Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

terça-feira, 11 de março de 2014

PROJETO COPA

PÚBLICO ALVO: Este projeto é destinado a Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I, podendo ser estendido também para o Ensino Fundamental II, fazendo as adaptações necessárias para que se encaixe na faixa etária em questão.

DURAÇÃO: 5 meses – de abril a agosto de 2014.

INTRODUÇÃO:
A Copa no Brasil é uma oportunidade não só para a promoção do futebol, mas também a divulgação da nossa diversidade cultural e musical. Por isso, o trabalho com mapa do Brasil, mapa mundi, globo terrestre,  o estudo através de pesquisas e troca de informações entre os alunos será muito importante para o conhecimento das diferentes culturas existentes nas diversas regiões do Brasil e do mundo.

JUSTIFICATIVA:
A realização da copa em nosso país,  é uma grande oportunidade para enriquecer as aulas, tornando-as mais significativas para os nossos alunos. Eventos como este, tornam-se ótimos recursos motivacionais  para se desenvolver e estimular o conhecimento dos alunos, além de agregar novos conteúdos às matérias que fazem parte do currículo escolar. O projeto a ser desenvolvido visa um trabalho interdisciplinar, envolvendo vários temas, habilidades e atividades dentro da escola e da sala de aula, privilegiando desta forma, o desenvolvimento e aprimoramento do conhecimento acerca do nosso País e do demais países participantes do evento em questão. Pois o futebol faz parte da nossa cultura,  e vale ressaltar que na Copa são reunidos vários países sem a discriminação de raça, religião, classe social, nacionalidade, sexo, etc.
Tendo em vista que o povo brasileiro é apaixonado pelo futebol e como ele exerce influência sobre crianças e adolescentes, justifica-se o desenvolvimento deste projeto.

OBJETIVOS GERAIS:
Conhecer a história das Copas;
Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las;
Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo;
Enfocar a pluralidade cultural;
Abordar a união dos povos pelo esporte, tendo como foco sempre o tema paz e o fair play, ou seja o respeito entre os jogadores e às regras do jogo, ter espírito esportivo e não “jogar sujo”, usar de violência, procurando  jogar de maneira que não prejudique o adversário de forma proposital;
Desenvolver o espírito de aceitação de que não se vence sempre, aceitando a derrota como forma de aprendizagem e aprimoramento das nossas experiências;
 Reforçar o espírito patriótico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer, respeitar e valorizar  a cultura de cada País envolvido no evento;
Reconhecer a importância  da história de nosso País em Copas do Mundo;
Compreender e respeitar  a necessidade  do trabalho coletivo;
Identificar os países participantes da Copa do Mundo em 2014;
Conhecer as contradições de nosso país;
Conhecer as características econômicas e políticas de cada país participante da copa do mundo,
Divulgar, valorizar e conhecer as culturas existentes nas diversas regiões do Brasil;
Pesquisar as danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país e também do país sede da copa do mundo;
Identificar os países através da bandeira e cores;
Identificar as contribuições que os países participantes da Copa trarão ao Brasil e para as capitais brasileiras que serão sedes na copa;
Valorizar o respeito à diversidade cultural e social;
Desenvolver valores que são importantes dentro e fora de campo como: ética, respeito, espírito de equipe, companheirismo, dedicação, trabalho em grupo, respeito às regras, boa conduta, respeito ao próximo, repúdio ao preconceito racial, social e de opção sexual, entre outros.
Identificar cada país e os dias que jogam e quais cidades brasileiras serão as suas respectivas sedes;
Evidenciar que todos os países têm o seu Hino Nacional.

