Cantinho Educativo - Blog Oficial

ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

14 de julho de 2011

PROJETO ÁGUA

PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil e Fundamental.

OBJETIVOS GERAIS:
Desenvolver nos alunos postura participativa, com a conscientização dos problemas ambientais;
Desenvolver valores para exercício da cidadania, como agentes de gerenciamento do ambiente;
Adquirir visão integrada da realidade, contemplando a dinâmica local e planetária e desvendando causas e problemas ambientais;
Tornar o ensino voltado para o dia-a-dia, para preparar o cidadão do futuro;
Valorizar a água como fonte da vida;
Valorizar a vida em sua diversidade e também a preservação do meio ambiente;
Conhecer os processos de captação, distribuição e armazenamento de água e os modos domésticos de tratamento (fervura  e adição de cloro) para eliminar os microorganismos, sobretudo em locais onde não há abastecimento de água tratada;
Compreender a importância da coleta e do tratamento de água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde;
Reconhecer a importância da água para a vida e para a história dos povos, mostrando como a água é essencial para manter a vida e é determinante para a organização das sociedades;
Desenvolver nos alunos a responsabilidade pela conservação do meio ambiente, responsabilidade esta, que não é só dos ecologistas, mas de cada um de nós, cidadãos e educadores.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente;
Reconhecer a importância da água para a nossa vida;
Reconhecer a importância da água para  o nosso corpo;
Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente;
Perceber a diferença entre ambientes equilibrados, saudáveis, e locais poluídos ou degradados;
Levar os alunos a perceberem que constatar algum mal não é motivo de desânimo, mas de mobilização da escola e da comunidade para a sua solução;
Oferecer instrumentos para que os alunos possam tomar posição diante das questões ambientais;
Fazer os alunos perceberem que, com gestos simples, é possível fazer muito pelo meio ambiente e ainda economizar (a necessidade de economizar água – adesão de atitude);
Notar a amplitude da presença de água na natureza e conhecer as mudanças de estado.

DESENVOLVIMENTO:
O domínio humano sobre a natureza;
Sociedade e meio ambiente;
Manejo e conservação;
Acúmulo de resíduos sólidos;
Como recolher e para onde enviar o lixo;
A importância da água na nossa vida;
Os estados físicos da água;
Importância da água no nosso corpo;
A água em suas diversas manifestações;
A economia de água – adesão de atitude;
Critérios de escolha de água para beber;
Principais formas de preservar, recuperar e reabilitar o meio ambiente.

ESTRATÉGIAS:
Poesias;
Confecção de livrinhos;
Desenhos sobre o tema abordado;
Cartazes;
Montar uma exposição na escola, com as atividades elaboradas pelos alunos;
Músicas;
Pesquisas;
Leitura informativa sobre o tema estudado;
Cruzadinhas;
Caça-palavras;
Dobraduras;
Quebra-cabeças;
Vídeos;
Experiências sobre as mudanças de estado físico da água;
Confecção de cartazes sobre o ciclo da água na natureza;
Estudo da água através da simples observação de fenômenos da natureza, como a chuva (evaporação da água e formação de nuvens);
Fazer um estudo sobre  a água da escola e da casa dos alunos, onde pesquisem de onde vem a água que consomem, como são tratadas e para onde vão quando descem pelo ralo.

AVALIAÇÃO:
Será feita de forma contínua, mediante relatórios individuais e coletivos sobre o desempenho dos alunos em cada atividade. Neles, serão registrados o interesse, o cumprimento de tarefas, a participação no grupo e a assimilação dos conteúdos; e com a montagem de exposições dos trabalhos.



25 comentários:

  1. Nossa adorei a maneira como foi elaborado esse projeto. Muito bom de se trabalhar.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. \0/ Olá Meire! Bem vinda ao Blog!
      Que bom que gostou!!! :)

      Excluir
  3. Gostei muito desse projeto e gostaria de trabalhar o mesmo com as minhas turmas de 6º ano. Espero a tua liberação. Claro, a fonte será divulgada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo! Bem vindo ao Blog! Ok, Paulo! Vc pode trabalhar o projeto na sua escola! Te desejo sucesso na realização do projeto!

      Excluir
  4. Olá !
    Amei este projeto e espero sua autorização para que eu possa trabalhá-lo com meus alunos do 2º ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosemari! Que bom que gostou do projeto! Ok Rosemari! Vc pode trabalhá-lo com seus alunos! Espero que vc tenha sucesso na realização dele! Abraço para vc!

      Excluir
  5. Olá ! Adorei seu projeto ! Espero sua autorização.

    ResponderExcluir
  6. Olá Vivian! Bem vinda ao blog! Que bom que gostou do projeto!
    Ok! Vc pode trabalhá-lo com seus alunos!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns por seu trabalho tão lindo e claro! Gostaria de sua autorização pra trabalhar na escola na qual trabalho. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jucarlos! Bem vindo ao Blog!
      Ok! Vc pode trabalhar este projeto em sua escola! Te desejo, desde já, sucesso!
      Abraço! :)

      Excluir
  8. Olá, Tuca! Achei seu projeto bem completo e gostaria de citá-lo em meu trabalho de Projetos e Prática, já que sou estudante de Pedagogia (claro que citarei a fonte!). Me ajudaria muito... Obrigada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Olá Andrea!!!! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo!!! Fico feliz que vc tenha gostado do projeto!!! Sim!!!! Vc pode citá-lo em seu trabalho!!!! fico aqui na torcida para que dê tudo certo com seu trabalho!!!! Um abração para vc!!! Volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do projeto queria utiliza- lo sem esquecer de citar a fonte! espero que autorize.

    ResponderExcluir
  11. Olá Jane! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Vc pode utilizá-lo na sua escola! Tomara que vc desenvolva um ótimo trabalho e volte aqui para contar os resultados! Abraço!!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu nome é Valdivan, gostei o projeto gostaria apitar para trabalhar na escola que atuo com coordenador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdivan! Bem vindo ao Blog Cantinho Educativo! Desculpa a demora da minha resposta, mas o tempo anda curto e cheio de trabalho! Que bom que gostou do projeto! Ok! Vc pode adaptá-lo! Sucesso! Abraço!

      Excluir
  13. Boa noite!Gostaria de sua autorização para trabalhar o projeto água com minha turma do 4° ano.Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lesley! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Desculpa a demora da minha resposta, mas o tempo anda curto e com muito trabalho! Que bom que gostou do projeto! Ok! Vc pode trabalhar com a sua turma do 4º ano este projeto! Sucesso! Abraço!

      Excluir
  14. Boa noite, Tuca!
    Estou desenvolvendo com a minha turma do 3º ano, uma proposta de trabalho relacionado aos cuidados e preservação com os recursos naturais. E escolhi dentre todos os recursos naturais relevantes, um recurso primordial em nossas vidas, a água. Por isso peço-lhe permissão, para poder apropriar-me e acrescentar no meu trabalho o seu criativo projeto.
    Obrigada!
    Cremilda de Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cremilda! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Ok! Vc pode trabalhar o projeto com sua turminha!!! Sucesso no seu trabalho!!! E volte aqui para contar o resultado!!! Um abraço!

      Excluir

Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
☆ Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
☆Todos os comentários são moderados.
☆Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
* Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
* O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!