Cantinho Educativo - Blog Oficial

ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

Por gentileza, não copie nada deste blog! Ninguém está autorizado a copiar ou reproduzir em outros blogs o que é postado aqui, sem prévia autorização! Antes de usar textos e trabalhos divulgados aqui em seu blog, fale comigo :)! Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a lei Lei 9610.
DMCA.com Protection Status

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

14 de junho de 2013

MODELO DE RELATÓRIO INDIVIDUAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


ESCOLA: 
PROFESSORA: 
NOME DO ALUNO: 
TURMA:          PERÍODO:         ANO: 
DATA: _____/_____/______


ASPECTO SÓCIO-EMOCIONAL:

 1. Como foi a adaptação ao ambiente da escola?
(  ) Apresentou período inicial  de choro e birra;
(   ) Adaptou-se com facilidade;
(   ) Apresentou ansiedade quanto a espera pela saída da escola, mas depois acomodou-se.
OBSERVAÇÕES: (caso queira registrar mais alguma coisa a respeito da adaptação da criança).


2. Como relaciona-se com os colegas, professora nas diversas situações do dia-a-dia?
(   )  Tem facilidade de relacionamento com colegas;
(   )  Busca apoio da Professora, quando necessário;
(   ) Coopera com os colegas e professora;
(   )  Compartilha seus brinquedos com os colegas;
(   )  Reage ao ser contrariado;
(   ) É  muito quieto (a), retraído (a);
(   )  É uma criança agitada e ativa;
(   ) Demonstra dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos;
(   ) É uma criança com variações de humor;
(   )  Aprecia momentos de privacidade e quietude;
(   )  Tem hábito de colocar apelidos nos colegas;
(   ) É vítima de algum apelido colocado pelos colegas;


3. Como participa nas brincadeiras propostas?
(  ) Participa das brincadeiras de maneira amistosa;
( ) Precisa de intervenções em alguns momentos, pois tem dificuldade em dividir os brinquedos;
(   ) Respeita combinados do grupo;
(   ) Tem dificuldade em respeitar os combinados do grupo;
(   ) Na solução de conflitos demonstra insegurança;
(   ) Na solução de conflitos demonstra autonomia.


 4. No ambiente escolar, como é a participação  e realização das atividades pela criança?
(  ) Demonstra ser uma criança segura no ambiente escolar;
(   ) Demonstra estar feliz e muito à vontade;
(   ) Demonstra insegurança, mas participa das atividades propostas;
(   )  Realiza as atividades com capricho e criatividade;
(   ) Concentra-se na atividade que realiza;
(   )  Sente-se orgulhoso do que consegue fazer;
(   )  Utiliza regularmente objetos transacionais, como chupetas;
(   ) Não gosta de participar das atividades;
(  ) Participação tímida durante as atividades em sala, embora tenha um bom relacionamento com todos os colegas.


ASPECTO COGNITIVO:

1. Apresenta vocabulário adequado à faixa etária? (   )  SIM         (   ) NÃO
OBSERVAÇÕES:  ( No caso de existir algum problema, relatar aqui neste espaço)


2. Apresenta alguma dificuldade na linguagem falada? (   )  SIM         (   ) NÃO
OBSERVAÇÕES:  (No caso de existir alguma dificuldade, relatar aqui neste espaço)


3. Assiduidade:
(   ) É uma criança assídua;
(   ) É uma criança faltosa;
(   ) Faltou por longos períodos de dias.
OBSERVAÇÕES: 


4. Com relação ao  desenvolvimento da linguagem oral e escrita, raciocínio lógico matemático e capacidade para resolução de situações-problemas do cotidiano pela criança:

A) LINGUAGEM:
(   ) Aprecia ouvir histórias;
(   ) Reconta histórias ao seu modo;
(   ) Compreende instruções recebidas;
(   ) Manifesta suas preferências, seus desejos e desagrados;
(   ) Participa da roda da conversa;
(   ) Identifica  o seu nome;
(   ) Conhece os amigos  pelos nomes;
(   ) Expressa-se através de frases completas;
(   ) Expressa suas ideias  com clareza;
(   ) Expressa seus desejos e necessidades através de choro;
(   ) Usa a linguagem que expressa suas vivências;
(   ) Mostra uma atitude positiva para as atividades e brincadeiras propostas e na divisão dos brinquedos.

B) MATEMÁTICA:
(   ) Diferencia o tamanho dos objetos: grande e pequeno;
(   ) Diferencia quantidade: muito e pouco;
(   ) Continua séries lógicas de dois elementos;
(   ) Identifica as cores primarias;
(   ) Realiza um quebra cabeça de dois elementos;
(   ) Identifica semelhanças e diferenças entre objetos e figuras;
(   ) Compara objetos e figuras de acordo com o tamanho;
(   ) Identifica os números;
(   ) Separa objetos de acordo com o numeral em destaque;
(   ) Identifica algumas formas geométricas, como círculo, triângulo e quadrado;
(   ) Interpreta o sentido dos termos:  dentro/fora;
(   ) Consegue  montar quebra-cabeças: (   ) pequenos    (   ) grandes;
(  ) Não consegue ainda montar quebra-cabeças;
(   ) Reconhece o zero como o numeral que corresponde ao conjunto vazio;
(   ) Memoriza e discrimina sequências, respeitando a ordem de sua apresentação;
( ) Discrimina semelhanças e diferenças em detalhes, destacando as figuras que formam pares;
(   )  Consegue acompanhar a passagem do tempo utilizando o calendário;
(   )  Está construindo gradativamente os conceitos matemáticos;
(   )  Tem noção de quantidade;
(   )  Tem compreensão de referências espaciais e temporais;
(   )   Realiza cálculo mental simples.


