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segunda-feira, 13 de junho de 2016

PORQUE REGISTRAR É PRECISO!

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Avaliar na educação infantil exige dos educadores muito comprometimento com a prática e grande sensibilidade, isto inclui  muita observação, reflexão e registros diários (HOFFMANN, 2015). De acordo com Jussara Hoffmann, não podemos considerar a avaliação como um ato classificatório, mas sobretudo, como uma ação que envolve acompanhamento, promoção e desenvolvimento.

Quando se elabora relatórios avaliativos e/ou descritivos,  deve-se ter em mente que estes registros não devem ser considerados  apenas como coleta de dados ou informações para futuras consultas. Eles servem para o professor registrar as observações feitas por ele, a respeito  dos avanços dos alunos e dificuldades encontradas no trabalho cotidiano da sala de aula. Podem fornecer informações muito importantes para conhecer os alunos e ajustar o conteúdo a ser ensinado com a realidade deles.

Lembrem-se sempre que memória é registro! Tudo que não é registrado, vai para o reino da lembrança. Não é possível nos basearmos somente na nossa memória,  pois ela muitas vezes é precária e pouco aprofundada, deixando passar informações importantes. Por isso é importante o registro!

Estes registros podem ser feitos através de portifólios dos alunos, cadernos ou livros de registros,  arquivos pessoais, etc.

Vale lembrar também que, a avaliação na Educação Infantil não deve ter o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino fundamental. O foco não é a retenção, mas sim, o registro e histórico dos avanços e dificuldades apresentada pela criança ao longo do ano, mediante a observação do acompanhamento do seu aprendizado e registro do seu desenvolvimento no decorrer do ano letivo.

Estes relatórios são uma ótima ferramenta para ele, professor, saber do que realmente o aluno necessita, tornando suas aulas mais atraentes e  produtivas, fazendo com que ele seja mais atuante nas intervenções pedagógicas, selecionando  com maior eficiência materiais didáticos e pedagógicos, que alcançarão melhores resultados no trabalho com a turma.

Através destes registros, o professor pode conhecer melhor os alunos e os professores dos anos seguintes ter um maior conhecimento das necessidades, dificuldades e avanços dos alunos que estão recebendo, permitindo um ajuste na metodologia, avaliação e conteúdos a serem trabalhados em sala de aula.

É sempre bom lembrar também que, a avaliação exige comprometimento e  um olhar reflexivo por parte do professor, elaborando registros significativos, que realmente possam ajudar no desenvolvimento das crianças, com pontuações claras e objetivas, que jamais dêem margem para a criação de rótulos.

Os relatórios devem ser INDIVIDUAIS. TODOS OS DADOS REGISTRADOS nestes relatórios,  são considerados CONFIDENCIAIS, os dados contidos neles destinam-se única e exclusivamente à intervenção pedagógica por parte da equipe escolar da escola.

Nestes relatórios deve-se considerar: 


O QUE CONSIDERAR
O QUE ABORDAR
Adaptação Escolar
Como se deu a adaptação escolar da criança, demonstra gostar da escola; é faltosa, demonstra resistência em ficar na escola.
Socialização
Demonstra ser uma criança alegre, prestativa e carinhosa, apresenta resistência em obedecer as regras estabelecidas para o desenvolvimento das atividades na sala de aula, há necessidade de intervenção do professor para a mesma aceitar; gosta de brincar sozinha ou em grupo, divide os brinquedos.
Relacionamento
Como se relaciona com  os colegas, professora e demais pessoas da escola.
Participação e Cooperação
Participação durante as atividades, trabalho em grupo, colaboração nas tarefas em classe, espera a  vez de participar; respeita a opinião dos outros; colabora com os colegas.
Identidade e Autonomia
É independente, busca apoio no professor quando necessário,  mostra uma atitude positiva diante das atividades propostas, participa com alegria das atividades, demonstra ser prestativo no auxílio dos colegas com dificuldade, demonstra iniciativa na solução de conflitos, coopera com os colegas, partilha os brinquedos, realiza sua atividades com confiança, demonstra desejo de independência no que se refere às ações cotidianas, identifica o local onde deve guardar o seu m material, come sozinho ou com auxílio, experimenta novos alimentos, abotoa e desabotoa suas roupas, sabe colocar meias, sapatos, tênis ou sandálias, organiza os brinquedos, ajuda a arrumá-los, ajuda a guardar os brinquedos nos lugares apropriados, ajuda a manter a sala organizada e arrumada, tem uma imagem positiva de si mesma, usa objetos transicionais.
Desenvolvimento Cognitivo
Aprendizagem - desenvolvimento e dificuldades apresentadas pela criança. Neste aspecto deve-se considerar os eixos: linguagem oral e escrita, matemática,  movimento, artes visuais, natureza e sociedade.


EXPRESSÕES QUE PODEM SER USADAS NOS RELATÓRIOS AVALIATIVOS E/OU DESCRITIVOS

  • Apresenta, demonstra,  mostra, domina, possui , exprime, necessita, precisa, revela, verbaliza, conhece, reconhece, consegue, possui progressiva, identifica;
  • Adquirir, comunicar, relatar, expressar;
  • Desenvolvimento, progressivo, progresso, melhora,  conhecimento, aprendizado;
  • Relacionamento,  socialização, prestativo, evolução,  aprimoramento, atitude;
  • Tem facilidade, demonstra gostar, demonstra ser, com relação, adaptou-se, tem compreensão, a maioria compreende, nota-se, coopera, aprecia, respeita, realiza;
  • Participa ativamente, atitude,  necessita intervenção, precisa de estímulo;
  • Adaptação, resistência, solicitações, busca apoio, dificuldades, avanço, evolução;
  • Demonstra dificuldade, colabora com o grupo, compartilha os brinquedos;
  • Utiliza regularmente,  assume uma postura observadora, manifesta suas preferências;
  • Mostra uma atitude, atenção durante a aula, com relação, aquisição do processo de Leitura e Escrita.

REFERÊNCIA  BIBILIOGRÁFICA:

HOFFMANN, Jussara. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre, Mediação, 20ª ed., 2015.

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