Cantinho Educativo - Blog Oficial

ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

Por gentileza, não copie nada deste blog! Ninguém está autorizado a copiar ou reproduzir em outros blogs o que é postado aqui, sem prévia autorização! Antes de usar textos e trabalhos divulgados aqui em seu blog, fale comigo :)! Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a lei Lei 9610.
DMCA.com Protection Status

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

13 de julho de 2011

PROJETO CIDADANIA

PROJETO CIDADANIA – ESCOLA PROMOTORA DE BONS HÁBITOS E BOAS MANEIRAS

“O APRENDIZADO DE VALORES: BASE PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO.”


DURAÇÃO: DURANTE TODO O PRESENTE ANO LETIVO
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL.



JUSTIFICATIVA:
     Sentimos a necessidade de resgatar em  nossos alunos valores como: colaboração, convivência, atenção, honestidade, respeito, responsabilidade, preservação do meio ambiente e patrimônios públicos, contribuindo assim, para uma melhor qualidade de vida da nossa comunidade escolar, bem como de toda a cidade. Conscientizar toda a comunidade escolar da importância que tem a educação para a cidadania, priorizando o aprendizado de valores e boas maneiras, começando na base familiar e dando continuidade na vida escolar até a fase adulta, para juntos possamos construir um mundo mais justo e fraterno na transformação de uma sociedade em processo de reeducação.



OBJETIVOS:
  •  Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas;
  • Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajudá-los a ser uma pessoa agradável com os outros;
  •   Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento a tudo que a cerca;
  •  Fazer com que a criança assuma responsabilidades sem ter medo, fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto;
  •  Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito mútuo;
  • Levar a criança a perceber que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela;
  •  Levar a criança a compreender o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso;
  • Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades...;
  • Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos;
  • Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos;
  • Despertar na criança o gosto pela colaboração em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade
  • Incentivar a criança a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos, vizinhos;
  • Levar a criança a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de uma finalidade, isto é, por aquilo que as motiva;
  • Levar a criança a perceber a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo e com os outros;
  • Levar a criança a perceber que a mentira pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência;
  • Levar a criança a perceber que as boas maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos;
  • Levar a criança a trabalhar e brincar junto com os colegas, percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente;
  • Levar a criança a perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança;
  • Transformar a criança em um agente transmissor e multiplicador de valores, tanto com a família, quanto com os alunos;
  • Conscientizar as crianças quanto a limpeza de onde mora, escola e da comunidade: casa arejada e limpa;
  •  Despertar na criança atitudes simples de conservação dos ambientes públicos: não jogar papel na calçada; não derrubar latas de lixos de casas; não pichar muros; não quebrar vidros; não destruir os objetos da escola e nem mesmo ela; não rabiscar ou colocar os pés na parede; banheiros limpos e seu uso corretamente;
  • Conscientizar a criança para a educação no trânsito: cuidado ao atravessar a rua e a impaciência da espera dos transportes escolares em frente à escola, não sabendo esperar a sua vez na entrada dos ônibus escolares e a melhora no comportamento quando estão fazendo uso desses transportes;
  • Aprimorar valores e atitudes, capacitando os alunos na busca e uso competente de informações no seu cotidiano;
  • Desenvolver a habilidade de realizar pesquisa (levantamento de dados, delimitação do problema, levantamento de hipótese, das fontes de investigação, organização e tratamento dos dados levantados, apresentação do produto final);
  • Ampliar os conteúdos conceituais, bem como os de procedimentos e de atitudes;
  •  Elevar a auto-estima dos alunos, colaborando para que se torne um cidadão atuante;
  • Instrumentalizar o jovem para que esse possa atuar como um cidadão consciente no trânsito.
  • Subsidiar e ampliar os conhecimentos dos alunos relativos aos riscos mais presentes na realidade em que vivem, para permitir atitudes adequadas aos interesses e expectativas de cada um.



CONTEÚDO:
·   Atividades orais e escritas;
·   Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo;
·   Brincadeiras;
·   Músicas;
·   Pinturas, Dobraduras e Recortes;
·   Matérias recicláveis (sucatas);
·   Histórias com fantoches;
·   Massinha de modelar;
·   Painéis
·   Poemas;
·   Relato de experiências vividas;
·   Roda da conversa;
·   Dramatizações;
·   Pesquisas;
·   Elaboração de textos espontâneos;
·   Criação de histórias;
·   Textos de diversos gêneros referentes a valores, boas maneiras, cidadania, orientação no trânsito e preservação do meio ambiente;
·   Reciclagem;
·   Passeatas;
·   Vídeos;
·   Palestras;
·   Teatro;
·   Exposição de trabalhos;
·   Confecção de cartazes.




MATERIAS UTILIZADOS:
·   Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado);
·   Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira;
·   Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos);
·   Tesoura com ponta arredondada;
·   cola branca e colorida;
·   lápis de cor;
·   giz de cera;
·   giz de lousa;
·   régua;
·   gliter de diversas cores;
·   T.N.T.


AVALIAÇÃO:
     A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto.
     Neste sentido, espera-se que a criança se torne um agente transmissor e multiplicador dentro da sua família, vizinhança e com os demais amigos, assuma seu papel como agente cultural, um cidadão que sabe o seu papel na comunidade com engajamento individual e social na solução de problemas.
     A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade.

4 comentários:

  1. Seu blog é um arraso, parabéns pelo seu trabalho, continue assim sempre se dedicando a educação, e de pessoas como vc que o Brasil precisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Claudia pelo incentivo!
      Volte sempre que quiser!
      Abraço!

      Excluir
  2. Parabéns, por mais este trabalho belíssimo! Gostaria de tirar algumas idéias dele. Poderia me enviar? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leninha! Que bom que vc gostou do projeto! Vc precisa me informar o seu e-mail, para que eu te faça o envio do arquivo!

      Excluir

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:

* Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
* NÃO serão publicados comentários que possuam propaganda de blogs, links de sites e links de conteúdos copiados de outros sites, estes tipos de comentários serão considerados SPAM, e, portanto, serão excluídos;
* O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, mesmo que siga todas as regras acima ele não será publicado.
* Leia o tutorial, antes de postar o comentário, talvez a sua dúvida já tenha sido respondida.

Se você gostou do Blog deixe um comentário!!!!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!!!