Cantinho Educativo - Blog Oficial

ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

Por gentileza, não copie nada deste blog! Ninguém está autorizado a copiar ou reproduzir em outros blogs o que é postado aqui, sem prévia autorização! Antes de usar textos e trabalhos divulgados aqui em seu blog, fale comigo :)! Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a lei Lei 9610. !
DMCA.com Protection Status

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

14 de junho de 2013

MODELO DE RELATÓRIO INDIVIDUAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

MODELO DE RELATÓRIO INDIVIDUAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


ESCOLA:
PROFESSORA: 
NOME DO ALUNO:
TURMA: __________ PERÍODO: __________ ANO: ____________
DATA: _____/_____/______

ASPECTO SÓCIO-EMOCIONAL:
 1. Como foi a adaptação ao ambiente da escola?
(  ) Apresentou período inicial  de choro e birra;
(   ) Adaptou-se com facilidade;
(   ) Apresentou ansiedade quanto a espera pela saída da escola, mas depois acomodou-se.
OBSERVAÇÕES: (caso queira registrar mais alguma coisa a respeito da adaptação da criança).



2. Relaciona-se com os colegas, professora nas diversas situações do dia-a-dia?
(   )  Tem facilidade de relacionamento com colegas;
(   )  Busca apoio da Professora, quando necessário;
(   ) Coopera com os colegas e professora;
(   )  Compartilha seus brinquedos com os colegas;
(   )  Reage ao ser contrariado;
(   ) É  muito quieto (a), retraído (a);
(   )  É uma criança agitada e ativa;
(   ) Demonstra dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos;
(   ) É uma criança com variações de humor;
(   )  Aprecia momentos de privacidade e quietude;
(   )  Tem hábito de colocar apelidos nos colegas;
(   ) É vítima de algum apelido colocado pelos colegas.

3. Realiza suas brincadeiras preferidas:
(  ) Participa das brincadeiras de maneira amistosa;
( ) Precisa de intervenções em alguns momentos, pois tem dificuldade em dividir os brinquedos;
(   ) Respeita combinados do grupo;
(   ) Tem dificuldade em respeitar os combinados do grupo;
(   ) Na solução de conflitos demonstra insegurança;
(   ) Na solução de conflitos demonstra autonomia.

 4. No ambiente escolar, na  participação  e realização das atividades:
(  ) Demonstra ser uma criança segura no ambiente escolar;
(   ) Demonstra estar feliz e muito à vontade;
(   ) Demonstra insegurança, mas participa das atividades propostas;
(   ) Realiza as atividades com capricho e criatividade;
(   ) Concentra-se na atividade que realiza;
(   ) Sente-se orgulhoso do que consegue fazer;
(   ) Utiliza regularmente objetos transacionais como: chupetas, "paninho", "fraldinha".CITAR: __________;
(   ) Não gosta de participar das atividades;
(  ) Participação tímida durante as atividades em sala, embora tenha um bom relacionamento com todos os colegas.
 
ASPECTO COGNITIVO:
1. Apresenta vocabulário adequado à faixa etária?  (   )  SIM           (   ) NÃO
OBSERVAÇÕES:  (  No caso de existir algum problema, relatar aqui neste espaço)


2. Apresenta alguma dificuldade na linguagem falada?       (   )  SIM           (   ) NÃO
OBSERVAÇÕES:  (No caso de existir alguma dificuldade, relatar aqui neste espaço) 


3. Assiduidade:
(   ) É uma criança assídua;
(   ) É uma criança faltosa;
(   ) Faltou por longos períodos de dias.
OBSERVAÇÕES:


4. Com relação ao  desenvolvimento da criança no pensar e no agir observado nas habilidades para resolução de situações do cotidiano e relacionados ao conhecimento linguístico e lógico matemático; o uso das diferentes formas de linguagem, como a oral, escrita e corporal e também habilidades sensoriais como leitura de imagens e percepção dos sentidos, a criança:
A) LINGUAGEM:
(   ) Aprecia ouvir histórias;
(   ) Reconta histórias ao seu modo;
(   ) Compreende instruções recebidas;
(   ) Manifesta suas preferências, seus desejos e desagrados;
(   ) Participa da roda da conversa;
(   ) Identifica  o seu nome;
(   ) Conhece os amigos  pelos nomes;
(   ) Expressa-se através de frases completas;
(   ) Expressa suas ideias  com clareza;
(   ) Expressa seus desejos e necessidades através de choro;
(   ) Usa a linguagem que expressa suas vivências;
(   ) Mostra uma atitude positiva para as atividades e brincadeiras propostas e na divisão dos brinquedos.

