brincar: participação em
brincadeiras de “esconder e achar” e em brincadeiras de imitação;
➤Boas maneiras;
➤Regras de convívio social;
➤Regras de convívio dentro da sala
de aula;
➤Desenvolvimento de conceitos como
solidariedade, cooperação, respeito e ajuda mútua;
➤Ter iniciativa de mediação na
resolução de conflitos;
➤Cuidados com materiais de uso
pessoal e coletivo;
➤Valorização e respeito da sua
cultura e dos outros grupos.
✏ARTES VISUAIS:
Neste eixo deve-se priorizar:
✔O fazer artístico: manipulação de
materiais diversos e atividades que propiciem produções.
✔Apreciação: leitura de imagens
seguida de questionamentos.
➤Ampliar o conhecimento de mundo
que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando as suas
características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em
contato com formas diversas de expressão artísticas;
➤Utilizar diversos materiais
gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies, para ampliar suas
possibilidades de expressão e comunicação;
➤Leitura e releitura de imagem;
➤Leitura de obras de arte;
➤Elementos da linguagem visual;
➤Produções artísticas;
➤Utilização de sucatas com
exploração de objetos do ambiente cotidiano;
➤Pintura;
➤Desenho;
➤Recorte manual e com tesoura;
➤Colagem;
➤Modelagem;
➤Respeito pelas suas criações e de
seus colegas;
➤Cores;
➤Apreciação da vida e obra de
artistas famosos.
✏MÚSICA:
Neste eixo deve-se priorizar:
✔O fazer musical: audição de
diferentes tipos de música.
✔Apreciação musical: ouvir, cantar
e práticas diversificadas.
➤Ouvir, perceber e discriminar os
diversos tipos de sons produzidos nas diversas situações cotidianas (buzinas,
sirenes, sons produzidos pelos automóveis, telefones, etc);
➤Incentivar a memorização de pequenas
músicas e gestos;
➤Brincar com a música, imitar,
inventar e reproduzir criações musicais;
➤Brincadeiras de roda e
brincadeiras rítmicas;
➤Escuta de obras musicais –
repertório musical;
➤Exploração sonora – vivência
rítmica;
➤Utilização de estímulos sonoros:
músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos com a boca;
➤Participação em jogos e
brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical;
➤Músicas folclóricas (cantigas de
roda, de ninar etc.);
➤Brincadeiras que envolvem ritmos
musicais;
➤Música popular brasileira (os
ritmos, personalidades);
➤Músicas infantis (de tradição
oral e que fazem parte do cotidiano escolar);
➤Instrumentos musicais
(reconhecimento);
➤Aumento do repertório musical.
✏MOVIMENTO:
Neste eixo deve-se priorizar:
✔Expressividade: atividades
direcionadas ao reconhecimento do próprio corpo para expressão de sensações e
ritmos corporais.
✔Equilíbrio e coordenação:
atividades de correr saltar, pular, etc, que possibilitem o desenvolvimento de
habilidades motoras.
➤Familiarizar-se com o próprio
corpo;
➤Explorar as diversas
possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras
e nas demais situações de interação;
➤Deslocar-se com destreza
progressiva no espaço ao andar, correr, pular, rolar, engatinhar, saltar,
arrastar-se, etc, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades
motoras;
➤Percepção dos limites do corpo e
aquisição progressiva da autonomia corporal (equilíbrio, flexibilidade,
resistência e integridade do corpo - prevenção de acidentes);
➤Desenvolvimento da capacidade de
identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade;
➤Manipulação de instrumentos de encaixar, recortar, empilhar, dobrar,
escrever, para progressiva autonomia do próprio corpo e aperfeiçoamento das
habilidades em variadas situações do cotidiano;
➤Brincadeiras de roda, mímicas,
brincadeiras rítmicas, ginástica;
➤Participação em brincadeiras e
atividades programadas com movimentos amplos que envolvem: engatinhar, correr,
subir, descer, escorregar, dançar, pular, saltar, correr, dançar, andar em diferentes ritmos abaixar,
levantar, deitar, rolar etc;
➤Representação do corpo no chão
utilizando papéis e giz, modelagem em argilas, massa de modelar, entre outros,
expressão corporal através da música e atividades de reconhecimento dos sinais
vitais e de sua alteração, como: respiração, batimentos cardíacos, sensações de
prazer que qualquer atividade física pode proporcionar (dançar e cantar para se
divertir);
➤Atividades de expressão corporal;
➤Atividades motoras e físicas,
como arremesso de bolas;
➤Danças de diferentes modalidades;
➤Dramatizações;
➤Teatro;
➤Utilização de jogos e
brincadeiras de tradição oral;
➤Recreação no parque.
🔎REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.
Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular para a educação infantil:
conhecimento de mundo. Brasília, DF, 1998.
Amei tudo!!!!!
ResponderExcluirMuito enriquecedor. Obrigada pela contribuição!!
ExcluirBem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Que bom que gostou!!! Fico feliz em saber!!! Volte sempre! Beijos! :)
ExcluirAmei
ExcluirAmei! Vai ajudar bastante no meu projeto.
