ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

POR QUE É IMPORTANTE TRABALHAR O NOME PRÓPRIO COM AS CRIANÇAS?

Créditos da imagem:  Pixabay
O nome próprio é a primeira marca social da criança no mundo e tem um enorme significado emocional para ela. O nome da criança é único para ela, é a sua identidade pessoal e particular e está fortemente ligado a sua história de vida.  É através dele e nele que a criança se reconhece, se identifica, se relaciona e se percebe como ser social, pertencente a um grupo. Ele é o primeiro texto que a criança quer reconhecer (identificar e ler) e escrever.

Ao trabalhar o nome próprio da criança na escola e, principalmente, na sala de aula, estamos incorporando a sua história ao contexto pedagógico, fazendo-a se perceber como um sujeito importante, que possui um nome que é só seu, que a diferencia dos demais.

Trabalhar o nome além de desenvolver o cognitivo emocional e social das crianças, também propicia o aprendizado da escrita.

Para aprender a escrever, a escrita deve ser algo significativo para a criança, algo que ela estabeleça intensa interação afetiva; por isso, o trabalho com nomes é tão importante! Portanto, é fundamental que desde o primeiro dia de aula, o nome da criança esteja presente e ocupe lugar de destaque na sala de aula. Tudo deve ser marcado com o nome da criança: pastas, cabides, bolsas, cadernos, saquinhos com os trabalhinhos, chamadinha, crachás e por ai vai...

O trabalho com o próprio nome próprio deve ser uma das primeiras atividades de leitura e escrita. E no início da fase escolar, ao ingressar na Educação Infantil,  esta deve ser uma das primeiras atividades a ser desenvolvida com os pequenos. Deve ser um trabalho de rotina como leitura de chamadinha, registro na lousa ou em blocão dos alunos presentes e ausentes, presença de crachás de mesas, para que todos observem, conheçam e reconheçam os nomes dos colegas e o próprio nome, músicas que insiram os nomes das crianças, brincadeiras, favorecendo assim a socialização entre todos.

Através destas atividades, as crianças aprendem:

✔A diferença entre letras e números;

✔A diferença entre letras e desenhos;

✔A diferença entre letras e rabiscos;

✔Os diferentes tipos de letras;

✔A orientação esquerda-direita  da escrita e do nome;

✔A quantidade de letras do nome e a ordem em que estão escritas;

✔A função social da escrita: o que se escreve serve, de fato, para algo concreto e para informar algo;

✔Um amplo repertório de letras, pois passarão a reconhecer não somente as letras do seu nome, mas as existentes nos nomes de seus colegas, o que torna isto, um excelente exercício para as habilidades  grafomotoras  para escrever e para a memorização ao ler. Além de ser uma fonte de consulta e coleção importante  de recursos para a aprendizagem das letras e também da escrita de outros nome e palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
☆ Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
☆Todos os comentários são moderados.
☆Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
* Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
* O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!