Cantinho Educativo - Blog Oficial

ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

Por gentileza, não copie nada deste blog! Ninguém está autorizado a copiar ou reproduzir em outros blogs o que é postado aqui, sem prévia autorização! Antes de usar textos e trabalhos divulgados aqui em seu blog, fale comigo :)! Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a lei Lei 9610.
DMCA.com Protection Status

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

17 de junho de 2013

MODELO DE RELATÓRIO SOBRE O PERFIL DA SALA


É importante ressaltar que os relatórios de perfil da sala, servem para o professor registrar as observações feitas por ele, a respeito  dos avanços dos alunos e dificuldades encontradas no trabalho cotidiano da sala de aula. O perfil da sala, poderá fornecer informações muito importantes para conhecer os alunos e ajustar o conteúdo a ser ensinado com a realidade deles. Através destes relatórios, os professores podem conhecer melhor os alunos e os professores dos anos seguintes, ter um maior conhecimento das necessidades, dificuldades e avanços dos alunos que estão recebendo, permitindo um ajuste na metodologia, avaliação e conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. 

Estes relatórios são importantes para o  professor selecionar com maior eficiência materiais didáticos e pedagógicos, que alcançarão melhores resultados no trabalho em sala de aula. Eles são uma ótima ferramenta para ele, professor, saber do que realmente o aluno necessita, tornando suas aulas mais atraentes e  produtivas, fazendo com que ele seja mais atuante nas intervenções pedagógicas.

O "Perfil da Turma" é um importante instrumento pedagógico para o professor realizar com mais precisão as suas fichas de trabalho, o seu plano de aula, o seu planejamento. Ele é um recurso que ajuda no ajuste das adaptações no currículo e no processo de avaliação no final de cada período letivo.

É importante ratificar que ao elaborar o perfil da sala, não se deve criar rótulos para o aluno que enfrenta dificuldades. Faça suas pontuações de maneira clara e objetiva ao relatar o problema, e, evidencie que atitudes estão sendo tomadas pela escola - equipe pedagógica e professor -, juntamente com a família para que estas dificuldades venham a ser superadas pelo aluno. 

É sempre bom lembrar também que: TODOS OS DADOS REGISTRADOS nestes relatórios de perfil da sala, são considerados CONFIDENCIAIS, os dados contidos neles destinam-se única e exclusivamente à intervenção pedagógica por parte da equipe escolar da escola. 



RELATÓRIO SOBRE O PERFIL DA TURMA

ESCOLA:
PROFESSORA: 
TURMA: 
PERÍODO: 
ANO: 
DATA: 

NÚMERO DE MENINAS:
NÚMERO DE MENINOS: 
TOTAL DE ALUNOS: 

PERFIL DA TURMA: 

 (Logo abaixo,  você fará uma breve descrição da sua classe, citando como é o comportamento da turma, como as crianças se relacionam com você e os colegas (brigas, birras, se são agitados, respeitam regras...) e neste breve texto você também deve citar se há na classe casos de inclusão e como se comportam nas atividades propostas dentro e fora da sala de aula.)

 É uma classe composta de ____ meninas  e  ____ meninos.  De modo geral, a sala é muito esperta, comunicativa e entrosada. As crianças têm um bom relacionamento uns com os outros: gostam de participar das atividades propostas,  de auxiliar os amigos e  de realizar as atividades em grupo.  Houve no início, algumas dificuldades na divisão e uso  comum  de materiais e brinquedos, mas isso com o tempo foi sanado, e, aos poucos a formação de hábitos de partilha  e assimilação de regras de convivência social, foi paulatinamente sendo fortalecida. 

Alguns alunos ainda apresentam fala bastante infantilizada, demonstrando dificuldade ao se expressarem e na pronúncia de algumas palavras, o que é próprio da idade. (aqui dependerá da idade das crianças e em que nível estão: berçário, infantil I, infantil II, etc.).

 É um grupo bastante heterogêneo, na classe  há um caso de inclusão, -------------------------------- (se houver, você registrará nos pontilhados, caso não exista, você pode apagar).