ESTRATÉGIAS:
Produção de textos individuais e coletivos;
Leitura informativa: impressa ou virtual;
Pesquisas em jornais, livros, revistas ou Internet;
Exposição de  textos em murais;
Exposição de cartazes;
Hino Nacional Brasileiro;
Hino Nacional dos países participantes;
Hino Nacional dos países adversários do Brasil na Copa;
Bandeira do Brasil;
Bandeira dos adversários do Brasil;
Bandeiras dos países participantes da Copa;
Confecção de Bandeirinhas dos países participantes da copa do mundo;
Música da Copa;
Músicas de copas anteriores;
Músicas que abordam o tema futebol;
Jingles de copas antigas e recentes;
Propagandas impressas, audiovisuais e digitais sobre a copa do mundo;
Cruzadinhas;
Caça-palavras;
Decoração da escola e da sala de aula;
Pesquisa sobre curiosidades sobre a Copa;
Pesquisa sobre a Copa;
História das Copas;
Mural de notícias: com recorte e colagem de noticiários diários
Organização de listas de nomes: países, jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;
Pesquisa de idiomas dos países participantes da copa do mundo, enfatizando a língua falada do país que sedia o campeonato e daqueles que estão no grupo do  Brasil;
Textos jornalísticos;
Agenda da copa: quando e onde serão os jogos do Brasil e de outros países;
Análise do placar dos jogos do Brasil e dos demais países;
Pesquisar os itens relacionados à Copa, que são mais vendidos no comércio do país, como bandeiras, camisetas, apitos, faixas, bonés, etc;
Elaborar gráficos com os dados levantados na pesquisa sobre os itens, relacionados com a Copa, que mais vendidos no comércio do país;
Pesquisa sobre as sedes da copa: o modo de vida das pessoas deste país, seus usos e costumes;
Utilização do mapa para localizar a sede da copa e as capitais que serão sede de outros países;
Pesquisa sobre a alimentação de um atleta;
Pesquisa sobre a importância da prática de esportes;
Campanha antidrogas, contra o tabagismo e o álcool. Campanha antidoping;
 Dicas saudáveis para cuidar do corpo e da mente e pesquisa sobre alimentos que fazem bem para o nosso corpo.

RECURSOS UTILIZADOS:
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado);
Palitos de churrasco;
Tesoura com ponta arredondada;
Cola branca e colorida;
Lápis de cor;
Giz de cera;
Giz de lousa;
Massa de modelar;
Tinta guache;
Régua;
Gliter de diversas cores;
T.N.T;
Livros;
Mapas;
Globo terrestre;
Revistas;
Textos diversos;
Aparelho de TV, DVD e filmes;
Rádio e CDs;
Vídeos;
Lápis;
Cadernos;
Cartazes;
Sucatas;
Papel;
Blocão;
Pintura a dedo;
Gibi;
Filmes;
Fotografias;
CD ROOM.

CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
Atividades orais e escritas;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo;
Brincadeiras;
Músicas;
Danças;
Coreografias;
Grito de guerra;
Torcida organizada;
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Histórias com fantoches;
Massinha de modelar;
Painéis;
Poemas;
Pesquisas;
Roda da conversa;
Dramatizações;
Elaboração de textos espontâneos;
Criação de histórias;
Textos de diversos gêneros referentes ao tema abordado;
Vídeos;
Palestras;
Teatro;
Montar um álbum de figurinhas da copa;
Confecção de viseiras da copa;
Confecção de bandeirinhas para enfeitar a escola e a sala de aula;
Desenhos livres sobre a copa;
Organização de um jogo de futebol;
Pesquisas sobre regras de um jogo de futebol  e a função de cada jogador dentro do campo de futebol;
Pesquisas sobre os uniformes das seleções que participarão da copa do mundo;
Explicação de como se comportar para a execução do Hino Nacional.
Exposição de trabalhos;
Confecção de cartazes.

AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto.
A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade, onde será possível verificar se houve êxito nos objetivos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Projeto sujeito à flexibilidade, portanto poderá ser mudado ou acrescentado, de acordo com as expectativas da classe.


37 comentários:

leticia maduro disse...

oi adorei o projeto, é muito importante as escolas trabalharem sobre a copa.

leticia maduro disse...

ótimo projeto!!

Maria do Carmo Gonçalves disse...

AMEI !!! MUITO OBRIGADO . Vou fazer adaptações para arte

Beatriz Paulistana disse...

