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quarta-feira, 29 de abril de 2015

PROJETO : RESGATANDO BRINCADEIRAS DE ONTEM E HOJE

Brincar com criança não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los, sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE



PÚBLICO ALVO: ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL.

DURAÇÃO: O PROJETO SERÁ DESENVOLVIDO DURANTE O RESPECTIVO ANO LETIVO.

JUSTIFICATIVA:
Brincar é uma atividade própria da criança. As brincadeiras refletem o modo de construir o mundo pelas crianças.
Através delas, as crianças podem interpretar, a seu modo, o mundo a sua volta, resolvendo conflitos internos, que elas pouco entendem. Brincando elas reproduzem e criam situações concretas, imitando o comportamento, as ações e/ou profissões (brincando de casinha, de mamãe e filhinha, de professora, motorista, etc) de adultos próximo a elas, buscando entender os seus comportamentos e atitudes.
Portanto, para as crianças brincar não é apenas um passatempo. Seus jogos simbólicos, ou de faz de conta, estão relacionados com um aspecto fundamental: a percepção de tudo que as rodeia e o seu conhecimento do mundo através das suas próprias emoções. Por meio das brincadeiras, cada criança cria uma série de questionamentos a respeito da vida e do mundo, as mesmas que mais tarde, quando já estiver adulta, voltará a descobrir e ordenar, fazendo uso do seu raciocínio.
A criança é um ser ativo e traz consigo algo que é inerente da própria infância, que é a necessidade de movimentar-se, de comunicar-se, seja através da linguagem, seja através das brincadeiras.
Desta forma, resgatar brincadeiras antigas e atuais e utilizá-las como ferramenta pedagógica no âmbito escolar, é de fundamental importância, é uma estratégia didática, que o professor não pode abrir mão. O brincar possibilita à criança o desenvolvimento cognitivo e social, além de propiciar a construção do conhecimento e do desenvolvimento psicoemocional. O tempo que a criança passa brincando, é um período que contribui  para o seu bem-estar e para suas experiências futuras. É uma oportunidade  para que ela aprenda sozinha e erre sem ter medo ou se constranger neste fato, e sinta confiança em tentar novamente, concomitantemente, é um momento em que elas podem desenvolver habilidades intelectuais,  cognitivas, emocionais importantes, como: a atenção, a imitação, a memória, criatividade, memorização e imaginação, entre outras. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, cooperação e companheirismo por meio da utilização, interação e experimentação de regras e papéis sociais diversos.
As brincadeiras possibilitam a exploração das próprias possibilidades e livre expressividade da criança, além da descoberta do mundo a sua volta em todos os aspectos; elas ainda favorecem um alívio, uma descontração para as  dificuldades emocionais, sentimentos confusos e conflitos internos, além de diminuir e até mesmo acabar com a agressividade, fortalecendo a autoestima e a segurança.
A realização deste projeto justifica-se pelo fato de que brincar, independentemente da cultura ou da década, traz benefícios que podem auxiliar no dia-a-dia do educador e da criança na escola, já que brincar é uma atividade fundamental para a vida, para a formação e o desenvolvimento do ser humano, em qualquer idade ou época.

OBJETIVOS GERAIS:
Resgatar  brincadeiras antigas e atuais que fazem parte da cultura brasileira;
Despertar e estimular o prazer pelo ato de brincar;
Despertar o interesse da escola pelo uso das brincadeiras como ferramenta pedagógica, a ser usada como forma de conhecimento e aprendizagem;
Criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Favorecer, estimular e ampliar o repertório de brincadeiras infantis;
Participar de variadas situações de comunicação e socialização;
Desenvolver a criatividade e o raciocínio;
Propiciar a participação em brincadeiras de regras e de grupos;
Despertar o interesse e a curiosidade pelas manifestações culturais e artísticas.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

Linguagem Oral e Escrita:
Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir, expressar-se e relatar suas vivências nas diversas situações do cotidiano;
Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades e brincadeiras possíveis, ampliando desta forma, seu vocabulário, utilizando as músicas e as brincadeiras que despertem a fantasia da criança;
Estimular o uso da linguagem oral para conversar e brincar;
Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Movimento:
Familiarizar-se com o próprio corpo;
Explorar as diversas possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, rolar, engatinhar, saltar, arrastar-se, etc, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
Natureza e Sociedade:
Estimular a participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
Estimular a participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro;
Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar;
Utilização com a ajuda do professor de diferentes fontes para buscar informações como pesquisas, entrevistas, etc;
Respeito às regras simples de convívio social.