ASPECTO PSICOMOTOR:

1. Demonstra firmeza, equilíbrio e facilidade ao:
(   ) caminhar, andar bem sozinho(a).
(   ) correr.
(   ) Pular de diversas maneiras.
(   ) Andar coordenadamente em atividades variadas.
(   ) Acompanhar ritmos.
(   ) Rasgar e amassar folha de papel facilmente.
(   ) Identificar o local onde deve guardar seu material: mochila e lancheira.
(   ) Jogar bolas de papel em um cesto colocado a uma certa distância.
(   ) Andar numa linha sem cair.


2. Nas atividades que envolvem movimentos, a criança:
(  ) Está desenvolvendo uma motricidade saudável;
(  )  Participa de ambientes desafiadores  que envolvem movimentos e situações de interações;
(  ) Usa convenientemente gestos e ritmos corporais diversos;
(  )  Desloca-se no espaço com destreza, sem ajuda;
(  ) Participa de jogos e brincadeiras que envolvem habilidades motoras diversas.


3. Nas atividades físicas e brincadeiras propostas, a criança:
(  ) Participa com alegria das atividades que envolvem movimento com o corpo, ampliando a confiança em sua capacidade motora.
(  ) Movimenta-se bem durante as brincadeiras ao ar livre: corre, pula, arrasta-se, pendura-se, etc, ampliando gradualmente o controle sobre o próprio corpo.
(  ) Valoriza suas conquistas corporais.
(  ) Demonstra confiança em suas possibilidades de ação e movimento.
(  ) Mantém o equilíbrio ao transportar objetos com as mãos.
(  ) É capaz de coordenar a sua ação com a dos colegas quando o jogo requer.


ASPECTO PEDAGÓGICO:

1.    Em relação as atividades abaixo, quando propostas em sala de aula, quais demonstra interesse em realizar?
(   ) Modelagem
(   ) Colagem 
(   ) Recorte     
(   ) Pintura         
(   ) Sucata          
(   ) Desenho   
(   ) Rodinha   
(   ) Chamadinha 


2. Demonstra cuidado com:
(   ) Material escolar: mantém o material limpo e organizado;
(   ) Apresenta cuidado com seus objetos pessoais e de seus colegas;
(   ) Objeto de uso pessoal: arruma-os, guarda-os em locais a eles destinados;
(   ) Não demonstra cuidado com os objetos de uso pessoal;
(   ) Próprio corpo;
(   ) Brinquedos: organiza os brinquedos, ajuda a arrumá-los;
(   ) Ajudam a guardar os brinquedos nos lugares apropriados;
(   )  Ajudam a manter a sala organizada e arrumada;
(   ) Não demonstra cuidado com os objetos pessoais e  de seus colegas;
(   ) Não demonstra interesse em ajudar a organizar os brinquedos e organizar a sala;
(   )  Não gosta de cooperar com os colegas na arrumação da classe.


3. Alimentação:
(   ) Precisa de ajuda.                          
(   ) Alimenta-se sozinho.                     
(   ) Experimenta novos alimentos.
(   ) Demonstra prazer ao se alimenta.


4. Nas produções artísticas, quem envolvem artes e músicas:

A) ARTES:
(   ) Apresenta iniciativa e originalidade em suas produções;
(   ) Gosta de desenhar;
(   ) Respeita as produções próprias e a de seus colegas;
(   ) Interessa-se por diversos recursos artísticos;
(   ) Manuseia a massa de modelar com interesse;
(   ) Participa de jogos dramáticos assumindo diferentes papéis.
(   ) Aprecia brincadeiras de "faz de conta" com fantoches/fantasias.

B) MÚSICAS:
(   ) Gosta de ouvir musica, cantar e dançar;
(   ) Demonstra desenvolvimento vocal ;
(   )  Demonstra desenvolvimento rítmico e motor;
(   ) Capacidade de imitação, de criação e de memorização musical;
(   )  Ouve com atenção;
(   ) Participa com desenvoltura de brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações;
(   ) Expressa-se por meio da voz, do corpo, com diversos materiais sonoros; (quais?)
(   )  Interpreta, improvisa e compões, utilizando-se da voz, do corpo e instrumentos musicais e objetos sonoros;
(   )  Interessa-se pela escuta de diferentes gêneros e estilos musicais;
(   )  Aprecia confeccionar materiais sonoros;