Boa noite amiga Tuca!!!
Ótimo projeto, pena que ainda não estarei na sala para atuar com meus pequenos...ainda me encontro afastada...mas com Deus tudo voltará ao normal em breve...
Feliz e Abençoada Noite!!!
Bjokas...da Bia!!!

maria ivanilde rocha rodrigues disse...

Boa noite !
Gostei do projeto, trabalho com alunos do AEE na educação infantil e no fundamental, sou de Araçatuba, interior de são paulo,abraços Ivanilde

Direito Ages disse...

Amei o projeto! Trabalho como coordenadora Pedagógica numa escola municipal e este projeto é perfeito.

TUCA MARTINS DA SILVA disse...

Que bom! Fico feliz que tenha gostado!

Pedagogia disse...

JOÃO PESSOA 10 DE ABRIL DE 2014 Amei seu blog achei bem bolado um beijo sou serei sua seguidora .

TUCA MARTINS DA SILVA disse...

Obrigada! Te convido a voltar mais vezes! Este espaço também é seu!

Monah Ribeiro disse...

Muito legal o seu projeto!Você está de parabéns.

TUCA MARTINS DA SILVA disse...

Obrigada Monah! Que bom que gostou! Fico feliz!

Marivane Xavier disse...

Obrigada! Seu projeto é muito legal!
(:

Eliana disse...

Olá Gostei muito do projeto, parabéns

TUCA MARTINS DA SILVA disse...

Obrigada Eliana!

Margareth Rios disse...

Seu projeto é maravilhoso, com certeza vai me ajudar bastante

gracy bastos disse...

Amei seu projeto! Parabéns!

gracy bastos disse...

Parabéns pelo belo projeto! Gostei muito!

EMEF Professor Alceu Coelho Lagoinha SP disse...

Achei super legal esse projeto , principalmente por trabalhar nossa cultura e costume...

Variedades disse...

Muito bom seu projeto aplicado será um sucesso! Parabéns!!!

patricia ulisses amaral disse...

Parabéns pelo blog, lindo trabalho!!!!!!!!!!!!

Valdenir VIEIRA DE ASSIS disse...

ADOREI O PROJETO DE VCS, MUITO BOM

Noeme veiga disse...

Tuca estou amando seu Projeto, ele é muito bom.
Parabéns!

Elton Carvalho disse...

Muito bom o projeto e as atividades, ajuda e muito os profissionais da educação infantil. Valeu

Ana Paula Giannecchini disse...

Adorei... queria muito usar com minha turma...! Um trabalho de otima qualidade.

Alfabetizar é Fantástico disse...

O blog é simplesmente maravilhoso e tenho certeza que ajuda bastante como tem me ajudado.

Neci Damascena disse...

Parabéns pelo lindo projeto elaborado!!! Com ele podemos explorar esse momento único, a Copa do Mundo, com as nossas crianças!!! Obrigada por compartilhá-lo conosco!

Fabiana Barretto disse...

Gostei, belo projeto! Este tema é bastante flexível e pode ser bem explorado por diversas faixas etárias. Obrigada por disponibilizá-lo. Abraços

LUCINDA RIBEIRO disse...

Olá, amei o projeto......vou trabalhar com meus alunos do Ensino fundamental e médio...

Fátima Silva disse...

Parabéns! Seu projeto ficou excelente. É muito bom descobrir educadores como você, que acredita em projetos.Sucesso! saúde sempre!

roseli pinho seixas disse...

Amei seu projeto.Parabéns, muito bem escrito

veronica lima disse...

Amei o seu projeto, muito completo.Obrigada por compartilha-ló......

ROSELI disse...

amei

mary disse...

Adorei seu projeto

valmor becker disse...

Eu adorei o blog , seu projeto é muito bom...parabéns

Glaucia Lopes disse...

Eu amei o projeto ficou perfeito, Parabéns!

Neima percilia Ferreira da Silva disse...

muito bom, seriam sugestões adequadas minha turma!!!

alfabetizando e criand0 disse...

Parabéns...Muito bom mesmo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...