Música:
Participar de variadas situações que integrem músicas, brincadeiras rítmicas e movimentos corporais;
Participar de variadas situações de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical;
Estimular a memorização de pequenas músicas, brincadeiras, gestos e rítmos;
Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
Artes:
Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artísticas;
Manipulação de materiais diversos e atividades que propiciem produções;
Produções artísticas;
Utilização de sucatas com exploração de objetos do ambiente cotidiano;
 Utilização de sucatas na execução e participação nas brincadeiras.
Matemática: 
Estabelecer aproximações de algumas noções de matemática presentes no dia-a-dia da criança, como contagem, relações espaciais, etc;
Utilizar a contagem oral, de noções de quantidade, de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nas quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Identidade e Autonomia:
Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com os demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses;
Brincar;
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites, sua unidade e as sensações e sons que ele produz;
Favorecer a progressiva independência e autonomia, realizando pequenas ações cotidianas, que estejam ao seu alcance;
Interesse pelas brincadeiras  e pela exploração de diferentes brinquedos que fazem parte do seu cotidiano;
Participação em brincadeiras de “esconder e achar”  objetos do cotidiano escolar e em brincadeiras de imitação e repetição;
Identificação das partes do corpo através de músicas, brincadeiras, quebra-cabeças, dramatização (tomando banho) e boneco articulado;
Identificação dos órgãos sensoriais através de músicas e brincadeiras.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
 Roda da conversa (Meus brinquedos preferidos! / Do que mais gosto de brincar?);
Cartaz com a lista dos brinquedos preferidos;
Cartaz com a lista das brincadeiras preferidas;
Votação para a escolha de algumas brincadeiras listadas para brincar;
Dramatizações;
Desenho das brincadeiras preferidas;
Desenho do brinquedo preferido;
 Pesquisa junto às famílias sobre as brincadeiras da infância;
Pesquisa em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras;
Elaboração de textos coletivos;
Murais com textos informativos;
Murais com fotos dos alunos brincando;
Murais de imagens de brincadeiras pesquisadas;
Cruzadinhas;
Caça palavras;
Dia do brinquedo;
Parque;
Confecção de brinquedos utilizando sucata;
Gincana;
Gincana com a participação dos pais com os filhos;
Oficina de confecção de brinquedos com a participação dos pais;
Confecção de livros com o registro das brincadeiras preferidas, juntamente com as suas regras.

MATERIAIS UTILIZADOS:
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado);
Palitos de churrasco; garfinhos e pazinhas de madeira;
Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos);
Tesoura com ponta arredondada;
Cola branca e colorida;
Cola quente;
Barbantes;
Lápis de cor;
Giz de cera;
Giz de lousa;
Régua;
Computador;
Material de sucata: papéis, plásticos e metais;
Cd:
Cd room;
Rádio;
Televisão;
Filmes;
Fotografias;
Blocão;
Pintura a dedo;
Massa de modelar;
Tinta guache;
Cadernos, etc.

AVALIAÇÃO:
Além das atitudes, comportamentos e habilidades trabalhadas na escola, devem ser consideradas, também, as formas de expressão e as habilidades que as crianças já possuem e trazem de uma experiência de vida fora da escola e que dentro da mesma, enriquecem muito o seu desenvolvimento, contribuindo de forma significativa para a sua autonomia e identidade.
Para tanto, a avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora, verificando o desempenho dos alunos, as etapas vivenciadas, as dificuldades encontradas, tomando com referência o processo por eles vividos nas diferentes e múltiplas situações.

PRODUTO FINAL:
Exposição para os pais dos desenhos, pinturas e brinquedos confeccionados.
Exposição de fotos.
Exposição dos brinquedos confeccionados pelos pais, juntamente com os alunos.
 Livro de brincadeiras, com suas respectivas regras.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Projeto sujeito à flexibilidade, portanto poderá ser mudado ou acrescentado, de acordo com as expectativas da classe.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular para a educação infantil: conhecimento de mundo. Brasília, DF, 1998.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Volume 6. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 3ª ed., 2001.
DOHME, Vânia. Jogando: o valor educacional dos jogos. São Paulo: Informal, 2003.
KAMII, Constance. Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de Piaget. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1994.
_________________________. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 5ª ed, 2001.
LOPES, Vanessa Gomes. Linguagem do corpo e movimento. Curitiba: FAEL, 2006.
MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sicoli; PASSOS, Norimar Christe. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
___________________________________________________________. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2005.
MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar prazer e aprendizado. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho, muito rico e bem estruturado!

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    1. Olá Renato! Bem vindo ao Blog Cantinho Educativo! Obrigada pelas palavras! Que bom que gostou! Abraço!

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