COMO EDUCAR PEQUENOS LEITORES - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

30/10/2016

COMO EDUCAR PEQUENOS LEITORES

Texto de: Camila Moraes

créditos da imagem: Stocksnap

Todo educador sabe que a leitura na infância é algo vital no desenvolvimento de uma criança saudável e feliz. Mais do que uma grande ajuda na alfabetização dos pequenos e dos seus efeitos positivos na pedagogia infantil, a leitura traz outras vantagens: desperta a imaginação, auxilia na interpretação do mundo e dos seus desafios, estreita laços entre pais/educadores e as crianças.

Mas como se criam pequenos leitores? A resposta simples é: lendo muito! A resposta mais longa é seguindo essa lista com dicas e atividades para incentivar a leitura e a contação de histórias em casa. Que melhor altura do que começando já este sábado – pegando carona do Dia Mundial do Livro?

1. Escrevendo um livro
Assim de repente, a ideia pode assustar um pouco, mas a verdade é que ela se revelará bem divertida e pedagógica. Criar um livro implica escolher um enredo, planear a organização dos capítulos, escrever e desenhar as personagens. Dessa forma as crianças vão poder soltar a imaginação! Além de ser uma ótima atividade da caligrafia para treinarem a escrita enquanto se divertem.  

2. Inventando histórias em voz alta
Antes da alfabetização a ideia de criar uma história original também é possível. Como? Inventando histórias! Em casa ou na sala de aula, no carro a caminho para a escola, enquanto prepara o jantar – uma história inventada cabe em qualquer lugar e tempo disponível. Comece você “Era uma vez um príncipe verde...” e deixe os pequenos continuar a narração, com suas ideias. Se puder grave essas histórias – vai ser superdivertido escutá-las juntos depois.

3. Contando história antes de dormir
A história antes de adormecer é um momento bem especial de conexão entre pais e filhos e que deve ser assumida como um (delicioso) compromisso diário. Essa atividade abre a porta para o sonho e o sono tranquilo, mas também significa o momento do dia em que pais e filhos passam tempo juntos, criando espaço para a comunicação. Depois da alfabetização, eles podem até tomar as rédeas da contação, lendo as histórias para os pais.

4. Visitando a biblioteca
Tal como os museus despertam pequenos artistas ou críticos de arte, as bibliotecas são ótimos espaços para o instigar a paixão pela leitura nos mais pequenos. Deixe-os percorrer os corredores e dê-lhes a responsabilidade de escolherem um livro na seção infantil. Eles vão com certeza querer ler o livro que eles mesmos escolheram.   

SOBRE A AUTORA:

  “Ainda sem filhos - mas louca para ser mãe - sou tia de duas lindezas de 1 e 3 anos. Me formei em Letras, tenho planos de me especializar em literatura infantil e, desde a primeira gravidez da minha irmã, fui sugada pelo universo da maternidade. Leio sobre tudo, desde como dar banho em bebê até receita de papinhas, e não vejo a hora de chegar a minha vez de colocar isso tudo em prática! Espero poder compartilhar algumas coisas que aprendi, e principalmente aprender ainda mais com vocês por aqui.” – Camila Moraes


Nenhum comentário

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!