ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

Por gentileza, não copie nada deste blog! Ninguém está autorizado a copiar ou reproduzir em outros blogs o que é postado aqui, sem prévia autorização! Antes de usar textos e trabalhos divulgados aqui em seu blog, fale comigo :)! Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a lei Lei 9610.
DMCA.com Protection Status

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

14 de julho de 2011

PROJETO ÁGUA

PROJETO ÁGUA


PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil e Fundamental.



OBJETIVOS GERAIS:

·         Desenvolver nos alunos postura participativa, com a conscientização dos problemas ambientais;

·  Desenvolver valores para exercício da cidadania, como agentes de gerenciamento do ambiente;

·     Adquirir visão integrada da realidade, contemplando a dinâmica local e planetária e desvendando causas e problemas ambientais;

·    Tornar o ensino voltado para o dia-a-dia, para preparar o cidadão do futuro;

·         Valorizar a água como fonte da vida;

·     Valorizar a vida em sua diversidade e também a preservação do meio ambiente;

·       Conhecer os processos de captação, distribuição e armazenamento de água e os modos domésticos de tratamento (fervura  e adição de cloro) para eliminar os microorganismos, sobretudo em locais onde não há abastecimento de água tratada;

·     Compreender a importância da coleta e do tratamento de água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde;

·    Reconhecer a importância da água para a vida e para a história dos povos, mostrando como a água é essencial para manter a vida e é determinante para a organização das sociedades.

·     Desenvolver nos alunos a responsabilidade pela conservação do meio ambiente, responsabilidade esta, que não é só dos ecologistas, mas de cada um de nós, cidadãos e educadores.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·      Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente;

·      Reconhecer a importância da água para a nossa vida;

·      Reconhecer a importância da água para  o nosso corpo;

·    Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente;

·   Perceber a diferença entre ambientes equilibrados, saudáveis, e locais poluídos ou degradados;

·     Levar os alunos a perceberem que constatar algum mal não é motivo de desânimo, mas de mobilização da escola e da comunidade para a sua solução;

·    Oferecer instrumentos para que os alunos possam tomar posição diante das questões ambientais;

·   Fazer os alunos perceberem que, com gestos simples, é possível fazer muito pelo meio ambiente e ainda economizar ( a necessidade de economizar água – adesão de atitude);

·  Notar a amplitude da presença de água na natureza e conhecer as mudanças de estado.



DESENVOLVIMENTO:

·         O domínio humano sobre a natureza;

·         Sociedade e meio ambiente;

·         Manejo e conservação;

·         Acúmulo de resíduos sólidos;

·         Como recolher e para onde enviar o lixo;

·         A importância da água na nossa vida;

·         Os estados físicos da água;

·         Importância da água no nosso corpo;

·         A água em suas diversas manifestações;

·         A economia de água – adesão de atitude;

·         Critérios de escolha de água para beber;

·         Principais formas de preservar, recuperar e reabilitar o meio ambiente.



ESTRATÉGIAS:

·         Poesias;

·         Confecção de livrinhos;

·         Desenhos sobre o tema abordado;

·         Cartazes;

·    Montar uma exposição na escola, com as atividades elaboradas pelos alunos;

·         Músicas;

·         Pesquisas;

·         Leitura informativa sobre o tema estudado;

·         Cruzadinhas;

·         Caça-palavras;

·         Dobraduras;

·         Quebra-cabeças;

·         Vídeos;

·         Experiências sobre as mudanças de estado físico da água;

·        Confecção de cartazes sobre o ciclo da água na natureza;

·  Estudo da água através da simples observação de fenômenos da natureza, como a chuva (evaporação da água e formação de nuvens);

·    Fazer um estudo sobre  a água da escola e da casa dos alunos, onde pesquisem de onde vem a água que consomem, como são tratadas e para onde vão quando descem pelo ralo.



AVALIAÇÃO:

        Será feita de forma contínua, mediante relatórios individuais e coletivos sobre o desempenho dos alunos em cada atividade. Neles, serão registrados o interesse, o cumprimento de tarefas, a participação no grupo e a assimilação dos conteúdos; e com a montagem de exposições dos trabalhos.

13 comentários:

saleteemnomedaamizade disse...

Nossa adorei a maneira como foi elaborado esse projeto. Muito bom de se trabalhar.

lucinete disse...

muito bom seu projeto parabens.

lia disse...

Parabéns pelo trabalho amei.

Meire Toledo disse...

Adorei o projeto!

TUCA MARTINS DA SILVA disse...

\0/ Olá Meire! Bem vinda ao Blog!
Que bom que gostou!!! :)

PAULO MARTINS DA SILVA Martins disse...

Gostei muito desse projeto e gostaria de trabalhar o mesmo com as minhas turmas de 6º ano. Espero a tua liberação. Claro, a fonte será divulgada.

TUCA MARTINS DA SILVA disse...

Olá Paulo! Bem vindo ao Blog! Ok, Paulo! Vc pode trabalhar o projeto na sua escola! Te desejo sucesso na realização do projeto!

Rosemari dos santos disse...

Olá !
Amei este projeto e espero sua autorização para que eu possa trabalhá-lo com meus alunos do 2º ano.

TUCA MARTINS DA SILVA disse...

Olá Rosemari! Que bom que gostou do projeto! Ok Rosemari! Vc pode trabalhá-lo com seus alunos! Espero que vc tenha sucesso na realização dele! Abraço para vc!

Vivian Andrade disse...

Olá ! Adorei seu projeto ! Espero sua autorização.

TUCA MARTINS DA SILVA disse...

Olá Vivian! Bem vinda ao blog! Que bom que gostou do projeto!
Ok! Vc pode trabalhá-lo com seus alunos!

Jucarlos Ribeiro Barbosa disse...

Parabéns por seu trabalho tão lindo e claro! Gostaria de sua autorização pra trabalhar na escola na qual trabalho. Um abraço.

TUCA MARTINS DA SILVA disse...

Olá Jucarlos! Bem vindo ao Blog!
Ok! Vc pode trabalhar este projeto em sua escola! Te desejo, desde já, sucesso!
Abraço! :)

Postar um comentário

Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
☆Todos os comentários são moderados.
☆Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
* Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
* O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!