B) MATEMÁTICA:
(   ) Diferencia o tamanho dos objetos: grande e pequeno;
(   ) Diferencia quantidade: muito e pouco;
(   ) Continua séries lógicas de dois elementos;
(   ) Identifica as cores primarias;
(   ) Realiza um quebra cabeça de dois elementos;
(   ) Identifica semelhanças e diferenças entre objetos e figuras;
(   ) Compara objetos e figuras de acordo com o tamanho;
(   ) Identifica os números;
(   ) Separa objetos de acordo com o numeral em destaque;
(   ) Identifica algumas formas geométricas, como círculo, triângulo e quadrado;
(   ) Interpreta o sentido dos termos:  dentro/fora;
(   ) Consegue  montar quebra-cabeças: (   ) pequenos    (   ) grandes;
(  ) Não consegue ainda montar quebra-cabeças;
(   ) Reconhece o zero como o numeral que corresponde ao conjunto vazio;
(   ) Memoriza e discrimina sequências, respeitando a ordem de sua apresentação;
(   ) Discrimina semelhanças e diferenças em detalhes, destacando as figuras que formam pares;
(   ) Consegue acompanhar a passagem do tempo utilizando o calendário;
(   ) Está construindo gradativamente os conceitos matemáticos;
(   ) Tem noção de quantidade;
(   ) Tem compreensão de referências espaciais e temporais;
(   ) Realiza cálculo mental simples.

ASPECTO PSICOMOTOR:
1. Demonstra firmeza, equilíbrio e facilidade ao:
(   ) Caminhar, andar bem sozinho(a);
(   ) Correr;
(   ) Pular de diversas maneiras;
(   ) Andar coordenadamente em atividades variadas;
(   ) Acompanhar ritmos;
(   ) Rasgar e amassar folha de papel facilmente;
(   ) Identificar o local onde deve guardar seu material: mochila e lancheira;
(   ) Jogar bolas de papel em um cesto colocado a uma certa distância;
(   ) Andar numa linha sem cair.

2. Com relação às atividades que envolvem movimentos, a criança:
(  ) Está desenvolvendo uma motricidade saudável;
(  )  Participa de ambientes desafiadores  que envolvem movimentos e situações de interações;
(  ) Usa convenientemente gestos e ritmos corporais diversos;
(  )  Desloca-se no espaço com destreza, sem ajuda;
(  ) Participa de jogos e brincadeiras que envolvem habilidades motoras diversas.

3. Nas atividades físicas e brincadeiras propostas, a criança:
(  ) Participa com alegria das atividades que envolvem movimento com o corpo, ampliando a confiança em sua capacidade motora.
( ) Movimenta-se bem durante as brincadeiras ao ar livre: corre, pula , arrasta-se, pendura-se, etc, ampliando gradualmente o controle sobre o próprio corpo.
(  ) Valoriza suas conquistas corporais.
(  ) Demonstra confiança em suas possibilidades de ação e movimento.
(  ) Mantém o equilíbrio ao transportar objetos com as mãos.
(  ) É capaz de coordenar a sua ação com a dos colegas quando o jogo requer.

ASPECTO PEDAGÓGICO:
1.    Em relação as atividades abaixo, demonstra interesse em realizar as propostas feitas pela professora?
(   ) Modelagem;
(   ) Colagem;
(   ) Recorte;      
(   ) Pintura;          
(   ) Sucata;           
(   ) Desenho;    
(   ) Rodinha;    
(   ) Chamadinha;  

 2. Demonstra cuidado com:
(   ) Material escolar: mantém o material limpo e organizado;
(   ) Apresenta cuidado com seus objetos pessoais e de seus colegas;
(   ) Objeto de uso pessoal: arruma-os, guarda-os em locais a eles destinados;
(   ) Não demonstra cuidado com os objetos de uso pessoal;
(   ) Próprio corpo;
(   ) Brinquedos: organiza os brinquedos, ajuda a arrumá-los;
(   ) Ajudam a guardar os brinquedos nos lugares apropriados;
(   )  Ajudam a manter a sala organizada e arrumada;
(   ) Não demonstra cuidado com os objetos pessoais e  de seus colegas;
(   ) Não demonstra interesse em ajudar a organizar os brinquedos e organizar a sala;
(   )  Não gosta de cooperar com os colegas na arrumação da classe.

4. Alimentação:
(   ) Precisa de ajuda;                           
(   ) Alimenta-se sozinho;                      
(   ) Experimenta novos alimentos;
(   ) Tem dificuldade para experimentar alimentos novos;
(   ) Demonstra prazer ao se alimenta.

 5. Nas produções:
A) ARTES:
(   ) Apresenta iniciativa e originalidade em suas produções;
(   ) Gosta de desenhar;
(   ) Respeita as produções próprias e a de seus colegas;
(   ) Interessa-se por diversos recursos artísticos;
(   ) Manuseia a massa de modelar com interesse;
(   ) Participa de jogos dramáticos assumindo diferentes papéis.
(   ) Aprecia brincadeiras de "faz de conta" com fantoches/fantasias.