As crianças desta turma são (agitadas, calmas etc), têm dificuldade (ou facilidade em dividir ou não em organizar a sala de aula, guardam os brinquedos; brincam amistosamente, dividem os brinquedos, brigam, etc).  Ocorreram alguns casos de agressividade na turma (bater, morder, empurrar).  No decorrer do ano, as crianças foram paulatinamente superando o egocentrismo (ou não superaram), e hoje brincam amistosamente (ou não), dividem os brinquedos (ou não).

A adaptação da turma foi tranquila (difícil, explique o que aconteceu:  teve momentos de choro, ansiedade em ir embora),  apesar de alguns alunos chorarem demonstrando insegurança, talvez porque esta fosse a primeira experiência escolar deles (se quiser pode citar os nomes das crianças cuja adaptação foi mais difícil) e por nunca terem ficado longe dos pais ou responsáveis por um longo período. Porém, algumas, já de início, estabeleceram vínculo afetivo com a professora, colegas  e demais funcionários da escola, adaptando-se com facilidade à rotina escolar, relacionando-se com os demais de maneira alegre, confiante e segura.

No início algumas crianças não aceitavam ser contrariadas,  repreendidas e tinham dificuldades para assimilar as regras  propostas nos “nossos combinados” para uma boa convivência em grupo e o bom andamento da rotina em sala, além de demonstrarem dificuldades ao  expressarem desejos e necessidades (muitas tinham vergonha de pedir para ir ao banheiro e beber água), (ou não, as crianças aceitaram muito bem as regras propostas e muitas eram bem articuladas, demonstravam que a linguagem oral era bem estimulada em casa, os pais orientaram-nas muito bem na questão solicitar algo quando necessitar).

Inicialmente, a linguagem oral era pouco desenvolvida, eram poucos os que respondiam ao que lhes eram solicitados. Foi difícil  fazer com que conversassem espontaneamente entre os colegas e com a professora (ou não, alinguagem oral era bastante desenvolvida em casa pelos pais, por isso, a comunicação e interação entre todos foi muito boa).

A maioria das crianças prefere brincar sozinha, (ou não, gostam de brincar em grupo, sempre mudando as brincadeiras e agregando novos participantes). Algumas gostam de brincar somente com aquelas que pertencem a sua mesa, não se socializando com os demais, outras, no entanto, preferem  observar de longe o que os outros estão fazendo (ou não não, há crianças que gostam de brincar sozinhas e gostam de ficar observando o que os demais estão fazendo).  

Na realização atividades dirigidas no pátio, sejam elas,  atividades de expressão corporal, músicas, dramatizações, ginásticas, entre outras, algumas crianças não participam num primeiro momento, elas inicialmente, observam os colegas participarem e depois imitam-nos, repetindo o que os eles fizeram, outras fazem logo de imediato e querem repeti-las inúmeras vezes depois.

Na realização das atividades propostas em sala de aula, são bastante participativos, realizam o que é proposto com atenção e capricho (ou não),  todos já se adaptaram à rotina da classe,  (se tiver algum aluno com dificuldade, pode mencionar aqui), já se habituaram a seguir regras preestabelecidas. Gostam de participar quando solicitados, como na roda da conversa ou roda da história e brincadeiras (ou não).

A turma gosta (ou não gosta) de participar de atividades pedagógicas e recreativas.  Atividades  como recontar histórias ou cantar músicas, contar em voz alta e rodas da conversa e história, os alunos são bastante participativos, de  modo geral, todo o grupo gosta de ouvir e recontar histórias. Através do faz de conta, imitam com facilidade os gestos e as falas das personagens. 

Gostam de ir à escola, o que é próprio da faixa etária.  Todos são bastante espertos e  participativos, com exceção a (o) aluna (o) ---------------------, que tem sido incentivada (o) e participar das atividades e interagir com a turma(caso haja alguma criança que tem dificuldade para socializar-se pode ser citada nos pontilhados).

O (a) aluno (a) -------------------  faltou muito durante o ano, talvez se não tivesse faltado tanto, seu rendimento poderia ter sido bem melhor e consequentemente, acompanharia o desenvolvimento da turminha (caso haja alguma criança faltosa pode ser citada nos pontilhados).

