Cantinho Educativo - Blog Oficial

ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

Por gentileza, não copie nada deste blog! Ninguém está autorizado a copiar ou reproduzir em outros blogs o que é postado aqui, sem prévia autorização! Antes de usar textos e trabalhos divulgados aqui em seu blog, fale comigo :)! Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a lei Lei 9610.
DMCA.com Protection Status

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

14 de julho de 2011

PROJETO ÁGUA

PROJETO ÁGUA


PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil e Fundamental.



OBJETIVOS GERAIS:

·         Desenvolver nos alunos postura participativa, com a conscientização dos problemas ambientais;

·  Desenvolver valores para exercício da cidadania, como agentes de gerenciamento do ambiente;

·     Adquirir visão integrada da realidade, contemplando a dinâmica local e planetária e desvendando causas e problemas ambientais;

·    Tornar o ensino voltado para o dia-a-dia, para preparar o cidadão do futuro;

·         Valorizar a água como fonte da vida;

·     Valorizar a vida em sua diversidade e também a preservação do meio ambiente;

·       Conhecer os processos de captação, distribuição e armazenamento de água e os modos domésticos de tratamento (fervura  e adição de cloro) para eliminar os microorganismos, sobretudo em locais onde não há abastecimento de água tratada;

·     Compreender a importância da coleta e do tratamento de água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde;

·    Reconhecer a importância da água para a vida e para a história dos povos, mostrando como a água é essencial para manter a vida e é determinante para a organização das sociedades.

·     Desenvolver nos alunos a responsabilidade pela conservação do meio ambiente, responsabilidade esta, que não é só dos ecologistas, mas de cada um de nós, cidadãos e educadores.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·      Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente;

·      Reconhecer a importância da água para a nossa vida;

·      Reconhecer a importância da água para  o nosso corpo;

·    Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente;

·   Perceber a diferença entre ambientes equilibrados, saudáveis, e locais poluídos ou degradados;

·     Levar os alunos a perceberem que constatar algum mal não é motivo de desânimo, mas de mobilização da escola e da comunidade para a sua solução;

·    Oferecer instrumentos para que os alunos possam tomar posição diante das questões ambientais;

·   Fazer os alunos perceberem que, com gestos simples, é possível fazer muito pelo meio ambiente e ainda economizar ( a necessidade de economizar água – adesão de atitude);

·  Notar a amplitude da presença de água na natureza e conhecer as mudanças de estado.



DESENVOLVIMENTO:

·         O domínio humano sobre a natureza;

·         Sociedade e meio ambiente;

·         Manejo e conservação;

·         Acúmulo de resíduos sólidos;

·         Como recolher e para onde enviar o lixo;

·         A importância da água na nossa vida;

·         Os estados físicos da água;

·         Importância da água no nosso corpo;

·         A água em suas diversas manifestações;

·         A economia de água – adesão de atitude;

·         Critérios de escolha de água para beber;

·         Principais formas de preservar, recuperar e reabilitar o meio ambiente.



ESTRATÉGIAS:

·         Poesias;

·         Confecção de livrinhos;

·         Desenhos sobre o tema abordado;

·         Cartazes;

·    Montar uma exposição na escola, com as atividades elaboradas pelos alunos;

·         Músicas;

·         Pesquisas;

·         Leitura informativa sobre o tema estudado;

·         Cruzadinhas;

·         Caça-palavras;

·         Dobraduras;

·         Quebra-cabeças;

·         Vídeos;

·         Experiências sobre as mudanças de estado físico da água;

·        Confecção de cartazes sobre o ciclo da água na natureza;

·  Estudo da água através da simples observação de fenômenos da natureza, como a chuva (evaporação da água e formação de nuvens);

·    Fazer um estudo sobre  a água da escola e da casa dos alunos, onde pesquisem de onde vem a água que consomem, como são tratadas e para onde vão quando descem pelo ralo.



AVALIAÇÃO:

        Será feita de forma contínua, mediante relatórios individuais e coletivos sobre o desempenho dos alunos em cada atividade. Neles, serão registrados o interesse, o cumprimento de tarefas, a participação no grupo e a assimilação dos conteúdos; e com a montagem de exposições dos trabalhos.

3 comentários:

  1. Nossa adorei a maneira como foi elaborado esse projeto. Muito bom de se trabalhar.

    ResponderExcluir

Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
* Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
* O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!