B) MÚSICAS:
(   ) Gosta de ouvir musica, cantar e dançar;
(   ) Demonstra desenvolvimento vocal ;
(   )  Demonstra desenvolvimento rítmico e motor;
(   ) Capacidade de imitação, de criação e de memorização musical;
(   )  Ouve com atenção;
(   ) Participa com desenvoltura de brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações;
(   ) Expressa-se por meio da voz, do corpo, com diversos materiais sonoros; (quais?)
(  ) Interpreta, improvisa e compões, utilizando-se da voz, do corpo e instrumentos musicais e objetos sonoros;
(   )  Interessa-se pela escuta de diferentes gêneros e estilos musicais;
(   )  Aprecia confeccionar materiais sonoros;

6. No que se refere à formação da identidade e desenvolvimento da independência e autonomia, a criança:
(   ) A criança demonstra uma imagem positiva de si;
(   ) É independente;
(   ) Realiza suas atividades com confiança;
(   ) Tem percepção de suas limitações;
(   )  Estabeleceu vínculos afetivos com os colegas e com os adultos da escola;
(   )  Desenvolveu atitudes de ajuda e colaboração;
(   ) Observa e explora o ambiente, a natureza com atitude de curiosidade;
(  ) Demonstra atitudes de interesse, respeito e participação pelas manifestações culturais apresentadas na escola;
(  ) Demonstra desejo de independência no que se refere às ações cotidianas;
(  ) A criança valoriza suas características físicas;
( ) A família acompanhou o seu desenvolvimento escolar durante todo o ano letivo, com interesse e participação.

7. Ampliação  das capacidades de comunicação e de expressão:
(   )  Expressa-se com inteira autonomia;
(   ) Expressa-se com gradativa autonomia;
(  ) Tem ainda insegurança em expressar seus desejos, anseios e necessidades nas variadas situações do dia-a-dia;
(   )  Houve desenvolvimento no processo de interação com as pessoas;
(   ) Ainda há dificuldade na interação com as pessoas e amigos;
(   )  Conversa naturalmente, interagindo verbalmente;
(   )  Ouve atentamente histórias contadas e lidas pelo professor;
(   )  Manifesta interesse em manusear livros , revistas e materiais escritos diversos;
(   )  Utilizam gestos, expressões fisionômicas e palavras para comunicar-se com o outro;
(   )  Utiliza um repertório de palavras e expressões verbais para fazer perguntas e pedidos;
(   )  A criança se interessa e se envolve em situações que o professor realiza atos de escrita;
(   )  Participa de conversa, utilizando-se de diferentes recursos para o diálogo;
(   )  Gosta de manusear materiais escritos diversos;
(   )  Demonstra interesse em ler e ouvir leitura de histórias;
(   )  Interessa-se por realizar atividades de escrita;
(   )  Elabora perguntas e resposta;
(   )  Presta atenção para ouvir colocações do outro;
(   )  Incorporou novas expressões;
(   )  Busca oportunidade de leitura.

8. Ampliação dos  conhecimentos sobre o meio social e natural:
(   )  Realiza tentativa para compreender as coisas e os acontecimentos à sua volta;
(  ) Demonstra interesse em aprender coisas novas sobre seu bairro, sua cidade, seu país, o mundo, a cultura e a natureza;
(   )  Reconhece partes do corpo e percebe características e funções;
(   ) Identifica os elementos que constituem sua família;
(   ) Demonstra interesse e respeito pelo meio ambiente;
(   ) Demonstra capacidade para perceber os diferentes modos de ser, viver e trabalhar das pessoas;
(   ) Descreve os elementos que compõe a paisagem local;
(   ) Demonstra ter incorporado hábitos de higiene e atitudes de prevenção de acidentes;
(   ) Gosta de observar os animais, as plantas, a chuva, o vento e a natureza em geral;
(   ) Demonstra interesse  pelas plantas e demais seres vivos e têm conhecimento de suas características.

10. OBSERVAÇÕES FINAIS:  (Aqui você fazer uma pequena explanação de como foi o desenvolvimento do aluno, ou deixar registrado algo mais importante, que não pode ser enquadrado nos itens acima).




_________________, ___ DE ___________DE _________.

________________________________________

(ASSINATURA DA PROFESSORA)

3 comentários:

  1. Ótimo! O blog está de parabéns! Vou passar para minha coordenadora o modelo pois trabalho num CEIM.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! o Blog esta ótimo projetos maravilhosos

    ResponderExcluir
  3. gostei muito deste modelo, muito bom.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:

* Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
* NÃO serão publicados comentários que possuam propaganda de blogs, links de sites e links de conteúdos copiados de outros sites, estes tipos de comentários serão considerados SPAM, e, portanto, serão excluídos;
* O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, mesmo que siga todas as regras acima ele não será publicado.
* Leia o tutorial, antes de postar o comentário, talvez a sua dúvida já tenha sido respondida.

Se você gostou do Blog deixe um comentário!!!!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!!!