Alguns já identificam as cores primárias e contam oralmente até cinco (ou até dez).  Reconhecem as formas geométricas, alfabeto, vogais e números (ou apenas alguns). Sabem diferenciar letras e números (ou apresentam dificuldades).  

As  atividades e brincadeiras em grupo, como as dramatizações, as músicas, as atividades de expressão corporal, as rodas da conversa, o conto e reconto de histórias, as brincadeiras no pátio e no parque foram de grande  importância para melhorar a adaptação e socialização da turma, pois fortaleceram o vínculo afetivo entre eles e a professora.

As crianças também demonstram muito interesse pelos brinquedos de encaixe, de montar e de empilhar. Demonstraram gostar também de ouvir histórias, cantar, brincadeiras de roda e de participarem de atividades com massa de modelar,  pintura a dedo e guache,

Em sua grande maioria, a turma  compreende e obedece as regras combinadas, exigindo de seus colegas o cumprimento das mesmas. Contudo, ainda há aquelas que por momentos desrespeitam essas regras. A turma já habituou-se à rotina da sala de aula.

A turma tem um tom de voz alto (baixo), muitos gritam, choram e fazem birra ao expressarem seus desejos e insatisfações (ou não, expressam-se de maneira tranquila seus desejos e insatisfações).
No início, notou-se uma  nítida separação de meninos e meninas nas brincadeiras em sala as brincadeiras em sala, no pátio e no parque. Com o passar do tempo, o que definiu esta separação, foram os gostos em comum, havendo então entrosamento entre todos da sala.

As famílias participaram ativamente de todas as atividades propostas pela escola, festas comemorativas e reuniões realizadas pela escola no decorrer do presente ano (ou não).

Os responsáveis pelas crianças, são em sua grande maioria, os próprios pais. Estão sempre abertos (ou não) ao diálogo, procuram sempre que necessário, a escola e a professora, para esclarecer suas dúvidas e buscar informação (ou não).

No decorrer do ano os laços afetivos foram fortalecidos entre os alunos, e da professora com eles. Os alunos de maneira geral demonstraram mais autonomia e maior desenvolvimento da linguagem oral. Já procuram resolver suas diferenças através do diálogo e quando não conseguem pedem ajuda da professora. Essas atitudes foram sendo trabalhadas através de rodas de conversa e nos combinados da sala, tornando a convivência de todos mais harmoniosa e amistosa.

Em relação à aprendizagem, os alunos apresentaram um bom rendimento no decorrer do ano (aqui você pode mencionar também algumas dificuldades encontradas na realização dos trabalhos com as crianças). As crianças demonstraram interesse pelas atividades propostas, participando ativamente de cada uma delas.

É visível o desenvolvimento afetivo e emocional da turma, que demonstra interesse, criatividade, iniciativa, empenho, mostrando-se questionadores e muito observadores, em muitas atividades propostas e a cada novidade descoberta.

Foi muito prazeroso trabalhar com essa turminha!


___________, _____ de ______________ de ____.



_______________________________________
(assinatura da professora)



14 comentários:

  1. Adorei, essa dica sobre relatório, ficou muito esclarecedora.

    ResponderExcluir
  2. Amei, essas dicas para elaboração do relatório.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dessa dicas. Me ajudou muito. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Muito boas as dicas para a elaboração do relatório, se possível gostaria de uma cópia deste modelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna! Preciso do seu e-mail, para te enviar o modelo de relatório!

      Excluir
  5. Muito bom mesmo. Excelente!!!! O mais completo que já li. Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Idália!!! Fico feliz em saber que vc gstou!!!

      Excluir
  6. Essas dicas foram de grande serventia para que eu pudesse realizar o meu relatório.muito bom mesmo Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Aucilene!!! Fico feliz em saber, que as dicas te ajudaram!!!! Um abração!!!

      Excluir
  7. Muito boa as dicas desse relatório, parabéns! gostaria se possível, a sua autorização para utilizar como modelo esse relatório...obrigada e mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Que bom que gostou do relatório! Vc pode usá-lo como modelo! Abraço e sucesso!!!

      Excluir

Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
* Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
* O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!