Cantinho Educativo - Blog Oficial

ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

Por gentileza, não copie nada deste blog! Ninguém está autorizado a copiar ou reproduzir em outros blogs o que é postado aqui, sem prévia autorização! Antes de usar textos e trabalhos divulgados aqui em seu blog, fale comigo :)! Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a lei Lei 9610.
DMCA.com Protection Status

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

17 de junho de 2013

MODELO DE RELATÓRIO SOBRE O PERFIL DA SALA


É importante ressaltar que os relatórios de perfil da sala, servem para o professor registrar as observações feitas por ele a respeito  dos avanços dos alunos e dificuldades encontradas no trabalho cotidiano da sala de aula. O perfil da sala, poderá fornecer informações muito importantes para conhecer os alunos e ajustar o conteúdo a ser ensinado com a realidade deles. Através destes relatórios os professores podem conhecer melhor os alunos e os professores dos anos seguintes, ter um maior conhecimento das necessidades, dificuldades e avanços dos alunos que estão recebendo, permitindo um ajuste na metodologia, avaliação e conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. 

Estes relatórios são importantes para o  professor selecionar com maior eficiência materiais didáticos e pedagógicos, que alcançarão melhores resultados no trabalho em sala de aula. Eles são uma ótima ferramenta para ele saber do que realmente o aluno necessita, tornando suas aulas mais atraentes e  produtivas, fazendo com que ele seja mais atuante nas intervenções pedagógicas.

O "Perfil da Turma" é um importante instrumento pedagógico para o professor realizar com mais precisão as suas fichas de trabalho, o seu plano de aula, o seu planejamento. Ele é um recurso que ajuda no ajuste das adaptações no currículo e no processo de avaliação no final de cada período letivo.

É importante ratificar que ao elaborar o perfil da sala, não se deve criar rótulos para o aluno que enfrenta dificuldades. Faça suas pontuações de maneira clara e objetiva ao relatar o problema, e, evidencie que atitudes estão sendo tomadas pela escola - equipe pedagógica e professor -, juntamente com a família para que estas dificuldades venham a ser superadas pelo aluno. 

É sempre bom lembrar também que: TODOS OS DADOS REGISTRADOS nestes relatórios de perfil da sala, são considerados CONFIDENCIAIS, os dados contidos neles destinam-se única e exclusivamente à intervenção pedagógica por parte da equipe escolar da escola. 



RELATÓRIO SOBRE O PERFIL DA TURMA

ESCOLA:
PROFESSORA: 
TURMA: 
PERÍODO: 
ANO: 
DATA: 

NÚMERO DE MENINAS:
NÚMERO DE MENINOS: 
TOTAL DE ALUNOS: 

PERFIL DA TURMA: 

 (Logo abaixo,  você fará uma breve descrição da sua classe, citando como é o comportamento da turma, como as crianças se relacionam com você e os colegas (brigas, birras, se são agitados, respeitam regras...) e neste breve texto você também deve citar se há na classe casos de inclusão e como se comportam nas atividades propostas dentro e fora da sala de aula.)