5. Com relação  à formação da identidade e desenvolvimento da independência e autonomia, a criança:
(   ) A criança demonstra uma imagem positiva de si;
(   ) A criança demonstra uma imagem negativa de si;
OBSERVAÇÕES: (caso exista algum problema quanto à imagem que a criança tem de si mesma, registre aqui).
(   ) É independente;
(   ) Realiza suas atividades com confiança;
(   ) Tem percepção de suas limitações;
(   )  Estabeleceu vínculos afetivos com os colegas e com os adultos da escola;
(   )  Desenvolveu atitudes de ajuda e colaboração;
(   ) Observa e explora o ambiente, a natureza com atitude de curiosidade;
(  ) Demonstra atitudes de interesse, respeito e participação pelas manifestações culturais apresentadas na escola;
(   ) Demonstra desejo de independência no que se refere às ações cotidianas;
(   ) A criança valoriza suas características físicas;
(   ) A família acompanhou o seu desenvolvimento escolar durante todo o ano letivo, com interesse e participação.


6. Com relação ao desenvolvimento e ampliação das capacidades de comunicação e de expressão:
(   )  Expressa-se com inteira autonomia;
(   ) Expressa-se com gradativa autonomia;
(  ) Tem ainda insegurança em expressar seus desejos, anseios e necessidades nas variadas situações do dia-a-dia;
(   )  Houve desenvolvimento no processo de interação com as pessoas;
(   ) Ainda há dificuldade na interação com as pessoas e amigos;
(   )  Conversa naturalmente, interagindo verbalmente;
(   )  Ouve atentamente histórias contadas e lidas pelo professor;
(   )  Manifesta interesse em manusear livros , revistas e materiais escritos diversos;
(   )  Utilizam gestos, expressões fisionômicas e palavras para comunicar-se com o outro;
(   )  Utiliza um repertório de palavras e expressões verbais para fazer perguntas e pedidos;
(   )  A criança se interessa e se envolve em situações que o professor realiza atos de escrita;
(   )  Participa de conversa, utilizando-se de diferentes recursos para o diálogo;
(   )  Gosta de manusear materiais escritos diversos;
(   )   Demonstra interesse em ler e ouvir leitura de histórias;
(   )   Interessa-se por realizar atividades de escrita;
(   )  Elabora perguntas e resposta;
(   )  Presta atenção para ouvir colocações do outro;
(   )   Incorporou novas expressões;
(   )   Busca oportunidade de leitura.


7. Com relação ao desenvolvimento e ampliação dos  conhecimentos sobre o meio social e natural:
(   )  Realiza tentativa para compreender as coisas e os acontecimentos à sua volta;
(  )  Demonstra interesse em aprender coisas novas sobre seu bairro, sua cidade, seu país, o mundo, a cultura e a natureza;
(   )  Reconhece partes do corpo e percebe características e funções;
(   )   Identifica os elementos que constituem sua família;
(   )   Demonstra interesse e respeito pelo meio ambiente;
(   )  Demonstra capacidade para perceber os diferentes modos de ser, viver e trabalhar das pessoas;
(   )   Descreve os elementos que compõe a paisagem local;
(   )  Demonstra ter incorporado hábitos de higiene e atitudes de prevenção de acidentes;
(   )  Gosta de observar os animais, as plantas, a chuva, o vento e a natureza em geral;
(   )  Demonstra interesse  pelas plantas e demais seres vivos e têm conhecimento de suas características.


8. OBSERVAÇÕES FINAIS:  (Aqui você fazer uma pequena explanação de como foi o desenvolvimento do aluno, ou deixar registrado algo mais importante, que não pode ser enquadrado nos itens acima).

_____________________, _____ DE____________DE ________

_________________________________
(ASSINATURA DA PROFESSORA)

12 comentários:

  1. Ótimo! O blog está de parabéns! Vou passar para minha coordenadora o modelo pois trabalho num CEIM.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! o Blog esta ótimo projetos maravilhosos

    ResponderExcluir
  3. gostei muito deste modelo, muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! O blog está maravilhoso e tanto o modelo de relatório de grupo e individual, me ajudaram muuuuuito, mesmo porque esta é minha primeira experiência com berçário.

    ResponderExcluir
  5. muito bom o modelo de relatório, estou começando na carreira e gostaria muito de ter esse modelo, seria possível enviar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laise! Preciso que vc informe o seu e-mail, para que eu possa te enviar o modelo de relatório!

      Excluir
  6. Boa tarde, adorei este modelo de relatório, gostaria muito de tê-lo, seria possível enviar-me?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda! Preciso que vc informe o seu e-mail, para que eu te envie o relatório!

      Excluir
  7. Olá boa tarde, gostaria de ter esse relatório como faço?
    obrigada
    carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla! Preciso que vc informe o seu e-mail, para que eu te faça o envio do arquivo!

      Excluir
  8. Boa noite, gostei muito desse modelo de relatório, sou professora do Maternal e gostaria muito de utilizá-lo, o que devo fazer?
    Desde já agradeço pela atenção.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia! Tudo bem? Para adquirir este relatório, vc deve informar o seu e-mail, para que te faça o envio dele, tá bom? Abraço!

      Excluir

Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
☆Todos os comentários são moderados.
☆Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
* Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
* O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!