ExcluirTudo bem organizado.
Excelente!!!!
ResponderExcluirOlá Kátia!!!! Que bom que gostou!!!! Fico feliz em saber!!! 😊
ExcluirVocês estão de parabéns pela organização
Excluirpelo excelente trabalhos que realizam.
Olá Carriel! Obrigada! Que bom que gostou!
ExcluirVolte sempre! :)
ameiii!! Parabéns!!
ResponderExcluirQue bom que gostou Miuk! Fico feliz em saber!!
ExcluirAdorei!
ResponderExcluirOlá Sonia! Que bom que gostou!!! Fico feliz em saber disto! :)
Excluirotima material adorei...
ResponderExcluirAdorei você está de parabéns por ajudar as pessoas com sua criatividade. Que DEUS te abençoe.
ResponderExcluirQue bom que gostou!!!
ResponderExcluirAmei tudo mesmo.
ResponderExcluirQue bom Roseli!!!
ExcluirAmei ,Amei...
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado Roseli!!! :)
ExcluirPrefeito
ResponderExcluirOlá Maria Aparecida!!!
ExcluirQue bom que gostou!!! :)
Trabalho em uma comunidade ribeirinha, mais precisamente em uma ilha chamada Cotijuba. Fica em Belém do Pará. Amei o que li e confesso que, pra realidade das minhas crianças, fica bem complicado de trabalhar tudo isso mas, vou tentar! Informo vcs dos meus avanços e das conquistas de cada um deles.
ResponderExcluirOlá Paty! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Realmente... os desafios na educação brasileira são muitos e enormes! Que bom que gostou do texto! Mas não fique preocupada, o texto publicado é um um apanhado de todo conteúdo que deve ser trabalhado, de acordo com o RCNEI, não especifiquei idades, pois é um "resumão" dos três volumes. Não sei a idade dos seus alunos, mas se vc desejar me informe o seu e-mail, deixando aqui um comentário, que eu te envio um arquivo bem mais completo, pois nele estão os objetivos e conteúdos a serem trabalhados por eixo e idade. E não se preocupe, lembra que eu escrevi no texto que conteúdo é tudo aquilo que vc desenvolve na sala de aula, seja por meio da oralidade, música, brincadeiras, jogos... Na Educação Infantil, trabalha-se muito mais a oralidade do que a escrita! O lúdico é o que importa! Vc tem diferentes maneiras para trabalhar os conteúdos! Fico aguardando a sua resposta!
ExcluirMuito legal! Vc conseguiu sintetizar perfeitamente esse documento.
ResponderExcluirQue bom que gostou Otanisia! Que bom que pude ajudar! ;)
ExcluirExcelente, para o meu trabalho.Obrigado.
ResponderExcluirOlá Silvinha!!! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Que bom que pude ajudar!!! Volte sempre!!! :)
ExcluirNossa!Mto bom seu trabalho,me ajudou bastante.
ResponderExcluirBem vinda Michele! Que bom que te ajudou!
ExcluirAmei a página de vcs, maaaraaavilhosaaa..conteúdo de suma importância para quem está começando agora , assim como eu...parabéns
ResponderExcluirMarcia! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Obrigada pelas palavras carinhosas!!! Que bom que gostou! Volte sempre!!!
ResponderExcluirBom dia. Excelente material. Conteúdo muito importante para alunas do Curso de Educação infantil . Sou professora no curso. Parabéns.
ResponderExcluirOlá Nicelia! Bem vinda! Que bom que gostou! Volte sempre!
ExcluirObrigada pelas palavras! Sucesso!
Fiquei encantada com o que aqui foi apresentado. Muito esclarecedor. Estou engatinhando na area de ed.infantil. obrigada!!!
ResponderExcluirOlá Elaine! Bem vinda! Ah... que bom que tudo te encantou por aqui! Fico feliz em saber! Use e abuse desse espaço! ele também é seu! Volte sempre que quiser! Um abraço carinhoso!
ExcluirAmei o material. Fico encantada com o seu blog.
ResponderExcluirOlá Maria Lucimara! Muito obrigada! Que bom que este espaço te encanta! Fico feliz em saber disto! Um grande abraço!
ExcluirADOREI SEU BLOG, SEU MATERIAL É MUITO RICO!! SE VOCÊ PUDESSE ENVIAR O ARQUIVO COMPLETO ONDE ESTÃO OBJETIVOS E CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS POR EIXO PARA MATERNAL 2 ANOS FICAREI MUITO GRATA. ABRAÇOS.
ResponderExcluirOlá Marisa! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Que bom que gostou do material publicado aqui! Preciso que vc me informe o seu e-mail, para eu te enviar o arquivo! Não se preocupe, o seu e-mail não será publicado! Aguardo resposta!
ResponderExcluirmuito bom mim ajudou bastante, obg!
ResponderExcluirOlá Sonia! Bem vinda! que bom que vc gostou e principalmente que tenha te ajudado!!! :)
ResponderExcluirAmei muito bom,estava precisando de eixos para berçário e encontrei aqui, parabéns.
ResponderExcluirOlá Dinê! Bem vinda! Que bom que encontrou a ajuda que precisava neste espaço! Volte sempre! Beijinhos!