 É uma classe composta de ____ meninas  e  ____ meninos.  De modo geral, a turma é muito entrosada. Têm um bom relacionamento uns com os outros:  as crianças gostam de auxiliar os amigos e gostam de realizar as atividades em grupo.  Houve no início, algumas dificuldades na divisão e uso  comum  de materiais e brinquedos, mas isso com o tempo foi sanado, e, aos poucos a formação de hábitos de partilha  e assimilação de regras de convivência social, foi paulatinamente sendo fortalecida.  Alguns alunos ainda apresentam um falar bastante infantilizado, com a difícil articulação de algumas palavras e ocorrência de troca de fonemas, o que é próprio da idade. (aqui dependerá da idade das crianças e em que nível estão: berçário, infantil I, infantil II, etc.).
 É um grupo bastante heterogêneo, na classe  há um caso de inclusão, -------------------------------- (se houver, você registrará nos pontilhados, caso não exista, você pode apagar).
As crianças desta turma são (agitados, calmos etc), tem dificuldade (ou facilidade em dividir ou não em organizar a sala de aula, guardam os brinquedos; brincam amistosamente, dividem os brinquedos, brigam, etc).  Ocorreram alguns casos de agressividade na turma (bater, morder, empurrar).  No decorrer do ano, as crianças foram paulatinamente superando o egocentrismo (ou não superaram), brincam amistosamente (ou não), dividem os brinquedos (ou não).
A adaptação da turma foi tranquila (difícil, explique o que aconteceu:  teve momentos de choro, ansiedade em ir embora),  apesar de alguns alunos chorarem demonstrando insegurança, talvez porque esta fosse a primeira experiência escolar deles (se quiser pode citar os nomes das crianças cuja adaptação foi mais difícil) e por não terem ficado longe dos pais ou responsáveis por tanto tempo. Porém, algumas já demonstraram confiança em relação à professora e demais funcionários da escola, socializando com alegria entre os colegas.
No início algumas crianças não aceitavam ser repreendidas e desobedeciam as normas para uma boa convivência em grupo, além de não expressar desejos e necessidades (pedir para ir ao banheiro, beber água, etc) e terem  linguagem oral pouco aprimorada (poucos conversam espontaneamente).
A maioria das crianças prefere brincar sozinha, observando de longe o que os outros estão fazendo. Na realização atividades dirigidas, percebo que alguns primeiramente observam os colegas realizarem para depois fazer também, outros decidem fazer de imediato e mais vezes.
Na realização das atividades propostas em sala de aula, são bastante participativos, realizam o que é proposto com atenção e capricho (ou não),  todos já realizam as tarefas rotineiras,  (se tiver algum aluno com dificuldade, pode mencionar aqui), já se habituaram a seguir regras preestabelecidas. Gostam de participar quando solicitados, como na roda da conversa ou roda da história (ou não).
A turma gosta (ou não gosta) de participar de atividades pedagógicas e recreativas.  Atividades  como recontar histórias ou cantar músicas, contar em voz alta e rodas da conversa e história, os alunos são bastante participativos, de  modo geral, todo o grupo gosta de ouvir e recontar histórias, passando com facilidade a imitar as personagens, através do jogo simbólico..  Alguns já identificam as cores primárias e contam oralmente até cinco. Todos são bastante ativos e enérgicos, o que também é típico da faixa etária, à exceção de ______________, que tem sido incentivada a interagir mais com o grupo (caso haja alguma criança que tem dificuldade para socializar-se pode ser citada nos pontilhados).  As  atividades e brincadeiras em grupo e jogos lúdicos têm sido de vital importância para melhorar a adaptação e socialização. Os momentos de dramatização, canto e reconto também, assim como a utilização de brinquedos ao ar livre. A classe tem interesse por jogos (de construção, com peças de encaixe), ouvir histórias, modelagem, brincadeiras de roda  e canto.
A maioria compreende e obedece às normas estabelecidas, exigindo de seus colegas o cumprimento das mesmas. Contudo, há aquelas que por momentos desrespeitam essas normas.
A turma conversa muito usando tom de voz alto (baixo), expressando seus sentimentos, desejos, insatisfações. Observa-se a definição de grupos nas brincadeiras em sala e no parquinho, determinados por características comuns ou sexo.
As famílias participaram ativamente de todas as atividades e reuniões realizadas pela escola no decorrer do presente ano (ou não). Nota-se que os responsáveis, em sua maioria, são os próprios pais. Costumam buscar informações e esclarecer dúvidas com a professora sempre que  necessário.
No decorrer do ano os laços afetivos foram fortalecidos entre alunos e alunos, professores e alunos. Os alunos de maneira geral demonstraram mais autonomia demonstrando suas opiniões sobre os diferentes assuntos tratados na sala. Já procuram resolver suas diferenças através do diálogo e quando não conseguem buscam ajuda de uma professora. Essas atitudes foram sendo trabalhadas através de rodas de conversa e nos combinados da sala, tornando a convivência de todos mais harmoniosa.
Em relação à aprendizagem, os alunos apresentaram um bom rendimento no decorrer do ano (aqui você pode mencionar também algumas dificuldades encontradas na realização dos trabalhos com as crianças). As crianças demonstraram interesse pelas atividades propostas, participando ativamente de cada uma delas.
É visível o desenvolvimento afetivo e emocional da turma, que demonstra interesse, criatividade, iniciativa, empenho, mostrando-se questionadores e muito observadores, em muitas atividades propostas e a cada novidade descoberta.
Foi muito prazeroso trabalhar com essa turminha!



___________, _____ de ______________ de ____.



_______________________________________
(assinatura da professora)



11 comentários:

  1. Adorei, essa dica sobre relatório, ficou muito esclarecedora.

    ResponderExcluir
  2. Amei, essas dicas para elaboração do relatório.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dessa dicas. Me ajudou muito. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Muito boas as dicas para a elaboração do relatório, se possível gostaria de uma cópia deste modelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna! Preciso do seu e-mail, para te enviar o modelo de relatório!

      Excluir
  5. Muito bom mesmo. Excelente!!!! O mais completo que já li. Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Idália!!! Fico feliz em saber que vc gstou!!!

      Excluir
  6. Essas dicas foram de grande serventia para que eu pudesse realizar o meu relatório.muito bom mesmo Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Aucilene!!! Fico feliz em saber, que as dicas te ajudaram!!!! Um abração!!!

      Excluir

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:

* Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
* NÃO serão publicados comentários que possuam propaganda de blogs, links de sites e links de conteúdos copiados de outros sites, estes tipos de comentários serão considerados SPAM, e, portanto, serão excluídos;
* O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, mesmo que siga todas as regras acima ele não será publicado.
* Leia o tutorial, antes de postar o comentário, talvez a sua dúvida já tenha sido respondida.

Se você gostou do Blog deixe um comentário!!!!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!!!