Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

ESPERO QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL,
TODO CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NESTE BLOG!

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PEDAGOGIA INCLUSIVA

Créditos da imagem:
George Hodan / Public Domain Pictures.
A inclusão, ainda hoje, é  um tema que envolve muitos debates  e destaca-se como um dos assuntos mais discutidos por profissionais e pesquisadores na área da Educação.

É inegável, a extrema importância que o assunto inclusão escolar ainda hoje representa e muito ainda precisa ser debatido, pois ainda são bastante tímidas e pouco valorizadas as iniciativas com relação à escola inclusiva e deixam muito a desejar com relação ao apoio especializado e pedagógico.

Embora as legislações que tratam especificamente do  ao assunto e as novas políticas educacionais preconizem  a inclusão do aluno com deficiência na rede regular de ensino, sabemos que, ainda hoje, poucos se beneficiaram dessa oportunidade.

A educação inclusiva não é tarefa fácil de se resolver na prática, pois envolve comprometimento e mudança de paradigma. No caso da formação do professor, existe a necessidade da mudança da sua forma de atuar em classe e uma ação reflexiva, buscando  novas possibilidades para ensinar e atuar nesta nova situação, explorando e experimentando novas e diversificadas maneiras de organizar, planejar e trabalhar a sua prática pedagógica.

O professor deve encarar seus alunos como sujeitos ativos no processo de aprendizagem e não reduzi-los à deficiência ou dificuldade de aprendizagem que apresentam. Ele deve saber agir de múltiplas e variadas maneiras diante das situações que lhes são apresentadas no cotidiano da sua prática, e isto envolve, criar ou utilizar outros meios de ensino; adotar um planejamento flexível;  rever métodos de avaliação, adaptações curriculares, organização dos conteúdos, formas de apresentação dos conteúdos, organização da sala de aula, tipos de atividades, etc.

Créditos da imagem:  
Stefan_Schranz / Pixabay
O que se nota hoje em dia, é que muitos professores não conseguem alcançar resultados positivos em suas práticas pedagógicas. Alguns ainda resistem às mudanças que a inclusão pede, outros embora tenham o comprometimento, a iniciativa e a motivação para tornar a inclusão uma realidade na escola e principalmente, dentro da sala de aula, mas ainda esbarram nas dificuldades de acesso aos materiais e recursos pedagógicos que são fundamentais para tornar eficiente a aprendizagem de todos os alunos em classe, outros  no entanto, têm acesso a estes recursos, mas não sabem utilizá-los de maneira adequada; sem mencionar que, também não possuem conhecimento suficiente para fazer um diagnóstico preciso do aluno no que se refere avaliação de sua competência curricular.

Para atuar no modelo inclusivo, o professor precisa estar preparado para atuar na diversidade, segundo os princípios da pedagogia inclusiva. E neste caso, a formação continuada é de fundamental importância. 

COMO ATENDER A DIVERSIDADE SEGUNDO O RCNEI  E  OS PCNs?
Elaborar um planejamento que atenda aos interesses e necessidades de todos os alunos;
Compreender o significado da inclusão educacional;
Reconhecer a importância da sua participação na construção de uma escola inclusiva;
Organizar o seu trabalho com a equipe escolar.
Exige-se do professor uma capacidade para reconstruir e negociar uma divisão de trabalho em equipe; e passa pela atualização constante de saberes e de suas competências.

PAPEL DO PROFESSOR:
Oferecer uma educação de qualidade para todos os alunos;
Articular diferentes conhecimentos e apoio para atuar com os alunos que apresentam nele;
Trabalhar com a diversidade.

FORMAÇÃO DO PROFESSOR:
Aprendizagem cooperativa e trabalho de equipe;
Criatividade e maneiras diversificadas de organizar as práticas pedagógicas;
Organização de planejamento flexível;
Adequação e aperfeiçoamento de aula em função das situações imprevistas;
Prática reflexiva do professor.

IMPORTANTE:
O professor deve se preocupar em trabalhar aquilo que lhe cabe: trabalhar  as dificuldades do aluno em aprender o currículo que foi estipulado para a sua classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
☆ Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
☆Todos os comentários são moderados.
☆Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
* Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
* O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...