Excluirparabéns pelo seu trabalho, amei.
ResponderExcluirBem vindos, Escola Tia Iracema! Obrigada pelas palavras! Voltem sempre!!!
ExcluirParabéns,muito bom,amei...
ResponderExcluirOi Helena!!! Bem vinda!! Que bom que gostou!😘
Excluirqueremos aplicar um projeto assim no berçário Zona Norte SP para nossos aluninhos, amei o blog
ResponderExcluirOlá Lorena! Bem vinda ao Cantinho Educativo!!! Ah... que bom que gostou do blog!!! Fiquei muito feliz em saber! Volte sempre!!! 😘😊
ResponderExcluirObrigada me ajudou muito pois é meu primeiro ano com educação infantil me sinto um pouco perdida
ResponderExcluirBem vinda Rozenir! Ah... que bom que o blog te ajudou! Volte sempre!!! Beijinhos!
ExcluirMuito bom, amei, e com certeza nos ajudará muuito
ExcluirBem vinda Sandra! Que bom que gostou! Espero que te ajude!!! Beijinhos!
ExcluirAmei tudo,consegui de forma pratica colocar de acordo com a BNCC,obrigado.
ResponderExcluirBem vinda Lina! Que bom que pude te ajudar! Fico feliz que tenha gostado! Beijinhos!
Excluirmaravilhoso adoreiiiiiiii
ResponderExcluirOlá! Que bom que gostou! Fico feliz em saber! Volte sempre!
Excluiramei. você clareou grandemente minha mente!
ResponderExcluiragora ficou bem fácil planejar.
obrigada!
Olá! que bom que esta postagem pode te ajudar!
Excluirvolte sempre!
ammeeeiii!
ResponderExcluirQue bom que gostou!
ExcluirExcelente material, para mim está sendo de grande ajuda.
ResponderExcluirQue legal! Que bom que está te ajudando! Fico feliz que tenha gostado!
ExcluirExcelente material, para mim está sendo de grande ajuda.
ResponderExcluirQue bom!!! Fico feliz!
ExcluirMuito rico ,o material , sem dúvidas ajudou muitooooo . Obrigada !
ResponderExcluirOlá Eliane! Bem vinda! Ah.. Que bom que gostou da postagem! E eu fico mais feliz ainda por ela ter te ajudado!!! Muito obrigada!!!
ExcluirVolte sempre!!! Beijinhos!
Muito bom material. Gostaria de atualização, a RCNEI e a B N C C
ResponderExcluirOlá! Na postagem tem links que direcionam para a versão digital do RCNEI! E para adquirir o documento da BNCC, na postagem sobre a BNCC há um link que direciona também para isso! Tem também um link que te direciona para download! Procure pela tag BNCC!
ExcluirObrigada pelo texto.. minha pequena está no pré I e surgiram muitas dúvidas no que ela está aprendendo na escola.. acho ela um pouco atrasada, mas na verdade não, seu desenvolvimento é relacionado a sua maturidade!! Enfim, belo texto.. e seguimos o baile da alfabetização por mim, monitorados pela escola.. e espero que logo esse quadro mude.. que seja alfabetizada pela escola e monitoradas por mim..kk bjus
ResponderExcluirOi Jeane! Bem vinda! Ah... muito obrigada pelo seu depoimento! Fico feliz que tenha gostado do texto! Eu quero te parabenizar pelo seu esforço! E imagino o seu desafio nesses tempos..
ExcluirE fico aqui na torcida tb que esse quadro mude! Pois a Escola é muito importante para a socialização da criança e tem papel fundamental na sua aprendizagem! Muito obrigada pela partilha! E volte sempre... para pesquisar e tb para desabafar! Um grande abraço! E sigamos em frente... sempre! 😊😘
Muito bom
ResponderExcluirMuito obrigada! Que bom que gostou!
ExcluirOlá sou Elizabeth esses conteudos para educação infantil são para qual turma porque educação infantil vai do mini maternal até o pré estou na dúvida.
ResponderExcluirOlá Elizabeth! Bem vinda! Esses conteúdos são um apanhado geral do que trabalhar na Educação Infantil! Não tem etapa específica! Vc pode saber quais conteúdos devem ser trabalhados em determinada etapa, acessando os e-books do RCNEI! Lembrando que agora temos a BNCC! Então, é ela que nos dá as diretrizes do que e como trabalhar os conteúdos! Tá bom? Será que te ajudei? Sanei a sua dúvida?
ExcluirAqui no blog temos duas postagens que falam sobre a nova BNCC! Se vc tiver interesse busque pela tag BNCC!
ExcluirEsse trabalho de vcs são excelente👏👏👏👏 me ajudou bastante
ResponderExcluirOlá! Que bom que gostou e tb te ajudou! Fiquei feliz!😊
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirQue material excelente!
Estou trabalhando recentemente com a educação infantil.
Realizei a leitura parcial e gostaria de saber qual o critério para receber esses conteúdos no e-mail?
Olá Elionei! Que bom que gostou! Para receber o material, preciso que vc me informe o seu e-mail! Tá bom? Aguardo resposta!
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